Brasil, um país refém do medo e da violência

Brasil, um país refém do medo e da violência

02/03/2017 às 17:05
Leia nesta página:

Brasil, um país refém do medo e da violência

Brasil, um país refém do medo e da violência

Por Carlos Eduardo Rios do Amaral

Toda e qualquer pessoa já se deu conta de que viver no Brasil é um ato de heroísmo. Estar vivo neste país, em última análise, pode sim ser considerado um milagre. Até mesmo conseguir terminar esse pequeno texto pode ser considerado uma dádiva.

No Brasil, a violência, o medo e a insegurança estão por toda a parte. Das periferias aos bairros mais requintados da elite ninguém está a salvo. Em todas essas comunidades não há moradores, existem sobreviventes.

Talvez o medo seja o elemento mais presente no modo de vida do brasileiro. O exercício de todos os atos da vida civil nesse país, do lazer ao trabalho, é condicionado e permeado pelo medo.

Até mesmos os programas de televisão também são embalados pelo medo. Coisas do tipo “hoje falaremos como não ser assaltado no semáforo”, “dicas para viajar e não ter a casa assaltada”, “dicas de como se deve entrar num veículo estacionado na rua”, “dicas para sair da faculdade e não ser estuprada”, entre outros temas intrinsicamente relacionados à insegurança e à violência dominam nossa grade de programação na tv aberta.

E nem de longe a coisa parece melhorar. Ao contrário, parece que o medo vai ser tornando um modo de vida definitivo e aceitável na vida do brasileiro, algo irremediável.

Diante da absoluta ineficiência do Poder Público em garantir a segurança da população, cada um se vira como pode. Há desde aqueles que não se atrevem a sair de casa por nada nesse mundo mergulhados em ansiolíticos, até aqueles que se armam até os dentes transformando suas casas em fortalezas medievais e seus veículos em batmóvel blindado. Tudo dependerá da capacidade financeira de arcar com os custos do medo que toma conta de cada um.

Mas a violência tem seu lado democrático, digo, macabro. Ela está aí perto de todos e contra todos, em todo lugar, é onipresente no território brasileiro. Ricaços e pobres, trabalhadores e preguiçosos, arrimos de família e andarilhos, todos os dias são ceifados pela tragédia da nossa violência cotidiana.

Enquanto isso, a corrupção generalizada na política brasileira contribui ainda mais para a ruína do país. Restando ao povo assistir enojado, envergonhado e desanimado o estado de guerra interna que devasta o Brasil.

__________________ 

Carlos Eduardo Rios do Amaral é Defensor Público no Estado do Espírito Santo

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Carlos Eduardo Rios do Amaral

Defensor Público dos Direitos da Criança e do Adolescente no Estado do Espírito Santo

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos