O papel do advogado no cumprimento da função social no Estado Democrático de Direito

Exibindo página 2 de 2
Leia nesta página:

[1] COLNAGO, RODRIGO. Ética Profissional da Advocacia - Volume 31 - 2ª Ed. 2010 - Coleção Estudos Direcionados. Saraiva, 2010.

[2] Mamede, Gladston. A advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil: Comentários ao Estatuto da Advocacia e da OAB (Lei no 8.906/94), ao regulamento geral da advocacia e ao Código de Ética e Disciplina da OAB, 5ª edição. Atlas, 2013.

[3] Se o ativismo judicial, em uma noção preliminar, reporta-se a uma disfunção no exercício da função jurisdicional, em detrimento, notadamente, da função legislativa, a mencionada diferença de grau permite compreender porque nos ordenamentos filiados ao common law é muito mais difícil do que nos sistemas da família romano-germânica a caracterização do que seria uma atuação ativista da magistratura, a ser repelida em termos dogmáticos, em contraposição a uma atuação mais ousada, porém ainda dentro dos limites do juridicamente permitido.RAMOS, ELIVAL. Ativismo Judicial, 1ªedição. Saraiva, 2010.

[4] Art. 2º O advogado é indispensável à administração da justiça. § 1º No seu ministério privado, o advogado presta serviço público e exerce função social. § 2º No processo judicial, o advogado contribui, na postulação de decisão favorável ao seu constituinte, ao convencimento do julgador, e seus atos constituem múnus público. § 3º No exercício da profissão, o advogado é inviolável por seus atos e manifestações, nos limites desta lei.

Art. 3º O exercício da atividade de advocacia no território brasileiro e a denominação de advogado são privativos dos inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), § 1º Exercem atividade de advocacia, sujeitando-se ao regime desta lei, além do regime próprio a que se subordinem, os integrantes da Advocacia-Geral da União, da Procuradoria da Fazenda Nacional, da Defensoria Pública e das Procuradorias e Consultorias Jurídicas dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e das respectivas entidades de administração indireta e fundacional. Equipe Atlas. Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil, (V. 14), 26ª edição. Atlas, 2013.

[5] A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça reconhece-o, como se verifica do Recurso em Mandado de Segurança 1.275/RJ, no qual o Min. Gomes de Barros afirmou que, “no Brasil, a advocacia é exercida por pessoas naquela situação a que se convencionou denominar ‘particulares em colaboração com o Estado’. Vale dizer: pessoas credenciadas pelo Estado que por conta própria, sem dependência ou subordinação, desempenham função ou serviço público. O advogado brasileiro é um liberal credenciado pelo Estado (a OAB é entidade estatal) para executar um serviço público”.

[6] Mamede, Gladston. A advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil: Comentários ao Estatuto da Advocacia e da OAB (Lei no 8.906/94), ao regulamento geral da advocacia e ao Código de Ética e Disciplina da OAB, 5ª edição. Atlas, 2013.

[7] Art. 2º. O advogado, indispensável à administração da Justiça, é defensor do estado democrático de direito, da cidadania, da moralidade pública, da Justiça e da paz social, subordinando a atividade do seu Ministério Privado à elevada função pública que exerce. Parágrafo único. São deveres do advogado: I - preservar, em sua conduta, a honra, a nobreza e a dignidade da profissão, zelando pelo seu caráter de essencialidade e indispensabilidade; II - atuar com destemor, independência, honestidade, decoro, veracidade, lealdade, dignidade e boa-fé; III - velar por sua reputação pessoal e profissional; IV - empenhar-se, permanentemente, em seu aperfeiçoamento pessoal e profissional; V - contribuir para o aprimoramento das instituições, do Direito e das leis. Equipe Atlas. Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil, (V. 14), 26ª edição. Atlas, 2013.

[8] WOLKMER, Antonio Carlos. História do Direito no Brasil, 7ª edição. Forense, 2013. 

[9] PALMA, RODRIGO. História do Direito, 4ª edição. Saraiva, 2010.

[10] Curso de Direito Constitucional, 8ª edição. Forense, 2014.

[11] A relevância constitucional dada aos advogados não deve ser analisada como um privilégio, colocando o exercício da advocacia em um patamar de superioridade em relação às demais funções essenciais à justiça. O que se pretende apenas é preservar o equilíbrio entre as funções ditas como essenciais à Justiça, estabelecendo uma isonomia substancial de tratamento. Curso de Direito Constitucional, 8ª edição. Forense, 2014.

[12] COMPARATO, Fábio. A Afirmação Histórica dos Direitos Humanos, 7ª edição. Saraiva, 2008.

REFERÊNCIAS

COLNAGO, Rodrigo. Ética Profissional da Advocacia - Volume 31 - 2ª Ed. 2010 - Coleção Estudos Direcionados. Saraiva, 2010.

COMPARATO, Fábio. A Afirmação Histórica dos Direitos Humanos, 7ª edição. Saraiva, 2008.

Curso de Direito Constitucional, 8ª edição. Forense, 2014.

Equipe Atlas. Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil, (V. 14), 26ª edição. Atlas, 2013.

MAMEDE, Gladston. A advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil: Comentários ao Estatuto da Advocacia e da OAB (Lei no 8.906/94), ao regulamento geral da advocacia e ao Código de Ética e Disciplina da OAB, 5ª edição. Atlas, 2013.

PALMA, RODRIGO. História do Direito, 4ª edição. Saraiva, 2010.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

PIASSARA, Maria. Direito e Filosofia : A Noção de Justiça na História da Filosofia. Atlas, 2007.

RAMOS, ELIVAL. Ativismo Judicial, 1ªedição. Saraiva, 2010.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Artigo elaborado para o prêmio Maurício Correa de Direitos Humanos, OAB/DF, ano de 2014.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos