A importância do inspetor penitenciário no desenvolvimento do Sistema Prisional Capixaba

Leia nesta página:

O trabalho de ressocialização é feito diariamente e depende de muitos fatores, tais como dar ao detendo suporte para reintegrar a sociedade, dar uma chance de mudar, de ter um futuro melhor, só que este precisa querer a mudança também e deve buscá-lo.

O sistema prisional capixaba já foi, por muito tempo, alvo de discussões e matérias na mídia em todo o país, onde em certas unidades prisionais, os presos ficavam em contêineres em condições insalubres, e a temperatura no verão chegava a mais de 40º. Esses contêineres eram conhecidos como “celas micro-ondas”. Mas essa realidade mudou e a situação hoje é outra! Sim, entendo que o Sistema Prisional Brasileiro, como um todo, está em crise, mas o estado do Espírito Santo evoluiu bastante ao longo destes anos e dispõe em suas Unidades Prisionais, algumas, no padrão das penitenciárias Norte Americanas. Cito por exemplo o Presídio de Segurança Máxima II (PSMA II), que tem sua estrutura reforçada, muros altos, alambrados e guaritas ao seu redor, sendo uma unidade modelo.

A maioria dos membros da sociedade capixaba tem o pensamento errado de que é só enviar o criminoso para a prisão e está tudo certo, esquecendo-se que um dia este retornará para o convívio dos mesmos, sendo um egresso do sistema prisional, só que não é bem assim! O que a sociedade muitas vezes não compreende é que o interno está preso, mas um dia irá sair, pois no Brasil não dispomos de prisão perpétua nem pena de morte, sendo a ressocialização um item fundamental e o inspetor penitenciário é o elo entre o detendo e a sociedade.

O trabalho de ressocialização do detendo é feito diariamente e depende de uma série de fatores, tais como dar suporte para reintegrá-lo a sociedade, dar ao detendo uma chance de mudar, de ter um futuro melhor independente daquilo que aconteceu no passado, só que o mesmo precisa querer esta mudança também e deve buscá-la. É um trabalho mútuo!

Quem acompanha os internos durante o período em que eles passam na prisão são estes inspetores, que são responsáveis diretamente pelo bom funcionamento do sistema, contribuindo de forma positiva para o desenvolvimento e reintegração social do interno. Concluímos, sem sombra de dúvidas, que o pilar do sistema prisional é o inspetor penitenciário!

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Adilson dos Reis Silva Júnior

Especialista em Segurança Pública pela Faculdade de Educação Caparaó.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos