A infidelidade virtual e suas consequências no Direito de Família

Leia nesta página:

É possível requerer indenização pelos danos morais nos casos de infidelidade virtual?

                  

 RESUMO: A proposta do presente artigo é discutir e analisar a influência da internet nos dias atuais sobre os relacionamentos virtuais, tendo como consequência a infidelidade virtual, onde o Direito de Família depara-se com essa nova questão, que vem provocando muitos debates, desde a sua influência na vida matrimonial até as hipóteses de inadimplemento dos suas obrigações e suas implicações para o mundo jurídico.

1. introdução

O enfoque da infidelidade virtual está direcionado com a vinda das redes sociais no seio familiar, é desenvolvida num contexto social, em que as pessoas usam a internet para se relacionarem com outras pessoas para perfazer a insatisfação da vida real.

Nesta situação, a violação aos deveres entre os cônjuges / companheiros/ conviventes deverá restar provado pela a vítima da “traição virtual”.

Por meio das apurações dos fatos e provas, chegar a um responsável o qual violou os preceitos fundamentais do Direito de Família, poderá ou não responder por eventuais danos, como moral e/ou material causado ao seu cônjuge /companheiro (a).

A infidelidade atinge a Constituição Federal, como o princípio da dignidade da pessoa humana e a inadmissibilidade de provas ilícitas.

Entretanto, considerando que essa modalidade de traição em nossa legislação possui poucos posicionamentos doutrinários e julgamentos, alguns doutrinadores começaram a dedicar-se sobre o tema.

Portanto, as lacunas e controvérsias no mundo jurídico, principalmente para caracterizar e responsabilizar alguém por essa violação ao seu parceiro são muitas, contudo, o aumento de casos reais proporcionado pela a infidelidade virtual fará brotar cada vez mais posicionamentos teóricos que complemente esse assunto.

2. o que é infidelidade virtual?

A infidelidade virtual é um instituto moderno, que traz ao ordenamento jurídico indagações e controvérsias quanto à sua aplicação, haja vista estar o Direito de Família em constante mudanças de costumes e de entendimentos sobre certos acontecimentos.

A infidelidade virtual tem como característica relacionamento virtual praticado por pessoa comprometida, seja pelo casamento ou pela união estável, o qual passa a experimentar diferentes experiências afetivas e/ou sexuais com pessoa estranha à relação conjugal ou relação estável.

O romance virtual é uma imitação quase perfeita do romance da vida real. O amante virtual como não tem rosto nem identidade, é virtualmente perfeito, pois depende da imaginação de cada um. Mas se o relacionamento pela internet traz menos riscos, a vida real é mais difícil de ser encarada. Quando surge o desinteresse pelo parceiro, na vida real, é difícil romper. Na internet, quando surge o desinteresse, é só deletar o parceiro.

3. POSICIONAMENTO DA DOUTRINA SOBRE A INFIDELIDADE VIRTUAL

MARIA HELENA DINIZ (2010), diz a respeito:

                                                          

“Os problemas do dia-a-dia podem deteriorar o relacionamento conjugal, passando, em certos casos, o espaço virtual a ser uma válvula de escape por possibilitar ao cônjuge insatisfeito a comunicação com outra pessoa, cuja figura idealizada não enfrenta o desgaste da convivência. Tal laço erótico-afetivo, platônico com pessoa sem rosto e identidade, visto que o internauta pode fraudar dados pessoais, por exemplo, usando apelidos e mostrar caracteres diferentes do seu real comportamento, pode ser mais forte do que o relacionamento real, violando a obrigação de respeito e consideração que se deve ter em relação ao consorte.

Para GUILHERME CALMON DA GAMA (2001, p. 194):

“A fidelidade envolve o dever entre os partícipes, sob aspectos físico e moral, no sentido de abster-se de manter relações sexuais com terceira pessoa, e mesmo de praticar condutas que indiquem esse propósito ainda que não consume a traição. Envolve, portanto, tanto a infidelidade material quanto a moral”.

As obrigações no casamento, disposto no art. 1.566 do Código Civil, apresentou no inciso I o dever de ambos os cônjuges a fidelidade recíproca, onde a violação do dever de respeito pode chegar a gerar condenação.

A Constituição Federal em seu artigo 226, §3º, compara a União Estável e o casamento em diversos aspectos, como o dever de fidelidade.

O descumprimento do dever de fidelidade ocorre através da conjunção carnal de um dos cônjuges ou companheiro com um terceiro ou de atos que demonstram a intenção de um comprometimento amoroso fora da sociedade conjugal, caracterizando a infidelidade virtual.

Nesse sentido, há o entendimento do Supremo Tribunal de Justiça:

“Viola o dever de fidelidade, não só o cônjuge que mantém relações sexuais com terceiro, mas também aquele que convive amorosamente com outra pessoa ou a ela se liga sentimentalmente (infidelidade moral)”. 

Deste modo, estes são motivos suficientes para requerer indenização por danos morais, onde cópias de mensagens gravadas e disponíveis em um computador que seja de uso comum da família tornam-se provas da existência da infidelidade virtual, não havendo o que falar em infração ao direito de sigilo ou invasão de privacidade.

Quando há, por exemplo, violação à correspondência, gravação de telefonemas e abertura de e-mails do cônjuge sem seu consentimento, os meios de provas serão inválidos, haja vista que, sob o aspecto da legislação brasileira, trata-se de prova ilícita.

Nesse contexto, o cônjuge ou companheiro traído poderá pleitear indenização por danos morais a fim de obter a reparação e compensação de tal dano causado pela infidelidade de seu parceiro, fato este sustentado por doutrinadores que defendem a possibilidade de sanção resultante do comportamento infiel, conforme menciona a ilustre jurista Regina Beatriz Tavares da Silva Papa dos Santos (1999, p. 184):

“A prática de ato ilícito pelo cônjuge que descumpre dever conjugal e acarreta dano ao consorte, ensejando a dissolução culposa da sociedade conjugal, gera a responsabilidade civil e impõe a reparação dos prejuízos, com o caráter ressarcitório ou compensatório, consoante o dano seja de ordem material ou moral”

                                      

Assim, a lesão no tocante ao direito de família ataca a intimidade, os sentimentos afetivos e a organização na entidade familiar, devendo se observar a configuração do dano, que exige, entre outros, o nexo causal e a culpa resultante de dolo, correspondendo nestes casos, à violação do dever de fidelidade recíproca.

Deste modo, além de restar identificado a capacidade de reparar o dano com a necessidade da vítima, deve-se levar em consideração os aspectos citados anteriormente, a fim de que, uma vez comprovados, reduzem a dor e o sofrimento a que se submeteu o cônjuge traído, conforme menciona CAVALIERI FILHO (2009, p.70):

“Só deve ser reputado como dano moral a dor, vexame, sofrimento ou humilhação que, fugindo à normalidade, interfira intensamente no comportamento psicológico do indivíduo, causando-lhe aflições, angústia e desequilíbrio em seu bem-estar. Mero dissabor, aborrecimento, mágoa, irritação ou sensibilidade exacerbada estão fora da órbita do dano moral, porquanto, além de fazerem parte da normalidade do nosso dia-a-dia, no trabalho, no trânsito, entre amigos e até no ambiente familiar, tais situações não são intensas e duradouras a ponto de romper o equilíbrio psicológico do indivíduo. Se assim não se entender, acabaremos por banalizar o dano moral, ensejando ações judiciais em busca de indenizações pelos mais triviais aborrecimentos. ”

Há certa discussão acerca do tema e a doutrina, nem jurisprudência ainda se posicionaram majoritariamente. Defendem os contrários à existência do dano moral, em caso de infidelidade, quer ela virtual ou real, que para a cessação da união basta que se acabe o que efetivamente fez o casal se unir: o amor; sem necessidade da interferência do Estado, numa decisão que é exclusivamente pessoal, sem culpados ou responsáveis, já que como se trata de uma relação interpessoal cada qual a seu modo, contribuiu para o exaurimento do elo amoroso.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

A não identificação de um culpado na separação esbarra na seara da psicologia, já que as consequências emocionais ao cônjuge traído podem ser superiores as suas limitações físicas e sociais.

Neste sentido é que defendemos que, o dano moral deve ser aplicado da forma mais ampla possível, nas questões que envolvem o direito de família, inclusive visualizando o aspecto processual, já que a reparação dos danos morais não precisa necessariamente estar cumulado na ação de divórcio ou dissolução, mas a qualquer momento, desde que respeitada a prescrição; o direito pode ser exercido por aquele cônjuge que foi vítima da conduta desrespeitosa do outro.

Portanto, resta clarividente que a infidelidade virtual desvendada caracteriza o rompimento do dever de fidelidade, tendo como consequência a infringência à dignidade da pessoa humana, fundamento este, trazido pela Constituição Federal, em seu artigo 1º, inciso III.

5. CASO REAL DE INFIDELIDADE VIRTUAL E JURISPRUDÊNCIA

 “TJDF DIREITO CIVIL – AÇÃO DE INDENIZAÇÃO – DANO MORAL – DESCUMPRIMENTO DOS DEVERES CONJUGAIS – INFIDELIDADE – SEXO VIRTUAL (INTERNET) – COMENTÁRIOS DIFAMATÓRIOS – OFENSA À HONRA SUBJETIVA DO CONJUGE TRAÍDO – DEVER DE INDENIZAR – EXEGESE DOS ARTS. 186 E  1566 DO código civil de 2002 – PEDIDO JULGADO PRECEDENTE.

[...] Se a traição, por si só, já causa abalo psicológico ao cônjuge traído, tenho que a honra subjetiva da autora foi muito mais agredida, em saber que seu marido, além de traí-la, não a respeitava, fazendo comentários difamatórios quanto à sua vida íntima, perante sua amante, afirma a sentença. As provas foram colhidas pela própria esposa enganada, que descobriu os e-mails arquivados no computador da família. Ela entrou na Justiça com pedido de reparação por danos morais, alegando ofensa à sua honra subjetiva e violação de seu direito à privacidade. Acrescenta que precisou passar por tratamento psicológico, pois acreditava que o marido havia abandonado a família devido a uma crise existencial. Diz que jamais desconfiou da traição, só comprovada depois que ele deixou o lar conjugal. Em sua defesa, o ex-marido alegou invasão de privacidade e pediu a desconsideração dos e-mails como prova da infidelidade. Afirma que não difamou a ex-esposa e que ela mesma denegria sua imagem ao mostrar as correspondências às outras pessoas. Ao analisar a questão, o magistrado desconsiderou a alegação de quebra de sigilo. Para ele, não houve invasão de privacidade porque os e-mails estavam gravados no computador de uso da família e a ex-esposa tinha acesso à senha do acusado. Simples arquivos não estão resguardados pelo sigilo conferido às correspondências, conclui. (Proc. Nº 2005.01.1.118170-3 TJ-DFT TJDF, Sentença proferida pelo Juiz Jansen Fialho de Almeida)

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

A infidelidade virtual insulta diretamente os deveres de fidelidade, lealdade e respeito entre os cônjuges, significando a destruição da relação. No entanto, a infidelidade deixou de ter consequências, como por exemplo, a limitação ao recebimento de alimentos.

Nesse sentido, a principal consequência que restou foi a possibilidade de requerer indenização pelos danos morais, prevista na Constituição Federal, levando-se em consideração as consequências restantes da conduta infiel.

Diversos são os entendimentos doutrinários, onde muitos defendem a possibilidade de ser a internet causadora do fim dos relacionamentos, constituindo violação ao dever de fidelidade. Outros, salienta que a traição por si só causa abalo ao cônjuge traído, além de ofender a dignidade.

De acordo com a classificação doutrinária já exposta, pode-se concluir que o rompimento da relação proporciona mais que abalo sentimental, havendo a necessidade de grande repercussão nos atributos da personalidade. Assim, surge a ideia de que a infidelidade não gera, via de regra, causa de indenizar, configurando o dano moral apenas quando se tratar de grave humilhação e exposição do outro cônjuge.

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Adultério virtual/Infidelidade virtual, disponível em HTTP://www.ibdfam.com.br/. Disponível em <http://www.conjur.com.br/2008-mai-24/justica_aceita_troca_mensagens_prova_traicao>

CÓDIGO CIVIL Comentado: doutrina e jurisprudência: lei n. 10.406, de 10.01.2002: contém o código civil de 1916/ coordenador Cezar Peluso, 2 ed. ver. e atual. Barueri: São Paulo, Manole, 2008.

DINIZ, Maria Helena. Curso de direito civil brasileiro: direito de família. São Paulo: Saraiva, 2005.

GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro, 6 ed. ver; atual., São Paulo: Saraiva, 2014

ZANONI, Gabriela. O rompimento dos deveres conjugais como forma ensejadora de danos morais. Disponível em< http://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=3157>. Extraído em 15 de mar. 2017

Assuntos relacionados
Sobre os autores
Adriano Teixeira de Oliveira

Estudante do 6º Semestre de Direito, Turma A

Hellen Cristina da Silva Souza

Estudante do 5º Semestre de Direito, Turma A

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos