Decretação de Estado de Defesa

20/05/2017 às 19:15
Leia nesta página:

O que é necessário para o presidente decretar Estado de Defesa? Onde está estabelecido na Constituição Federal e para qual finalidade poderá decretar? Quais conselhos deve-se ouvir?

O artigo constitucional que prevê o Estado de Defesa é claro e dá todos os poderes ao presidente da República para decretar o Estado de Defesa, depois de ouvir o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional como descrito. Este último é composto pelo vice-presidente, por chefes militares e pelos chefes das casas legislativas nacionais.

O objetivo é restabelecimento da ordem pública e da paz social, ameaçados por “grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza”. O decreto do Estado de Defesa precisa ter o tempo delimitado – pois restringe direitos a reunião, ao sigilo de correspondência e ao sigilo de comunicação telefônica. Mesmo decretado pelo presidente da República, o Estado de Defesa prevê que o Congresso precisa ser convocado e votar no prazo máximo de 10 dias.

Para mim a decretação de Estado de Defesa, deve se dar em último caso, como a aplicação do Direito Penal, porque o presidente não pode ameaça a decretar para simplesmente restringir direitos da população para desviar os olhos de investigações.

O Estado de Defesa visa a preservação da ordem pública ameaçadas por grave ou iminente instabilidade institucional ou calamidade como ressalvado. O que está acontecendo são investigações e revelando com isso os esquemas e políticos envolvidos, não cabendo o Estado de Defesa para fugir destas, entretanto quem cometeu os ilícitos devem pagar por eles e repudiamos todos aqueles atos que tendem a fugir da ampla investigação pelas autoridades competentes e o Poder Judiciário.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Matheus Pedrosa

Procure ser justo para se fazer justiça, já que a injustiça é uma das formas de acabar com a paz entre as pessoas.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos