Resumo do filme “O Mercador de Veneza”

20/05/2017 às 22:04
Leia nesta página:

Uma breve síntese do filme e sua relação com o Direito das Obrigações.

O filme “O Mercador de Veneza” se passa na cidade de Veneza, Itália e narra a história de Antônio que realizou um empréstimo com Shylock, que acostumava cobrar juros. No contrato celebrado entre eles, ficou pactuado que Shylock reduziria os juros que ele era acostumado a cobrar e a sanção estabelecida seria poder arrancar uma libra de carne do próprio devedor caso houvesse o inadimplemento, o que não o preocupava, todavia possuía bens para cumprir a obrigação.

O empréstimo realizado por Antônio seria para seu amigo Passâmio, para que ele pudesse se casar. Antônio perde seus bens, o que faz o credor exigir a sanção pactuada.

Podemos observar que neste caso houve autonomia por ambos os contratantes, ninguém foi obrigado a realizar este contrato. Com o negócio jurídico realizado ambas as partes têm que cumprir a obrigação, já que possui força de lei entre os sujeitos como diz o Princípio da Obrigatoriedade.

O juiz do caso foi a favor do credor, em um primeiro momento, porém, depois favoreceu o devedor, portanto levou em consideração a sanção realizada no contrato e que não foi bem aceita pelo tribunal.

O filme trata de uma obrigação realizada por um sujeito ativo e passivo, cujo o devedor não possuía mais bens para pagar o seu credor, logo foi exigido o cumprimento da sanção, o que não foi realizada pois o tribunal decidiu o Skylock não poderia tirar uma gota de sangue do seu devedor para cumprir o seu acordo e se descumprisse pagaria com sua vida. Shylock não aceitou muito bem essa decisão judicial e para não ser morto ficou acertado que ele deveria passar seus bens para o Estado e a Antônio, todavia este recusou e propôs a Shylock que ele deveria converter-se ao cristianismo, já que ele era judeu.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Matheus Pedrosa

Procure ser justo para se fazer justiça, já que a injustiça é uma das formas de acabar com a paz entre as pessoas.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos