Responsabilidade civil, segundo o autor Nelson Rosenvald

20/05/2017 às 23:13
Leia nesta página:

Breve síntese do assunto que trata da responsabilidade civil extracontratual no Direito Brasileiro.

A pena civil extracontratual busca reprender atos ilícitos que vai contra o direito com grave ameaça e se consuma quando aquele que teve seu direito violado ingressa com a demanda para repará-lo, sendo a desvinculação do consumidor da relação contratual com o autor do dano que lhe deu causa. 

O sistema jurídico busca tutelar as vítimas que sofreram algum dano, afirmando a responsabilidade individual ao autor dos danos e deverá ser comprovado este comportamento que vai contra as normas legais, encontrando desfavorecimento a quem os praticou.

A obrigação de indenizar, segundo o autor, não é por si só perniciosa, à medida em que a escolha do empresário pela intensificação dos danos conduz a efeitos negativos: o aumento no valor dos contratos de seguros, a impossibilidade de irresponsavelmente repassar os custos dos danos aos produtos em face de perda de competitividade perante a concorrência, sem se olvidar da publicidade negativa a que está sujeito o empresário pela divulgação da distribuição de produtos defeituosos.

A responsabilidade civil é um mecanismo de transparência de ações negativas, são os efeitos negativos da atividade econômica. Quando não há regulamentação, os custos ficam a cargo das vítimas e benefícios para aquele que deu origem ao dano.

Para o autor, no “comportamento eficiente”, o agente assume a sua responsabilidade sobre custos sociais de sua atividade e ressalva que não se deve legislar somente em regras de restituição de danos, todavia, deve-se também elaborar àquelas sobre quem irá sofrer os custos dos danos causados.

A “law and economics”, afirma que a função de prevenir vai ser realizada pelos instrumentos de seguro com relevância a distribuição dos lucros e custos em observância da atividade econômica, e, contudo, sacrifica a segurança de prevenção de acidentes que têm os consumidores. Isso ocorre porque o nível de segurança de convivência econômica não é incentivado pelo seguro e permite que empresas lucrem nesta diferenciação entre efetuar o seguro e o que acabaria ao ter que reduzir a atividade.

O sistema jurídico em regra procura garantir a seguridade social tutelando as vítimas de danos e preservando a responsabilidade do autor dos danos onde há a comprovação do comportamento ilícito. Com isso se tem a responsabilidade civil e deverá reparar o dano quem o praticou.

Nelson Rosenvald em comunhão com o princípio nulla poena sine previa lege, admite que o legislador deve elaborar leis esclarecendo que esta possui função de punir, não tem referência ao prejuízo advindo da ilicitude, porém pune a conduta e intensão da ofensa e deve haver tipificação do ilícito e indicação de parâmetros de quantificação, assegurando objetivos de legalidade e certeza compatíveis.

A indenização civil poderá ser uma pena, desde que aja tipificação pré-estabelecida em lei, “caso contrário estar-se-ia violando o princípio basilar da legalidade (nulla poena sine lege)”.

Já aconteceu tentativa de introduzir ferramenta parecida com a sanção punitiva no Código Civil. O autor apoia a crítica elaborada por Martins Costa e Pargendler ao Projeto Fiúza, onde procurava introduzir o § 2° ao artigo 944 do Código Civil, e assim iria constar que: “A reparação do dano moral deve constituir-se em compensação ao lesado e adequado desestímulo ao lesante.” Há divergência e doutrinadores alegam que esta proposição é equivocada onde deixa a aplicação da penalidade exclusivamente ao julgador e não deixa ser possível punir conforme provas das condutas reprováveis, ferindo os princípios da legalidade e proporcionalidade.

A ideia de legalidade da pena civil permite os tipos ter mais caráter repreensivo que aqueles que prevê sanções penais, assim é permitido aplicar analogia efetivando sanções punitivas civis em hipóteses de ações dolosas ou culposas.

A lei deve autorizar o juiz, na condenação de comportamentos ilegais, a fixar penas civis separadas ou em conjunto com as verbas reparatórias. Deve haver permissão, onde depois de definir condutas, o pagamento da pena civil possa prevenir estas condutas advinda destes ofensores.

O Código Civil nunca pode esquecer garantias do processo a favor dos réus, instaurando a capacidade idônea dos julgamentos, respeitando assim os princípios da legalidade e proporcionalidade das penas que são adotados pelo direito brasileiro.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Matheus Pedrosa

Procure ser justo para se fazer justiça, já que a injustiça é uma das formas de acabar com a paz entre as pessoas.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos