Operação Lava Jato e a Repercussão Política

22/05/2017 às 15:52
Leia nesta página:

A operação lava jato é tida como a maior investigação realizada no Brasil até os dias atuais. Essa investigação foi o ápice da corrupção envolvendo um grande número de políticos do Brasil.

Para entendermos melhor sobre o tema, irei iniciar definindo como deu-se a origem do nome "lava jato" sobre o quê aborda essa investigação. 

A operação lava jato é tida como a maior investigação realizada no Brasil até os dias atuais. Essa investigação foi o ápice da corrupção envolvendo um grande número de políticos do Brasil, gerando uma quantia em dinheiro com mais de bilhões de reais, sendo incluso até uma grande quantia em dólares. O nome foi gerado devido aos lava a jatos de automóveis e de postos de combustíveis sendo utilizados para desvios e lavagens de dinheiro. 

Sendo envolvidos nesses recursos ilícitos os políticos de diversos e grandes partidos e de notáveis cargos nomeados na esfera política juntamente com as maiores empreiteiras do país. Mas, o que chama mais atenção nesse processo é devido à quantidade de políticos envolvidos nessa corrupção sendo contado com mais de 50 políticos investigados, onde gerou e ainda está gerando bastante polêmica que envolve até ex-presidentes do Brasil, que é o cargo mais importante existente do país, investigações pesadas sob à luz desses recursos serem usados com financiamento de campanhas. 

O que é mais impactante é saber até onde vai o interesse e a ganância dos políticos brasileiros para ganhar um determinado cargo político e para lucrar em um designado cargo no Brasil. Paramos para pensar é que maior parte das pessoas que tem interesse em ser inserida num cargo politico é para levar algum e qualquer tipo de vantagem, seja ele econômico, partidário, etc.. São raros os casos hoje em dia em que vemos políticos fazendo parte da administração cumprindo com o seu dever de beneficiar o povo, o que já é nosso por direitos e deveres prescritos em nossas normas legais. 

Cabe à justiça investigar a fundo, punir e prender todos os que estejam envolvidos nessa corrupção, e principalmente à nós, o povo, cobrar dos nossos políticos, pois foram eles que nós mesmos escolhemos para nos representar na tribuna e que tomam diversas decisões por nós. 

Corrupção essa que começa por nós mesmos cidadãos brasileiros que nos vendemos a um candidato político na eleição por tão pouco, como um telhado, ou até mesmo por 50 reais, mas nessa hora não paramos para pensar, analisar e refletir que não estamos ganhando dinheiro ou ofertas de um candidato e sim perdendo 4 ou 8 anos de um mandato político, que na hora em que formos cobrar o que é nosso por direito irão nos dar as costas como sempre fazem.  

Seja operação lava jato ou qualquer outro tipo de investigação que venha a suceder, a mudança para a política do nosso país começa por mim, começa por você.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Anne Gracyelle da Silva Sousa

Bacharela em Direito e Pós-Graduanda em Direito do Trabalho e Previdenciário

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos