O uso da tecnologia da informação no novo Código de Processo Civil

Leia nesta página:

Discussões e panorama atual acerca das novas tecnologias frente aos processos civis.

SUMÁRIO: 1 Introdução; 2 Algumas Deficiências do Antigo Código; 2.1 Pontos que precisam de ajuste; 2.2 As razões pelas quais precisam ser ajustados; 3 Propostas de Modernização no Novo Código; 3.1 Introdução; 3.2 Características Gerais; 4 Modernização X Custos; 4.1Introdução; 4.2 Efeitos; 4.3Uso do papel nos processos; 5 Considerações Finais

RESUMO:A elaboração de um novo código de processo civil se faz necessário não apenas para o acompanhamento das mudanças sociais que ocorreram durante os quarenta e um anos de vigência do antigo, mas, também, para desfrutar da evolução dos meios pelos quais se conduzem esse instrumento de acesso à justiça. Entretanto, o projeto do novo código deixa descoberto algumas questões que poderiam ser mais bem trabalhadas e aproveitadas pela tecnologia, e que poderiam ajuda-lo a cumprir com seu principal objetivo de existência que é promover acesso à justiça e dar celeridade àqueles que já a acessaram. Este trabalho propõe uma apresentação de algumas destas questões, que a nosso entendimento foram pouco aproveitadas, como é o caso do paradigma do papel, ou seja, a existência, importância e o uso do papel numa sociedade que, gradativamente, vem deixando seu uso, seja por uma consciência ecológica, seja pelo aproveitamento do espaço, segurança e agilidade que os meios tecnológicos proporcionam atualmente.


1 INTRODUÇÃO

A discussão sobre o Novo Código de Processo Civil vai para além das normas que regem os atos das partes na busca pela jurisdição e o acesso à justiça e, embora o projeto de lei aponte para o futuro, percebe-se a resistência de alguns problemas do antigo código.

Não é possível pensar a sociedade sem o uso da tecnologia, seja para as relações sociais, seja para as profissionais. Os segmentos da sociedade que cedo lidaram com esse avanço tecnológico desempenharam mais eficientemente o seu papel e avançaram em resultado e agilidade no desenvolvimento das suas funções.

Falar de Novo Código de Processo Civil e ignorar o avanço tecnológico que pode ajudar a justiça a desempenhar melhor a sua função e responder eficientemente aos princípios que norteiam o processo como Princípio da Celeridade Processual, Princípio da Duração Razoável do Processo, Princípio do Devido Processo Legal, Ciência dos Atos Processuais entre outros, é desfazer o discurso da necessidade de reforma do antigo código.

O Projeto do Novo Código de Processo Civil retrocede quando não enfrenta o paradigma do papel de forma adequada, deixando a cargo da evolução paulatina nos diversos segmentos da justiça a decisão sobre modernizar ou não seus tribunais. Não decidir explicitamente pelo uso da tecnologia é permitir que fique a critério dos operadores usá-la, e como a tecnologia evolui mais rapidamente que o ser humano, alguns operadores ainda resistem a ela e consequentemente atrasam a evolução do processo civil.

Entretanto, optar pelo uso integral da tecnologia sem permitir que os interessados se adaptem a ela, também se configuraria em um retrocesso e não contribuiria para a principal função do processo civil que é instrumentalizar o acesso à justiça. Mas, não discutir essa transformação nos tempos de mudança que assinala o novo código é pior que optar por qualquer das alternativas anteriores. Cabe-nos visualizar onde, no processo civil, esse embate acontece e suas consequências na prática.


2 ALGUMAS DEFICIÊNCIAS DO ANTIGO CÓDIGO

2.1 Pontos que precisam de ajuste

Ao se discutir a criação de um novo código, inevitavelmente denota-se a insatisfação, mesmo que pontual, do antigo; dentre elas podemos perceber que a preocupação dos legisladores perpassa pelo tempo que se leva para conceder ao jurisdicionado a tutela do estado na resolução do seu conflito e a efetiva resposta a essa solicitação, e os instrumentos que possibilitem decisões mais adequadas por parte dos julgadores, reduzindo algumas complexidades desnecessárias.

Dentre essas preocupações podemos citar a razoável duração do processo, que é uma preocupação do legislador, reafirmada desde a emenda constitucional nº 45/2004, que alterou o inciso LXXVIII do artigo 5º da CR/88, que afirma que “a todos, no âmbito judicial e administrativo, são assegurados a razoável duração do processo e os meios que garantem a celeridade de sua tramitação”. Outra inquietação do legislador demonstrada na alteração acima citada é para com os meios de acesso à justiça, justificada pela tecnologia empregada em todos os setores da sociedade e que facilitam a vida desta, e que devem também contribuir para a jurisdição. 

2.2 As razões pelas quais precisam ser ajustados

É evidente, então, que os legisladores buscam a celeridade processual que, como princípio basilar dessa matéria, não vem tendo uma resposta satisfatória. Como diz Antônio do Passo Cabral (?. p. 101):

"A rapidez da mudança no direito material e o dinamismo da vida contemporânea não tardaram a apresentar um novo problema ao Estado: a sociedade passou a exigir urgência na resposta estatal, o que evidentemente viria a transbordar no processo, pois muitos dos seus mecanismos para a solução de controvérsias ainda possuem formato milenar, em descompasso com as necessidades de provimentos céleres e respostas imediatas."

Conforme o mesmo autor a demora da solução do litígio impões a todos os litigantes um prejuízo, onde as partes perdem simultaneamente em razão do prolongamento injustificado da lide. “trata-se de um dano que não decorre da derrota em relação à pretensão deduzida, mas um “dano marginal”, na feliz expressão que foi popularizada na doutrina italiana por Enrico Finzi” (ano? p. 102). Prossegue o autor revelando que este dano seria resultado de deficiências na tramitação dos processos.

Podemos perceber que, entre outras coisas, o legislador quer efetivar princípios que proporcionam ao jurisdicionado rapidez na solução dos conflitos, não apenas pelos dispositivos modificados, mas pelos meios a que esses dispositivos transitarão, além de conceder maior segurança nesse trânsito.


3 PROPOSTAS DE MODERNIZAÇÃO NO NOVO CÓDIGO

3.1 Introdução

As propostas de modernização do novo código são reflexo de ondas de modernidade que estão acontecendo ao longo do tempo. Primeiro com a Lei 9.800, de 1999, que autorizou a transmissão de peças processuais por fax ou similar.  Em seguida a Emenda Constitucional 45, de 2004, que promoveu alteração em vinte e cinco artigos da Constituição e acrescentou quatro novos, abrindo, dessa forma, espaço para a modernização do Judiciário. Depois vieram outras alterações legais:

A Lei 11.280/2006, parágrafo único do artigo 154 do Código de Processo Civil, autorizou os Tribunais a "disciplinar a prática e a comunicação oficial dos seus atos processuais por meios eletrônicos,..."; a Lei 11.341, de 2006, parágrafo único do artigo 541 do CPC, passou a aceitar a mídia eletrônica ou a internet como repositório de jurisprudência para comprovar divergência em recursos extraordinários e especiais; a Lei 11.382, de 2006, artigo 655-A do CPC, autorizou o juiz a requisitar "à autoridade supervisora do sistema bancário, preferencialmente por meio eletrônico, informações sobre existência de ativos em nome do executado...".

Depois veio a Lei 11.419, 2006, modificando o CPC, para autorizar a tramitação do processo sem o uso do papel e promovendo verdadeira revolução no sistema judiciário brasileiro. Essa lei contribui para evitar as petições longas, acaba com os arquivos, facilita a consulta de informações e democratiza o acesso à Justiça. Preocupou-se até mesmo com eventuais dificuldades dos advogados e dos jurisdicionados, quando condicionou a adoção compulsória do sistema à disponibilização gratuita de "equipamentos de digitalização e de acesso à rede mundial de computadores à disposição dos interessados..."[1]

Entretanto, apesar de todo esse empenho por parte dos legisladores em editar dispositivos que empurram o judiciário para o futuro tecnológico, o uso desses recursos disponíveis não são usados na proporção que favoreça aos princípios da celeridade processual. Isto por pelo menos dois motivos, embora existam outros: o primeiro é em consequência da resistência dos operadores do direito em todas as suas camadas e o segundo são os custos, que trataremos nos tópicos seguintes. Em relação à resistência disse Fábio Ulhoa (2007. p.?):

Em 1929, a Câmara Criminal do Tribunal da Relação de Minas Gerais anulou uma sentença judicial porque não tinha sido escrita pelo juiz de próprio punho. A decisão havia sido datilografada! O tribunal considerou, naquela oportunidade, que o uso da máquina de escrever era incompatível com um dos valores basilares do processo penal, o do sigilo das decisões antes da publicação.

No fim da década de 1980, várias sentenças foram anuladas porque os juízes haviam usado o microcomputador. Os tribunais receavam que o novo equipamento, na medida em que permitia a reprodução de sentenças “em série”, pudesse prejudicar a devida atenção do magistrado para as particularidades de cada caso.

3.2 Características Gerais

Apesar da aparente resistência, o novo CPC não deixa de abordar este tema, pelo contrário, veremos a seguir algumas colocações que o legislador intenta fazer uso das tecnologias de comunicação, processamento e armazenamento e transmissão de dados e internet.

A proposta do art. 236, que trata das disposições gerais a respeito da prática dos atos processuais contém, no § 3º, disposição no sentido de que atos processuais poderão ser realizados por videoconferência "ou por outro recurso tecnológico de transmissão de sons e imagens em tempo real".[2]

Isto significa dizer que atos que antes levariam semanas ou meses para se cumprirem com esse sistema não passarão de dias, pois as idas e vindas das cartas precatórias que viabilizam a oitiva de testemunhas não serão mais necessárias, podendo o magistrado arguir e ouvir a testemunha mesmo residindo em comarca diferente.

 O projeto do novo CPC, no § 1º do art. 460 prevê esse dispositivo: "A oitiva de testemunha que residir em comarca, seção ou subseção judiciária diversa daquela onde tramita o processo poderá ser realizada por meio de videoconferência ou outro recurso tecnológico de transmissão de sons e imagens tem tempo real, o que poderá ocorrer, inclusive, durante a audiência de instrução e julgamento".

O mesmo método poderá ser utilizado para a tomada de depoimento pessoal da parte, nos termos do que prevê o § 3º do art. 392 do projeto.[3]


4 MODERNIZAÇÃO X CUSTOS

4.1 Introdução

Apesar de algumas alterações no atual CPC já apontarem para o uso da tecnologia, por exemplo, a Lei 11.280/2006, parágrafo único do artigo 154 do Código de Processo Civil, que autorizou os Tribunais a "Os tribunais, no âmbito da respectiva jurisdição, poderão disciplinar a prática e a comunicação oficial dos atos processuais por meios eletrônicos, atendidos os requisitos de autenticidade, integridade, validade jurídica e interoperabilidade da Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP - Brasil." e a Lei 11.341, de 2006, parágrafo único do artigo 541 do CPC, “Quando o recurso fundar-se em dissídio jurisprudencial, o recorrente fará a prova da divergência mediante certidão, cópia autenticada ou pela citação do repositório de jurisprudência, oficial ou credenciado, inclusive em mídia eletrônica, em que tiver sido publicada a decisão divergente, ou ainda pela reprodução de julgado disponível na Internet, com indicação da respectiva fonte, mencionando, em qualquer caso, as circunstâncias que identifiquem ou assemelhem os casos confrontados.”  Aceitando a mídia eletrônica ou a internet como repositório de jurisprudência para comprovar divergência em recursos extraordinários e especiais.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Porém, o uso não tem sido maior por falta de equipamentos e infraestrutura nos tribunais e a dificuldade de acesso dos jurisdicionados residentes no interior do país e a falta de recursos desses mesmos tribunais para equipá-los ou capacitar os servidores para operar os sistemas que dão suporte a essa facilidade. Existe ainda a escassez de uma rede eficiente e com capacidade de transmissão de dados que permita, além de efetivar a transmissão dos dados de uma comarca para outra, a segurança de sua disponibilidade a qualquer tempo de necessidade.

4.2 Efeitos

Embora com previsão no projeto do novo CPC, o uso dessas tecnologias não foi bem abordado, pois o legislador prevê seu uso, mas não enfrenta todos os problemas que poderão ocorrer. Seus benefícios são indiscutíveis, como a extinção do chamado tempo morto do processo, quando os autos ficam aguardando a prática de determinados atos físicos, como a autuação da petição inicial ou a juntada de documentos, tornando a prestação jurisdicional mais célere e eficiente, mas não contempla os custos ou recursos necessários para a implantação de um sistema de processamento de dados em cada comarca, deixando a cargo de cada uma se equipar, desconsiderando a realidade econômica variada nas diversas cidades da federação onde dispõe a prestação jurisdicional.

4.3 Uso do papel nos processos

Por fim, veio a Lei 11.419, 2006, modificando o CPC, para autorizar a tramitação do processo sem o uso do papel e promovendo verdadeira revolução no sistema judiciário brasileiro. Essa lei contribui para evitar as petições longas, acaba com os arquivos, facilita a consulta de informações e democratiza o acesso à Justiça. Entretanto, o projeto não aborda de frente o paradigma do papel, pois menciona o uso do processo eletrônico, mas não deixa de abordar situações em que o projeto permanece com a visão de autos em papel, a exemplo disso cita Roque et al. (2013, p. 80):

a) A previsão apenas de agravo de instrumento, ou seja, com a necessidade de extração de cópias e formação do instrumento a ser distribuído no tribunal (art.1030);

b) Competir ao escrivão a “guarda dos autos” que em regra devem “permanecer em cartório” (art. 152, IV e V) e ser dever dos patronos” restituir os autos” (art. 234);

c) Ser possível às partes requerer “recibo de petições, arrazoados, papéis e documentos que entregarem em cartório” (art. 201), bem como ser vedado lançar “cotas marginais ou interlineares, as quais o juiz mandará riscar” (art. 202);

d) Menção a “autos apartados” ou “em apenso” (arts. 69, II, 545, 638, 657, § 1º, 700, 717, 930, § 1º, entre outros); e

e) Ausência de previsão de sustentação oral por videoconferência (art. 950), ainda que haja menção, genérica, a ato processual por tal meio, como já exposto (art. 236, §3º).

Percebe-se que o novo CPC aponta para o futuro com um pé no passado, tímido e receoso de abandonar velhas práticas em nome da segurança jurídica, sem contemplar que o futuro tecnológico também fornece ferramentas mais que comprovadamente seguras. O uso do papel é um forte exemplo disso, pois enquanto se busca celeridade, eficiência, modernidade e abrangência da prestação jurisdicional, seu uso se confronta ao oposto de tudo isso.


4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Percebe-se, com isso, que em vista da realidade econômica, social e cultural do país, o trâmite do processo predominantemente por meio eletrônico está longe de acontecer, pois o mesmo projeto que intenciona modernizar o processo e o acesso à justiça, não abre mão do uso de meios ultrapassados para se locomover. Os usuários deste código também resistem ao seu uso pelo meio tecnológico, não fazendo o investimento necessário para a modernização dessa ferramenta, isto aos que podem fazê-lo, pois a maior parte da jurisdição não poderá, a curto ou médio prazo, equipar suas comarcas com todo o aparato que necessitam para seu funcionamento, especialmente o fator humano.

Existem ainda os fatores externos, que se não impedem, atrapalham o aprimoramento do novo CPC com a tecnologia, como uma rede de transmissão segura, rápida e abrangente suficiente para contemplar todas as comarcas existentes.

Finalmente perceberemos que o novo CPC nasce ultrapassado com respeito ao uso do papel e outros mecanismos que insistem em permanecer, e também lúdico, pela falta de estrutura que suporte toda sua demanda por tecnologia.


REFERÊNCIAS

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Organização do texto: Juarez de Oliveira. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 1990. 168 p. (Série Legislação Brasileira)

BUENO, Cassio Scarpinella. Projetos do novo código de processo civil – comparados e anotados. São Paulo: Saraiva 2014.

COELHO, Fábio Ulhoa.  Resistência Crônica. Judiciário Brasileiro Ainda Reluta a Avanços Tecnológicos. Consultor Jurídico. Setembro de 2007. Disponível em:

http://www.conjur.com.br/2007-set-08/judiciario_ainda_reluta_avancos_tecnologicos

FREIRE, Alexandre et. all. (Org.).  Novas tendências do Processo Civil.  Estudos sobre o Projeto do Novo Código de Processo Civil. Salvador: JusPodivm, 2013.

FUX, Luís et all. (Coord.). O novo processo civil brasileiro. Direito em Expectativa (reflexões acerca do Projeto do novo Código de Processo Civil). Rio de Janeiro: Forense, 2011.

LEI No 5.869, DE 11 DE JANEIRO DE 1973. Código de Processo Civil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L5869.htm

WAMBIER, Luiz Rodrigues A tecnologia, essa possível aliada da efetividade do Processo Civil. Disponível em: http://www.migalhas.com.br/dePeso/16,MI186022,61044-A+tecnologia+essa+possivel+aliada+da+efetividade+do+Processo+Civil


Notas

[1] Novo Cpc Também Precisa Se Adaptar Às Tecnologias. Antonio Pessoa Cardoso. 2012.

[2] A tecnologia, essa possível aliada da efetividade do Processo Civil. Luiz Rodrigues Wambier. p.?.

[3] Idem.

Assuntos relacionados
Sobre os autores
Shieldes Melo Frazão

Acadêmico do 10º Período de Direito.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos