Adoção: um ato de maturidade

25/05/2017 às 15:36
Leia nesta página:

No decorrer deste artigo serão feitas abordagens a evolução histórica da adoção, de forma ampla, buscando demonstrar a importância e responsabilidade que essa pratica compreende.

RESUMO

A adoção é uma modalidade de filiação artificial, carregando o vínculo de integração familiar. Ela pode ocorrer de várias formas, sendo efetiva, amparada na lei ou com ambas. No decorrer deste artigo serão feitas abordagens sobre a evolução histórica da adoção, de forma ampla, buscando demonstrar a importância e responsabilidade que essa prática compreende. Tenciona da mesma forma, esclarecer o funcionamento legal da adoção no Brasil, com suas normas vigentes e listas de espera.

Palavras-Chave: Adoção. Evolução histórica. Normas.


1 INTRODUÇÃO

A convivência familiar sempre foi considerada importante desde os povos antigos, o acolhimento e a solidariedade contida neste contexto compõe o que chamamos de adoção. Sendo esta uma modalidade de filiação artificial, carregando o vínculo de integração familiar, com o intuito de imitar a filiação biológica. A adoção pode vir a ser de caráter efetivo ou devidamente regida pelos termos da lei, contudo, é de extrema importância a junção dos dois, quando o afeto e adoção legal se entrelaçam o sucesso do ato de adoção é certo e promissor.

Alguns motivos pelos quais as adoções são rejeitadas pela maioria das pessoas é o estranhamento em um novo membro na família, o qual na maioria das vezes, não foi sabido de onde vem, sendo uma relação totalmente nova com um estranho que chegara para o convívio familiar. Outro ponto é a falta de informação sobre a adoção, não sabendo por qual caminho iniciar uma adoção e assim esse ato fica totalmente indiferente, parecendo ser dificultoso demais e logo se torna algo incogitável.

Estamos em um momento com grande cedência de apoio a adoção, principalmente na mídia, certamente encoraja quem tem receio de o fazer, para tanto, motivação não é suficiente. É preciso conhecer as etapas da adoção, ter uma preparação adequada, estabilidade financeira e emocional são os pontos extremamente importantes. Planejamento é fundamental, a adoção não pode e não deve ser um ato incerto. Os acolhidos, sendo eles na maioria das vezes crianças e adolescentes, tem grande predisposição a sensação de rejeição, muitos deles vítimas de preconceitos, tanto em razão de sua condição de acolhido, como pelas suas características físicas.

2 CONCEITO

Adoção é um ato de acolhimento, pode ser entendida como o ato de aceitar de forma voluntária e legal, uma criança que por algum motivo foi rejeitada ou abandonada pelos pais biológicos, formando com ela laços sócio afetivos. Em termos jurídicos, a adoção concebida como ato solene pelo qual alguém assume como filho pessoa que geralmente é estranha, Diniz dispõe:

A adoção é, portanto, um vínculo de parentesco civil, em linha reta estabelecendo entre o adotante, ou adotantes, e o adotado um liame legal de paternidade e filiação civil. Tal posição de filho será definitiva ou irrevogável, culo com os pais de sangue, salvo os impedimentos para o casamento, criando verdadeiros laços de parentesco entre o adotado e a família do adotante. (Diniz, 2015. Pg. 577)

3 CONTEXTO HISTÓRICO ADOÇÃO

Ao longo da história, a adoção vem passando por constantes transformações conforme as inovações trazidas pela sociedade, tendo necessidade de ser adaptada para a atualidade. A prática da adoção é conhecida em documentos antigos, desenhos rupestres e principalmente em códigos. Um dos primeiros códigos a descrever sobre, foi o código de Hamurábi, aspirando grande expressão na antiguidade, os códigos de Urnamu e de Eshnunna também foram conhecidos pelos dispositivos acerca da adoção.

Na República Federativa no Brasil a adoção teve início em 1916, com o Código Civil e privilegiava o ato para casais que por algum motivo não poderiam ter filhos. Os dispostos nos artigos 368 a 378 do Código Civil de 1916, tratavam de adoção simples se dando sem interferência judicial, através de escritura pública. Pouco era regulamentado sobre o acolhido, sabido que o mesmo permanecia com o seu nome originário, mantendo laços com sua família biológica.

Com a chegada da Constituição de 1988, a adoção passou a ser um ato mais complexo, no sentido de exigir sentença judicial, expressamente prevista no artigo 47 do Estatuto da Criança e do Adolescente combinado com o artigo 1.619 do Código Civil de 2002, com redação dada pela lei n. 12.010, de 03/08/2009. A adoção não mais estampa o caráter de simples contrato, o qual passava imagem de aquisição de coisa. Hoje esse intuito é resguardado pela nossa lei maior (CF/88), considerada um ato de ordem pública, garantindo diversos direitos aos acolhidos.


 

4 ADOÇÃO E A LEI

A adoção é resguardada pela Constituição Federal de 1988, mas temos leis específicas para o ato que dispõe de um rol repleto de requisitos necessários para realizar o instituto, garantindo seriedade e segurança para os adotados. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), disporá sobre a adoção de adolescentes até os dezoito anos de idade e a partir de tal idade será regida pelo Código Civil de 2002. Todos respeitando a chamada Lei Nacional de Adoção nº 12.010, de agosto de 2009, que dispõe exclusivamente sobre a adoção.

5 REQUISITOS ADOTANTE:

Segundo o caput do art. 42 do ECA, podem adotar todos os maiores de dezoito anos, independentemente do estado civil. Em seguida temos os seus seis parágrafos que dispõe:

§ 1º Não podem adotar os ascendentes e os irmãos do adotando.

§ 2oPara adoção conjunta, é indispensável que os adotantes sejam casados civilmente ou mantenham união estável, comprovada a estabilidade da família.

§ 3º O adotante há de ser, pelo menos, dezesseis anos mais velho do que o adotando.

§ 4o Os divorciados, os judicialmente separados e os ex-companheiros podem adotar conjuntamente, contanto que acordem sobre a guarda e o regime de visitas e desde que o estágio de convivência tenha sido iniciado na constância do período de convivência e que seja comprovada a existência de vínculos de afinidade e afetividade com aquele não detentor da guarda, que justifiquem a excepcionalidade da concessão.

§ 5o Nos casos do § 4o deste artigo, desde que demonstrado efetivo benefício ao adotando, será assegurada a guarda compartilhada, conforme previsto no art. 1.584 da Lei no 10.406, de 10 de janeiro de 2002 - Código Civil.

§ 6o A adoção poderá ser deferida ao adotante que, após inequívoca manifestação de vontade, vier a falecer no curso do procedimento, antes de prolatada a sentença.

Esse artigo trouxe enorme facilidade para o instituto, como relembra Granato (2013):

“Quebrando assim as limitações antigas, como era antes de só poder adotar sem filho legítimo, ter a idade de cinquenta anos, logo depois, mudou-se para trinta anos a idade do adotante mais os cinco anos de matrimônio, agora não há restrições gritantes quando a esse ponto, poderá adotar uma pessoa independente de seu estado civil e que seja maior de idade, tendo suas plenas habilidades civis e sendo dezesseis anos mais velho que o adotando, então reduzida de dezoito para dezesseis, promovendo assim, maior realidade em parecer mãe e filho, ou pai e filho e não causar desconforto de idades entre o adotando e adotante para não dificultar na hora de educar e na correção para impor moral. (GRANATO, 2013, p.79 e 80)”

6 PROCEDIMENTOS

Após a certeza de adoção, é necessário que se tenha o primeiro procedimento legal, a chamada petição inicial, feita por advogado ou defensor público, seguindo o que dispõe o artigo 197-A do ECA:

Art. 197-A. Os postulantes à adoção, domiciliados no Brasil, apresentarão petição inicial na qual conste:

I - qualificação completa;

II - dados familiares;

III - cópias autenticadas de certidão de nascimento ou casamento, ou declaração relativa ao período de união estável;

IV - cópias da cédula de identidade e inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas;

V - comprovante de renda e domicílio;

VI - atestados de sanidade física e mental;

VII - certidão de antecedentes criminais;

VIII - certidão negativa de distribuição cível.

Existe um cadastro de adoção, como dispõe o artigo 50 do ECA, será obrigado a fazer um cadastro para se ter acesso ao registro de crianças disponíveis para adotar. O Cadastro Nacional de Adoção (CNA) foi lançado em 2008, é uma ferramenta digital e online que auxilia os na condução dos procedimentos dos processos de adoção em todo o país.

O segundo procedimento no processo consiste em Curso e Avaliação, conforme o site oficial do CNJ: o curso de preparação psicossocial e jurídica para adoção é obrigatório. O tempo de curso varia de um estado para o outro. Após comprovada a participação no curso, o candidato é submetido à avaliação psicossocial com entrevistas e visita domiciliar feitas pela equipe técnica inter profissional. E em algumas comarcas avaliam a situação socioeconômica e psicoemocional dos futuros pais adotivos apenas com as entrevistas e visitas. O resultado dessa avaliação será encaminhado ao Ministério Público e ao juiz da Vara de Infância.

É também nesta etapa de avaliação, entrevistas e conversas que o adotante terá plena certeza da adoção, é a etapa que maior caracteriza o preconceito entre os envolvidos.

Após passar pelas entrevistas técnicas, será automaticamente inserido na fila de adoção do estado em que se inscreveu, assim que houver uma criança com o perfil compatível ao indicado, o pretendente será contatado e o histórico de vida da criança é apresentado, se o interesse persistir, serão apresentados. A criança também será entrevistada após o encontro e dirá se quer ou não continuar com o processo, como menciona GRANATO:

Ouvir o menor é um procedimento importante, pois como já tem o discernimento para saber do que gosta ou não, ouvir sua opinião sobre o novo lar destituído e uma forma de começar um bom entendimento para saber se haverá ou não uma boa convivência com os novos pais, salvo se o juiz decidir que ele deve ficar com aquela família, sua opinião nesse caso, não terá caráter decisivo e sim a do juiz, mesmo que o menor não queria em seu depoimento. (GRANATO, 2013, p.74)

Existirá convivência sempre com monitoramento da equipe técnica, os encontros ocorrem no abrigo onde o acolhido mora, posteriormente pequenos passeios também serão permitidos, para que os laços fraternos comecem a existir. Se o relacionamento correr bem, a criança é liberada e o pretendente ajuizará a ação de adoção. Confirma o art. 46 do ECA:

Art. 46 A adoção será precedida de estágio de convivência com a criança ou adolescente, pelo prazo que a autoridade judiciária fixar, observadas as peculiaridades do caso.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

§ 1o O estágio de convivência poderá ser dispensado se o adotando já estiver sob a tutela ou guarda legal do adotante durante tempo suficiente para que seja possível avaliar a conveniência da constituição do vínculo.

§ 2o A simples guarda de fato não autoriza, por si só, a dispensa da realização do estágio de convivência.

§ 3o Em caso de adoção por pessoa ou casal residente ou domiciliado fora do País, o estágio de convivência, cumprido no território nacional, será de, no mínimo, 30 (trinta) dias.

§ 4o O estágio de convivência será acompanhado pela equipe interprofissional a serviço da Justiça da Infância e da Juventude, preferencialmente com apoio dos técnicos responsáveis pela execução da política de garantia do direito à convivência familiar, que apresentarão relatório minucioso acerca da conveniência do deferimento da medida.

Ao entrar com o processo, o pretendente receberá a guarda provisória, que terá validade até a conclusão do processo. Nesse momento, a criança passa a morar com a família. A equipe técnica continua fazendo visitas periódicas e apresentará uma avaliação conclusiva. O juiz profere a sentença de adoção e determina a lavratura do novo registro de nascimento, a partir de então o adotado passa a ter todos os direitos de um filho biológico. O sobrenome da nova família é inserido automaticamente em sua nova certidão de nascimento, existe também a possibilidade de trocar o primeiro nome do adotado. Granato confirma:

No estágio de convivência é o momento após o cadastro de que o adotando vai tirar suas conclusões junto à assistência social que mandara informações para o juiz se aquele lar é um lugar agradável e feliz e se a família que está adotando, tem a certeza de que é isso mesmo que ela pretende fazer, se ela está certa de realizar a adoção e cumprir todos os deveres de uma família biológica. (GRANATO,2013)

7 PRECONCEITO

O preconceito em relação à adoção é um problema que faz com que muitos desistam de concretizar o ato. Existe o preconceito da família do adotante, dos colegas de trabalho e de todas as pessoas de seu convívio, as críticas são inevitáveis e fazem com que o adotante passe a ficar receoso com o ato. Esse prejulgamento ocorre com ambas as partes (adotante e adotado), precisando muitas vezes de amparo emocional, e por isso a certeza de querer adotar é um dos passos mais importantes nesta circunstância.

O acolhido é alvo de todos os comentários de má fé, mas o preconceito que maior lhe atinge é o do adotante. Este último por sua vez, sofre com a negatividade das pessoas de seu cotidiano, pela escolha do filho perfeito, uma seleção que leva diretamente a uma relação preconceituosa. O adotado deve sempre estar no padrão para que possa ser aceito no seio familiar, que os pais postiços possam ter orgulho da escolha e assim demonstrar para os demais.

Quando se fala em adoção nos vêm à mente quase que instantaneamente, a imagem de um casal com todos os requisitos de preparação repletos, prontos para acolher, dar um lar para uma criança, para finalmente exercer o papel de pais. As pesquisas demonstram que esse mesmo casal já tem em mente a figura idealizada de uma criança muito bonita, saudável, que acabou de nascer e precisa desesperadamente de pais como estes. Como se não bastasse essa presunção, os futuros pais adotivos esperam que essa criança, tenha alguma característica física parecida com a sua, dando a entender ser filho biológico, ou seja, preconceito com a adoção.

A realidade é uma verdadeira frustração, quando um casal ou quem tem pretensão de adotar visita um abrigo, em busca do filho que melhor se adéque a todas as suas expectativas, as exigências da família e dos amigos, acaba com um sentimento de pura frustração. Geralmente ao invés da criança idealizada, encontrará crianças realmente carentes, a grande maioria já adolescentes, como mostram os dados dispostos pelo site oficial do CNJ:

Total de crianças com menos de 1 ano:

14

0.29%

Total de crianças com 1 ano:

18

0.37%

Total de crianças com 2 anos:

46

0.95%

Total de crianças com 3 anos:

47

0.97%

Total de crianças com 4 anos:

67

1.38%

Total de crianças com 5 anos:

76

1.57%

Total de crianças com 6 anos:

95

1.96%

Total de crianças com 7 anos:

129

2.66%

Total de crianças com 8 anos:

159

3.28%

Total de crianças com 9 anos:

207

4.27%

Total de crianças com 10 anos:

265

5.46%

Total de crianças com 11 anos:

357

7.36%

Total de crianças com 12 anos:

472

9.73%

Total de crianças com 13 anos:

515

10.62%

Total de crianças com 14 anos:

594

12.24%

Total de crianças com 15 anos:

632

13.03%

Total de crianças com 16 anos:

600

12.37%

Total de crianças com 17 anos:

558

11.5%

Fonte: http://www.cnj.jus.br/cnanovo/pages/publico/index.jsf . Acesso em: 26 nov. 2016.

Outros dados interessantes dispostos pelo CNJ:

Total de crianças do SC:

239

3.32%

Total de pretendentes do SC:

2.451

6.46%

Total de crianças/adolescentes que são da Região Sul:

2.185

100%

Que são brancas:

1.195

54.69%

Que são negras:

270

12.36%

Que são amarelas:

2

0.09%

Que são pardas:

716

32.77%

Que são indígenas:

2

0.09%

Fonte: http://www.cnj.jus.br/cnanovo/pages/publico/index.jsf . Acesso em: 26 nov. 2016.

8 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com esse trabalho pode se concluir que a adoção está cada vez mais flexível e que vem sendo aderida com mais frequência. Pouco mencionada e com inúmeros tabus, está ganhando espaço na mídia, em projetos sociais e diversos outros meios de comunicação, fazendo com que o preconceito fosse diminuindo e sua prática começasse a crescer, mostrando que adoção é algo sério. Apesar de existir essa visão social carregada, o objetivo de constituir uma família com alguém que antes permanecia solitário é algo adorável. Afinal, adotar é muito mais do que um simples ato de caridade, significa aceitar um estranho na qualidade de filho.

Os benefícios desse instituto não permanecem somente com o acolhido, pois os pais que procuram por esse ato, geralmente são inférteis ou por algum motivo não podem ter filhos. São esses que na maioria das vezes idealizam o sonho de ter uma família com muitos filhos. Existe ainda, aqueles que podem simplesmente querer aumentar sua família mesmo tendo filhos biológicos. É uma verdadeira troca de experiências para quem até então não poderia passar por isso, com o ato precisará educar e transmitir muito afeto. A função da adoção, atualmente não é a de dar uma criança a uma família, mas sim que juntos possam criar, ou melhor, recriar o conceito de família.

Adotar é sempre um ato de maturidade, afinal é preciso enfrentar os próprios medos, o preconceito da família, dos amigos e da sociedade em geral. Tendo ainda, todas as etapas legais que podem demorar e causar insegurança no momento. Vivemos em constantes transformações, essa mudança por sua vez, pode ser uma das melhores. Mesmo que o preconceito ainda nos rodeie, ele permanecerá de lado em inúmeras vezes. O instituto da adoção, além de um lar, tem finalidade de construir uma cumplicidade, uma verdadeira família, menosprezando todo e qualquer prejulgamento, não levando em conta qualquer diferença.

REFERÊNCIAS

DINIZ, Maria Helena. Curso de direito civil brasileiro, volume 5: direito de família. 30 ed. São Paulo: Saraiva, 2015.

FONSECA, Claudia. Caminhos da adoção. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2002.

GONÇALVES, Carlos Roberto. Col. Esquematizado Direito civil, 3 ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

GRANATO, Eunice Ferreira Rodrigues. Adoção: doutrina e prática. 2 ed. Curitiba: Juruá, 2013.

GUEIROS, Dalva Azevedo. Adoção consentida: do desenraizamento social da família à prática de adoção aberta. São Paulo: Cortez, 2007.

OLIVEIRA, Daiane V; KRUEL, Cristina S. Adoção: um conceito além do preconceito. Disponível em: http://www.unifra.br/eventos/sepe2012/Trabalhos/5412.pdf. Acesso em: 26 nov. 2016.

______. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10406.htm. Acesso em: 16 nov. 2016.

______. Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Código Civil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10406.htm. Acesso em: 16 nov. 2016.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Henrielly Ribeiro de Souza

Acadêmica de Direito, 4ª fase;Mantenedora: Fundação Universidade do Contestado – Campus Universitário de Curitibanos Av. Leoberto Leal, 1904 - Bairro Universitário - Caixa Postal: 225 – Fone/Fax: (49) 3245-4100; [email protected] - 89520-000 - Curitibanos - SC

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos