O que é o Direito?

O que de fato vem a ser o Direito?

Leia nesta página:

Muitos, que sequer conhecem a realidade da Justiça, escrevem o que seria o Direito. Mas quem pode disser o que é o Direito?

O QUE É O DIREITO?

Essa pergunta vem sendo feita a bastante tempo, e durante todo este tempo alguns tentaram respondê-la. Bibliotecas inteiras poderiam ser preenchidas com todos os livros, monografias e artigos que se propuseram a responder esta indagação.

Uns, apontando a legislação romana, ou em códigos de povos já extintos, buscam algum fundamento para esporem uma resposta suficientemente clara, ou então razoavelmente compreensível para se responder o que é o Direito.

“Estudo das leis”; “a arte do meu e do teu”; “conjunto de princípios que regulamentam um país”; “uma realidade social”, enfim, são tantas as respostas dadas pelos juristas que até cansativo tentar reproduzir todas elas.

Mas enfim, o que é o Direito?

Essa é uma pergunta muito mais filosófica e sociológica do que propriamente jurídica. É que cada um que milite de alguma forma com o Direito, dar-lhe-á uma resposta diferente. Ou seja, se perguntarmos a um desembargador que ganha mais de 50 mil reais, ultrapassando o teto permitido pelo próprio Direito, o Direito será a maior benção da sua vida. Se perguntarmos a um advogado humilde que aguarda um ano por um despacho ou uma decisão, o Direito é um ideal utópico. Se perguntarmos a um cidadão comum, idoso, analfabeto, que trabalhou a vida toda no campo, e com as mãos calejadas da enxada e o rosto estriado de tantas marcas de expressão e dos efeitos do sol, mas que teve seu pedido de aposentadoria indeferido, o Direito não existe.

Aliás, acho que algumas pessoas não tem o direito de dizer o que é o Direito.

Acho que um palestrante, pós-doutor em algum ramo jurídico, mas que o que sabe do Direito é apenas aquilo que leu nos livros, porém jamais entrou em uma delegacia, um presídio, ou que jamais dirigiu com seu carro por horas à fio, para se deslocar para uma audiência, que, três horas após o horário marcado para seu início, alguém avisa que não será possível sua realização, pois o magistrado, por algum motivo que ele não sabe dizer, não poderá estar presente, não pode dizer o que seria o Direito.

O magistrado, ou membro do Ministério Público, que jamais advogou, e já ingressou na carreira tão logo saiu da faculdade, que nunca teve um contato verdadeiro com os jurisdicionados, não pode dizer o que seria o direito.

Um parlamentar, de qualquer esfera, municipal, estadual ou federal, que mesmo eleito pelo povo, mas que jamais teve qualquer contato com a ciência jurídica, e a única coisa que leu na vida foi o teor do diploma eleitoral que recebeu após as eleições, não pode, mesmo que tenha um assessor jurídico, dizer o que é o Direito.

Sinceramente, deixando de lado todo o romantismo dos escritores e palestrantes que cobram quantias exorbitantes para falarem o obvio de uma forma elegante, acho que após uma década de advocacia começo a ter uma vaga ideia do que seja o Direito.  

Então, lá vai meu insignificante conceito do que é o Direito: Direito é o que a Justiça disser que é, e ponto final!

Não será a Constituição, nem o conjunto de normas existentes em todos os níveis, que dirá o que é o Direito, pois o que vale, no final de tudo, é o que o julgador quis que valesse. Ou seja, o magistrado, que muitas vezes não sabe o que é o Direito, vai dizer, nos casos concretos que lhe chegam, de quem é o Direito.

Do que adiante a Constituição garantir a presunção de inocência, se o Judiciário entende que uma pessoa pode ser presa antes do transito em julgado?

Do que adiante a Constituição determinar que o depositário infiel deve ser preso civilmente, se o Judiciário diz que depositário infiel não pode ser preso civilmente?

Do que adiante a Constituição determinar que os magistrado e membros do ministério público residam na unidade administrativa que são responsáveis (Comarca, vara trabalhista, zona eleitoral, subseção federal), se eles residem mesmo é na capital do respectivo estado?

Do que vale alguma resolução (do próprio Judiciário) determinar que o preso seja apresentado ao magistrado, se eles são presos sem tal medida e os magistrados não fazem nada?

Do que valor a lei dizer que entre o advogado, o juiz e o promotor não tem submissão e hierarquia, se todos os dias os advogados são humilhados, e o advogado que tentar buscar solução, vai sofrer retaliação nos processos?

Por tudo isso, e mais um pouco, é que digo que Direito é o que a Justiça disser, e ponto final. E quem achar que eu estou errado, venha advogar!

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Agnelo Baltazar Tenório Férrer

Advogado militante. Servo de Jesus Cristo.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos