Comentários à notificação da autuação de trânsito

11/06/2017 às 12:03
Leia nesta página:

Saiba qual o procedimento que a autoridade de trânsito é obrigada a seguir, quando da Notificação da Autuação de Trânsito ao infrator, conforme regulamentação específica.

A Resolução nº 619, de 06 de setembro de 2016, do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, estabelece e normatiza os procedimentos para a aplicação das multas por infrações, (...), nos termos do inciso VIII do art. 12 d o Código de Trânsito Brasileiro – CTB.

O condutor/proprietário, ao infringir supostamente a legislação de trânsito, é autuado pelo agente da autoridade de trânsito, momento em que lavrar-se-á o auto de infração, do qual constará todos aqueles requisitos elencados no artigo 280 do CTB. (Conforme determina a Súmula 312 do STJ)

Lavrado o auto de infração, a autoridade de trânsito deverá analisar o auto de infração elaborado pelo seu agente, e julgá-lo em sua consistência. Só então, após convalidar o ato do agente de trânsito, é que a autoridade de trânsito aplicará a penalidade cabível.

Lembrando que se a autoridade de trânsito considerar inconsistente ou irregular o auto de infração, deverá arquivar e julgar o seu registro insubsistente. Nos termos do parágrafo único do artigo 281 do CTB.

Do mesmo modo, o auto de infração será arquivado e seu registro julgado insubsistente, se, no prazo máximo de 30 (trinta) dias, não for expedida a notificação ao condutor/proprietário.

Referida notificação será expedida ao proprietário do veículo ou ao infrator, por remessa postal ou por qualquer outro meio tecnológico hábil, que assegure a ciência da imposição da penalidade.

A resolução nº 622, de 6 de setembro de 2016, do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, estabelece o Sistema de Notificação Eletrônica.

Portanto, ao tomar conhecimento de que lhe está sendo imposta uma penalidade, por supostamente haver infringido a legislação de trânsito, observe se foi cumprido esse procedimento estabelecido pela legislação acima citada e exerça seu direito de defesa!

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Valter dos Santos

Acesse: www.professorvalterdossantos.com

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos