E-financeira:uma análise sobre a constitucionalidade e legalidade da instituição

27/06/2017 às 13:58
Leia nesta página:

Breve análise sobre a constitucionalidade da instituição e- financeira (Instrução Normativa nº 1.571, da Receita Federal).

A instrução normativa nº1571 da Receita Federal, diz respeito a e-Financeira, que seria uma rígida forma de controle financeira dos contribuintes, seja eles pessoas jurídicas ou físicas.

Na e-Financeira constará valores e movimentações da conta bancária, sejam elas compra  ou conversão de moeda estrangeira, transferências de valores entre outras.

Com o intuito de acabar com a sonegação fiscal, a Instrução Normativa nº1571, inseriu a e-Financeira; que fere a Constituição Federal, no que diz respeito, ao sigilo bancário e aos dados das pessoas físicas e jurídicas de direito, para evitar a sonegação fiscal, a lavagem de dinheiro e diversos crimes contra a ordem tributária.

O art. 5, inciso X da CF relata que: São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;

Isto é, não se pode violar a intimidade e a vida privada da pessoa, a Instituição normativa nº 1571, fere a Constituição Federal, que por excelência deve ser respeitada. Não só fere o inciso X da CF como também é inconstitucional por que ataca o inciso XII   do art. 5º.

XII- e inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal;

Assim para que o sigilo de conta bancária de pessoa física e jurídica pudesse ser violado, seria necessário  o devido processo legal ou uma investigação criminal, devidamente autorizado pela autoridade competente para que houvesse uma quebra no sigilo concernente á matéria necessária para analise.

Considerando para tanto ser uma norma inconstitucional.

REFERÊNCIA

FIGUEIREDO, Airton. A e-financeira implementada pela instrução normativa. Disponível em: <http://airtonfigueiredofilho.jusbrasil.com.br/artigos /271467 1 64/a-ef-inanceira-implementada-pela-instrucao-normativa-srb-no-1571-de- 03 -de- julho-2015-e-o-sigilo-bancario.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos