Diferença entre racismo e injúria racial

12/07/2017 às 13:16
Leia nesta página:

Principais apontamentos sobre o tema.

Hodiernamente, as práticas de racismo e injúria racial ainda são constantes e precisamos ter o esclarecimento e discernimento da diferença entre os dois crimes, pois os dois conceitos são facilmente confundidos pela maioria da população. Ambos precisam ser punidos, contudo, é importante salientar essa diferença que existe na tipificação das condutas.

Para que se incorra no enquadramento de ambos, é necessário que haja o dolo como elemento subjetivo da conduta, pois para se concretizar o fato típico, é crucial que haja a intenção de praticar a conduta descrita no tipo penal.

O crime de racismo está fulcrado no art. 20 da Lei 7.716/1989, que tipifica o racismo como a pratica, induzimento ou incitação a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Ou seja, as atitudes perpetradas atacam e menosprezam determinada raça, cor, etnia, religião ou origem, e tem o dolo de atingir um número indeterminado de pessoas, tendo com o elementos do tipo, negar emprego a negro em uma determinada empresa, impedir entrada de índios em determinada loja. Cumpre dizer destarte, que o delito de em comento retrata um agir no mundo empírico, um crime que basta uma atitude por parte do agente, ainda que não externe com palavras qualquer ofensa.

O crime de injúria racial tem previsão legal no Código Penal, em seu artigo 140, § 3º , o qual consiste na utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem ou condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência. A conduta do agente se configura no uso de palavras depreciativas referentes à raça, cor, religião ou origem, com a dolo de ofender a honra subjetiva da pessoa. Um exemplo claro é quando a intenção é ofender os “ baianos”, “ as loiras”, “ os nordestinos” , “ negros” , usando expressões como, por exemplo: baiano vagabundo, loira burra, negro fedorento.

Destarte, além da diferença da tipificação da conduta, existem outras peculiaridades as quais são importantes salientar: o crime de racismo é imprescritível e inafiançável, é de ação pública incondicionada e o bem jurídico protegido é a Dignidade da Pessoa Humana. No crime de injúria racial o réu pode responder em liberdade, com fiança, a prescrição é determinada pelo art. . 109, IV do CP em oito anos, é de ação penal privada (há quem defenda ser condicionada à representação) e o bem jurídico protegido é a honra subjetiva da vítima.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Iasmim Saiol

Advogada e consultora jurídica; Pós-graduanda em Direito Processual; Fundadora do Direito Sistematizado.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos