Reconhecimento do condomínio de lotes e loteamento com acesso controlado

INOVAÇÕES TRAZIDAS PELA LEI 13.465/17

28/07/2017 às 17:47
Leia nesta página:

A Lei Federal nº 13.465/17 reconheceu a existência das figuras jurídicas denominadas “Condomínio de Lotes” e “Loteamento com Acesso Controlado”, refletindo grande avanço para o setor imobiliário.

A Lei Federal nº 13.465/17 reconheceu a existência das figuras jurídicas denominadas “Condomínio de Lotes” e “Loteamento com Acesso Controlado, refletindo grande avanço para o setor imobiliário.


I - Condomínio de Lotes:  Evolução Legislativa e Conceito

Iniciando pelo condomínio de lotes há que se observar que sua existência no ordenamento jurídico deu-se em 1967, através do Decreto-Lei nº 271/67, que regulou no seu artigo 3º: "aplica-se aos loteamentos a Lei 4.591/1964, equiparando-se o loteador ao incorporador, os compradores de lotes aos condôminos e as obras de infraestrutura à construção de edificação".

Com a edição da lei 6.766/79 instaurou-se grande discussão no sentido se o decreto retro citado ainda estaria em vigor ou se a citada lei o teria revogado parcial ou integralmente. A maioria da doutrina entendeu que o Decreto-Lei nº 271/67, especificamente seu artigo 3º perdera a vigência, restando instável a utilização da figura do Condomínio de Lotes na aprovação de empreendimentos futuros.

Apesar da grande discussão acerca do assunto, várias Prefeituras já possuíam leis municipais com tal regulamentação, o que inclusive fora aprovado por alguns Registro de Imóveis, a exemplo na cidade de Campos do Jordão-SP.

A margem de tal discussão, as Normas da Corregedoria do Estado de São Paulo, através do provimento CG 32/2013, em 28/11/2013, passaram a reconhecer a figura do Condomínio de Lotes, conforme itens 222.2 e 229 do Capítulo XX. Porém, tal entendimento fora alterado em 13/01/2016, com o provimento CG 02/2016, que suprimiu os itens retro citados excluindo a figura do Condomínio de Lotes.  

Agora com a edição da lei 13.465/17 passa a ser reconhecido oficialmente o Condomínio de Lotes.  

O conceito de Condomínio de Lotes fora introduzido nas disposições contidas no Capítulo do Código Civil que trata de Condomínio Edilício previsto na Lei 4.591/64 e a este último fora equiparado, no que couber.

Neste tipo de empreendimento a unidade autônoma será o lote e não a edificação sobre esse, ao contrário do que ocorre no condomínio edilício. Cada proprietário poderá construir sua casa da forma que lhe convier, desde que respeitadas as normas de ordem pública e as prévias condições previstas na Convenção de Condomínio. As construções aderirão ao lote, sem alterar a condição de unidade autônoma e as obras de infraestrutura equivalerão à construção erigida no condomínio edilício. No que se refere ao empreendedor este ficará responsável somente pela implantação de toda infraestrutura.

Certo é que há grande preocupação com a utilização do Condomínio de lotes de maneira desmedida em desrespeito à ordem urbanística e doação de áreas Públicas, tanto que no próprio artigo 1.358A do Código Civil, introduzido pela lei 13.465/17, consignou de forma assertiva que o mesmo deve ser aprovado em respeito à ordem urbanística.  

Importante ressaltar que mesmo a lei 13.465/17 não tendo classificado o condomínio de lotes como um tipo híbrido de empreendimento onde se aplicaria parte da lei 4.591/64 e parte da lei 6.766/79, esta alterou a própria lei 6.766/79 (artigo 78), introduzindo o parágrafo 4º no art.4º, critérios para utilização do Condomínio de lotes em respeito à ordem urbanística, veja-se: (...) No caso de lotes integrantes de condomínio de lotes, poderão ser instituídas limitações administrativas e direitos reais sobre coisa alheia em benefício do poder público, da população em geral e da proteção da paisagem urbana, tais como servidões de passagem, usufrutos e restrições à construção de muros” .

Referente à cobrança da quota condominial no Condomínio de Lotes, esta incidirá somente sobre o lote, independente da área edificada no mesmo. Logo, não existirá mudança no cálculo da quota-condominial de acordo com cada unidade construída nem tampouco o tamanho da edificação, o que na prática tornará desnecessária qualquer alteração nos cálculos, quadros de áreas, projetos etc a cada nova construção individual de casa nos lotes. 


II – Loteamento com Acesso Controlado

 O “Loteamento com Acesso Controlado” tem sua aprovação de acordo com as normas contidas na Lei 6.766/79 e o controle de acesso ao loteamento ocorre posteriormente à sua aprovação, através de regulamentação de ato municipal, onde as áreas públicas são cedidas à associação de moradores que administra o empreendimento. Este tipo de empreendimento também foi regulamentado pela Lei 13.465/17 que reconheceu sua legalidade, explicitando a vedação ao impedimento de acesso a pedestres ou condutores de veículos, não residentes, devidamente identificados ou cadastrados.

Quanto à cobrança da quota mensal de associação de moradores, a qual equivaleria ao condomínio, está é calculada pela quantidade de lotes pertencentes a cada proprietário, lembrando que a lei 13.465/17, de maneira tímida, equiparou tal atividade a de administração de imóveis, no seu artigo 78 (inclusão do artigo 36A na lei 6.766/79) o que fortalecerá o setor na cobrança das taxas mensais inadimplidas, podendo ser considerado título executivo extrajudicial, assim como previsto no art.784, VIII do novo Código de Processo Civil (lei 13.105/15). 

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Kelly Durazzo

Advogada Especializada em Direito Imobiliário; Pós-Graduada em Direito Contratual pela PUC-SP; Pós-Graduada em Direito Empresarial Imobiliário pelo Secovi-SP; Cursos de Extensão em Real Estate no New York Real Estate Institute e New York University – NYU; Co-autora do texto “Construção para Arrendar no Sistema Financeiro Imobiliário Built to Suit”, na obra intitulada Direito Imobiliário, Editora Elsevier Ltda - 2007; Autora do Texto "As vantagens de se investir em imóveis retomados pelos bancos americanos" - mar/2013 - Boletim de Direito Imobiliário; Docente na Universidade Secovi (Curso de Gestão de Loteamentos e Empreendimentos Imobiliários) e Construir Treinamentos. Membro do Conselho Jurídico da Aelo (Associação dos Loteadores) e da Comissão de Direito Imobiliário da OAB e Conselho jurídico Secovi - SP. Atuou em empresas como Scopel Empreendimentos e Obras S/A, Abyara Planejamento Imobiliário (atual PDG Realty), GSP Loteamentos, Anglo American;

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos