Pilotar com viseira do capacete levantada, qual é a multa?

29/07/2017 às 21:01
Leia nesta página:

O artigo 169 do CTB, diz que a infração agora possui natureza leve, sendo imposta ao infrator apenas a sanção de multa.

Antes da Resolução do CONTRAN nº 453/2013, a penalidade imposta era a de suspensão do direito de dirigir, pelo uso irregular do capacete.

Contudo, a Resolução nº. 453 do CONTRAN, alterou a infração do artigo 244, I, do CTB para aquela do 169 do Código de Trânsito Brasileiro.

Desse modo, abrandou-se a penalidade imposta à infração de trânsito correspondente à condução de veículo motocicleta, motoneta e ciclomotor com a viseira do capacete levantada ou sem óculos de proteção, pois pelo artigo 244, I, do Código de Trânsito Brasileiro a infração tinha natureza gravíssima, sujeita a multa e suspensão do direito de dirigir, enquanto pelo artigo 169 do mesmo diploma legal, a infração agora possui natureza leve, sendo imposta ao infrator apenas a sanção de multa.

Tratando-se, pois, de norma mais benéfica, que desclassificou a natureza da infração de gravíssima para leve.

É importante rememorar, que já escrevemos aqui, acerca do artigo 169 do CTB, cuja infração nele prevista, uma vez aplicada, cabe inclusive a substituição da penalidade de multa para advertência por escrito. Com base nos artigos 256, inciso I, cumulado com o Art. 267 todos do CTB.

A imposição da penalidade de advertência por escrito, só é possível quando a infração for de natureza leve ou média, não podendo ser reincidente o infrator, na mesma infração, nos últimos doze meses.

Oportuno lembrar, que a penalidade de advertência por escrito, deve ser solicitada pelo infrator, em requerimento próprio, onde a autoridade de trânsito, avaliará o prontuário do infrator, e se assim, entender que esta providência é mais educativa, aplicará essa medida. (Art. 267  do CTB).

Gostou do assunto? Recomende-o para que atinjamos o maior número de leitores.

Tem dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário que será uma honra poder responde-lo!

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Valter dos Santos

Acesse: www.professorvalterdossantos.com

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos