Artigo Destaque dos editores

Responsabilidade civil do Estado por prisão ilegal

Exibindo página 6 de 7
Leia nesta página:

CONCLUSÃO

Como demonstrado ao longo do trabalho, a responsabilidade civil do Estado por prisão ilegal vem sendo alvo de inúmeras controvérsias jurídico-doutrinárias, tendo em vista a posição clássica da doutrina e entendimento predominante dos tribunais, no sentido de que o Estado-Juiz, não pode ser responsabilizado por atos danosos que venha a praticar contra particulares, negando assim a aplicação do art. 37, § 6º, da CF/88, aos órgãos jurisdicionais.

Especificamente quanto à prisão ilegal, afirmam os partidários da irresponsabilidade que o art. 5º, LXXV, da Constituição, igualmente não abrange a prisão ilegal, tendo em vista que a literalidade do termo empregado no citado dispositivo – "prisão indevida", abrange tão somente a decretada em virtude do erro judiciário e a que advém do cumprimento de pena em prazo superior ao estabelecido em sentença condenatória.

Não obstante esse posicionamento, a moderna literatura da área e alguns recentes julgados dos tribunais demonstram uma lenta evolução no sentido de admitir que o Estado possa indenizar a vítima de prisão ilegal, não se permitindo mais, de maneira absoluta que a agressão perpetrada contra a pessoa, com a restrição ao direito de liberdade, possa ficar sem reparação, como se o Estado fosse um todo poderoso e inabalável, se colocando inclusive, acima da própria lei, sem poder ser responsabilizado pela prática de atos abusivos realizados mediante a atuação do Poder Judiciário, justamente a esfera do Estado, a qual foi confiada o dever de pacificar os conflitos com justiça.

Dessa forma, não pode fugir o Poder Judiciário da obrigação de indenizar quando na esfera processual penal, causar danos ao particular com a decretação de uma prisão ilegal. Podendo-se constatar no decorrer do trabalho que os argumentos que por muito tempo sustentaram a irresponsabilidade patrimonial do Estado não mais encontram guarida no ordenamento jurídico.

Anotamos, ao longo da pesquisa que os fundamentos da responsabilidade do Estado, face à prisão ilegal, reside na correta interpretação dos princípios e regras constitucionais, especialmente o § 6º, do art. 37 da Constituição Federal. Da mesma forma que recorremos também, às orientações da hermenêutica, que nos permitiu chegar à conclusão de que a indenização no caso de prisão ilegal é plenamente aceitável.

Hoje, se entende de maneira coerente que o Judiciário, assim como todos os poderes da federação, deve responder patrimonialmente, não havendo razão para que o citado poder continue imune em relação aos atos lesivos praticados. Primeiramente porque o caráter de soberania atribuído ao Judiciário pelos defensores da irresponsabilidade, é atributo do Estado e não em particular de um dos poderes, não merecendo, portanto, acolhida.

Com relação ao argumento de que a responsabilização do Judiciário afronta o princípio da independência, restringindo o desempenho do magistrado, não há como sustentá-lo, tendo em vista que a responsabilidade pessoal do juiz só ocorre em se tratando de comprovado uso de dolo ou fraude (casos especificados em lei), e mais, mediante ação regressiva. Inexistindo, entre a responsabilidade do Estado e a garantia de independência, qualquer incompatibilidade.

Dessa forma, a correspondente reparação, em face da atuação estatal, funciona como uma providência lógica do ordenamento, em atenção, sobretudo ao princípio do respeito à dignidade humana. Assim, inadmitir a reparabilidade do Estado pela prisão ilegal, não é contrariar apenas norma-regra contida no art. 37, § 6º, da Constituição, mas especialmente norma-princípio.

Modernamente, tratar o homem com respeito é condição inseparável da dignidade humana, sobretudo com as exigências que a vida moderna impõe e a crescente consciência dos direitos e deveres reforçados pela norma constitucional, que revela uma nova dimensão da responsabilidade civil.

É de todo conveniente ressaltar que a violação aos direitos da personalidade, com a restrição da liberdade individual, seja através da prisão decretada ilegalmente, quando ainda não existe sentença condenatória, como nos casos das prisões preventivas, temporárias ou em razão de flagrante, seja nos casos de excesso de prisão ou erro judicial, avilta, degrada, humilha, desmoraliza, corrompe e brutaliza o homem, afrontando o direito fundamental de liberdade e o princípio da dignidade da pessoa humana. Por tais motivos é que a consagração da tese do direito à indenizabilidade por prisão ilegal se impõe, como forma de compensar a dor e o sofrimento de quem permaneceu preso injustamente.

Diante do exposto, não pretendemos esgotar o tema que versa sobre a responsabilidade civil do Estado por prisão ilegal, ao contrário, almejamos abrir passagem para que outros possam desenvolver estudo mais aprofundado sobre assunto tão fascinante e ao mesmo tempo complexo.


BIBLIOGRAFIA

ALBERGARIA, Jason. Manual de direito penitenciário. Rio de Janeiro : Aide Ed., 1993.

ALCÂNTARA, Maria Emília Mendes. Responsabilidade do Estado por atos legislativos e jurisdicionais. São Paulo : Revista dos Tribunais, 1998.

ALVES, Vilson Rodrigues. Responsabilidade civil do Estado por atos dos agentes dos poderes legislativo, executivo e judiciário.T. 1 e 2, Campinas : Bookseller, 2001.

ANTUNES, Maria João. Código de processo penal. Coimbra : Coimbra, 1995.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda e MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. 2. ed. rev. e atual. São Paulo : Moderna, 1993.

ARAÚJO, Edmir Neto de. Responsabilidade do Estado por ato jurisdicional. São Paulo : Editora Revista dos Tribunais, 1981.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Coleção: Os Pensadores. Tradução de João Paulo Monteiro e Maria Beatriz Nizza da Silva. São Paulo : Editora Nova Cultural LTDA, 1997.

BANDEIRA DE MELLO, Celso Antônio. Discricionariedade e controle jurisdicional. 2. ed. São Paulo : Malheiros Editores LTDA, 1998.

________. Curso de direito administrativo. 11. ed. São Paulo : Malheiros Editores, 1999.

BARROSO, Luís Roberto. Interpretação e aplicação da constituição: fundamentos de uma dogmática constitucional transformadora. 3ª ed. São Paulo : Saraiva, 1999.

BASTOS, Celso Ribeiro, Curso de direito constitucional. 14 ed., São Paulo : Saraiva, 1992.

BECCARIA, Cesare Bonesana. Dos delitos e das penas. Tradução: Torrieri Guimarães. São Paulo : Editora Martins Claret, 2000.

BITTAR, Carlos Alberto Bittar. Reparação civil por danos materiais. São Paulo : RT, 1992.

BOBBIO, Norberto. Direito e estado no pensamento de Emanuel Kant. Tradução de Alfredo Fait, 4. ed. – Brasília : Editora Universitária de Brasília, 1997.

________. Igualdade e liberdade. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. 3 ed. Rio de Janeiro : Ediouro, 1997.

________. Teoria do ordenamento jurídico. Tradução de Maria Celeste C. J. Santos. Brasília : Editora Universitária, 1997.

BONAVIDES, Paulo. Curso de direito constitucional. 7ª ed. São Paulo : Malheiros, 1997

BRUGGER, Walter. Dicionário de filosofia. Organizado com a colaboração do corpo docente do Colégio Berehmans de Pullach, Munique, e de outros professores; tradução brasileira por Antônio Pinto de Carvalho. 4. ed. São Paulo : EPU, 1987.

BUARQUE DE HOLANDA, Aurélio. Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa. 2ª ed., rev. e amp. Rio de Janeiro : Editora Nova Fronteira S.A., 1988.

CABRAL NETO, Joaquim. Instituições de processo penal. Belo Horizonte : Del Rey, 1997.

CAETANO, Marcelo. Manual de direito administrativo.Vol. II, Livraria Almedina : Coimbra, 1999.

CAHALI, Yussef Said. Dano moral. 2. Ed. rev., atual. e ampl., 4., tir. São Paulo : Editora Revista dos Tribunais, 2000.

________. Responsabilidade civil do Estado. São Paulo, Malheiros, 1995.

CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Direito constitucional e teoria da constituição. 4ª edição, Livraria Almedina, 2000.

CAPPELLETTE, Mauro. Juízes irresponsáveis. Trad. Carlos Alberto Álvaro de Oliveira. Porto Alegre : Sérgio Antônio Fabris, 1989.

CAPEZ, Fernando. Curso de processo penal. 7. ed. rev. São Paulo : Saraiva, 2001.

CARNELUTTI, Francesco. Metodologia do direito. Tradutor: Frederico A. Paschoal. Campinas : Bookseller, 2000.

________. As misérias do processo penal. Tradução de José Antônio Cardinalli. Campinas : Bookseller, 2001.

CAVALIERI FILHO, Sergio. Programa de responsabilidade civil. 2. ed. São Paulo : Malheiros Editores, 2001.

COELHO, Fábio Ulhoa. Para entender Kelsen. Prólogo de Tércio Sampaio Ferraz Jr. 2. ed. São Paulo : Max Limonad, 1997.

CRETELLA Júnior, José. O Estado e a obrigação de indenizar. São Paulo : Saraiva, 1980.

________. Curso de direito romano: o direito romano e o direito civil brasileiro. Rio de Janeiro : Forense, 1998.

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. Coleção Saraiva de Legislação, 27. ed. – São Paulo : Saraiva, 2001.

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA PORTUGUESA. 4ª Revisão – 1997 – Disponível em: < http://www.dgsj.com.br> Acesso em: 20 jan. 2002.

CRETELLA Júnior, José. Curso de direito romano: o direito romano e o direito civil brasileiro. 21. ed. Rio de Janeiro : Forense, 1998.

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS. Brasília : Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações, 1998.

DELMANTO JÚNIOR, Roberto. As modalidades de prisão provisória e seu prazo de duração. Rio de Janeiro : Renovar, 1998.

DERGINT, Augusto do Amaral. Responsabilidade do Estado por atos judiciais. São Paulo : RT, 1994.

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito administrativo. 13. ed., São Paulo : Atlas, 2001.

DIAS, Jorge de Figueiredo. Liberdade, culpa, direito penal. 3. ed. Coimbra : Coimbra Editora, 1995.

DIAS, José de Aguiar. Da responsabilidade civil. 6. ed., vol. II. Rio de Janeiro : Forense.

DIREITOS HUMANOS: DECLARAÇÃO DE DIREITOS E GARANTIAS. – 2ª ed. –Brasília : Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 1996.

ENCICLOPÉDIA SARAIVA DE DIREITO. Coordenação do Prof. R. Limonge França. – V. São Paulo : Saraiva, 1977.

ESPINOSA, Baruch de. Ética. Coleção: Os Pensadores. Tradução de Joaquim de Carvalho, Joaquim Ferreira Gomes e Ântônio Simões. São Paulo : Editora Nova Cultural LTDA, 1997.

FALCÃO, Raimundo Bezerra. Hermnêutica. São Paulo : Malheiros Editores,2000.

FARIA, Edimur Ferreira de. Curso de direito administrativo positivo. 3. ed., rev. atual. e ampl. Belo Horizonte : Del Rey, 2000.

FERDINAND Lassalle. A essência da constituição. Tradutor: Walter Stöner. Prefácio de Aurélio Wander Bastos. 5. ed. Rio de Janeiro : Lúmen Júris, 2000.

FERREIRA, Pinto. Teoria e prática do habeas corpus. 4. ed. São Paulo : Saraiva, 1988.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

________. Curso de Direito Constitucional. 6. ed. São Paulo : Saraiva, 1993.

FILARDI LUIZ, Antônio. Curso de direito romano. 3. ed. São Paulo : Atlas, 1999.

FILGUEIRA JÚNIOR, Joel Dias. Responsabilidade civil do Estado-juiz. Curitiba : Juruá Editora, 1995.

FREITAS, Ana Carla Pinheiro. Direitos humanos e direito internacional (versão abreviada). Fortaleza, novembro de 1999.

FÜHRER, Maximilianus Cláudio Américo. Resumo de obrigações e contratos.15. ed. São Paulo : Malheiros Editores LTDA, 1997

FÜHRER, Maximilianus Cláudio Américo e FÜHRER, Maximiliano Roberto Ernesto. Resumo de direito administrativo. 6. ed. São Paulo : Saraiva, 1999.

FUSTEL DE COULANGES, Numa Denis. A cidade antiga. Tradução Fernando de Aguiar. 3 ed. – São Paulo : Martins Fontes, 1995.

GRECO FILHO, Vicente. Manual de processo penal. 5. ed. São Paulo : Saraiva, 1998.

GRINOVER, Ada Pellegrini, GOMES FILHO, Antônio Magalhães e FERNANDES, Antônio Scarance. Recursos no processo penal, 2ª edição, revistada e ampliada, 1997.

GUERRA FILHO, Willis Santiago. Processo constitucional e direitos fundamentais. São Paulo, Celso Bastos Editor : Instituto Brasileiro de Direito Constitucional, 1999.

________. Introdução ao direito processual constitucional. Porto Alegre : Síntese, 1999.

GOMES FILHO, Antônio Magalhães. Presunção de inocência e prisão cautelar. São Paulo : Saraiva, 1991.

GRAU, Eros Roberto, GUERRA FILHO, Willis Santiago (Orgs.). Direito constitucional – estudos em homenagem a Paulo Bonavides. São Paulo : Malheiros Editores LTDA, 2001.

HAURIOU, André, GICQUEL, Jean, GÉLARD, Patrice, Droit constitutionnel et institutions politiques. Sixième edition, Paris : Éditions Montchrestien, 1974.

HENTZ, Luiz Antonio Soares. Indenização do erro judiciário e danos em geral decorrentes do serviço judiciário, São Paulo: Universitária, 1995.

________. Indenização da prisão indevida. São Paulo : Universitária, 1996.

________. Direito administrativo e judiciário. São Paulo : Livraria e Editora Universitária de Direito – LEUD, 1998.

________. Responsabilidade do Estado por prisão indevida. Disponível em <http://jusnavigandi.com.br/doutrina/prisinde.html>. Acesso em: 06 ago. 2001.

HESSE, Konrad. A força normativa da constituição. Tradução de Gilmar Ferreira Mendes. Porto Alegre : Sergio Antonio Fabris Editor, 1991.

________. Elementos de direito constitucional da república federal da Alemanha. Tradução de Luís Afonso Heck. Porto Alegre : Sergio Antonio Fabris Editor, 1998.

KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. Textos Selecionados por Marilena de Sousa Chauí; Tradução de Paulo Quintela. São Paulo : Abril Cultural, 1980.

________. Crítica da razão pura. Coleção: Os Pensadores. Tradução de Valério Rohden e Udo Baldur Moosburger. São Paulo : Editora Nova Cultural LTDA, 1996.

LEAL, César Barros. Direitos do homem e sistema penitenciário (enfoque da realidade carcerária) XVIII Conferência Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. Rio de Janeiro, 29 de agosto a 02 de setembro de 1999.

NUNES, Luiz Antônio. Liberdade: norma, consciência e existência. São Paulo : Editora Revista dos Tribunais, 1995.

MACHADO, Agapito. Prisões: legalidade, ilegalidade e instrumentos jurídicos. Fortaleza : Universidade de Fortaleza, 2000.

MADEIRA, Hélcio Maciel França. Digesto de Justiniano, livro I. Tradução de Hélcio Maciel França Madeira. 2. ed. rev. São Paulo : Editora Revista dos Tribunais; Osasco, SP : Centro Universitário FIEO – UNIFEO, 2000.

MAGALHÃES FILHO, Glauco Barreira. Hermenêutica e unidade axiológica da constituição. Belo Horizonte : Mandamentos, 2001.

MARCO ANTÔNIO, Vilas Boas. Processo penal completo: doutrina, formulários, jurisprudência e prática. São Paulo : Saraiva, 2001.

MARQUES, José Frederico. Elementos de direito processual penal. Volume I. Campinas : Bookseller, 1997.

MARTÍNEZ, Sara Aragoneses. Derecho procesal penal. Madrid : Editorial Centro de Estúdios Ramon Areces, 2. tiragem, 1994.

MAXIMILIANO, Carlos. Hermenêutica e aplicação do direito. Rio de Janeiro : Forense, 2001.

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito administrativo brasileiro. São Paulo: Malheiros, 1994.

MIOTTO, Armida Bergamini, Curso de direito penitenciário. Vol. I. São Paulo: Saraiva, 1975.

________. Temas penitenciários. São Paulo : Editora revista dos Tribunais, 1992.

MIRABETE, Julio Fabrini. Processo penal. 10. ed. rev. e atual. São Paulo : Atlas, 2000.

________. Execução penal. 9. ed. Revista e atualizada, São Paulo : Atlas, 2000.

________. Código de processo penal interpretado. 7. ed. São Paulo : Saraiva, 2000.

MIRANDA, Jorge. Manual de direito constitucional. Vols. II e IV, Coimbra Editora, 2000.

MONCADA, Luís S. Cabral de. Estudos de direito público. Coimbra Editora, 2001.

MONTESQUIEU. Do espírito das leis. Coleção: Os Pensadores. Tradução de Gonzague Truc. São Paulo : Editora Nova Cultural LTDA, 1997.

MORAES, Germana de Oliveira. Controle jurisdicional da administração pública. São Paulo : Dialética, 1999.

MUCCIO, Hidejalma. Curso de processo penal. Bauru, São Paulo : EDIPRO, 2000.

NANNI, Giovanni Ettore. A responsabilidade civil do juiz. São Paulo : Max Limonad, 1999.

OLIVEIRA, Josivaldo Félix. A responsabilidade do Estado por ato lícito. São Paulo : Editora Habeas, 1998.

PAMPLONA, Francisca Edineusa. A proteção à dignidade da pessoa humana na ordem constitucional democrática. 2002. 120f. Dissertação (Mestrado em Direito). Universidade Federal do Ceará – UFC, 2002.

PINHEIRO, Ralph Lopes. História resumida do direito. 2 ed., Rio de Janeiro : Ed. Rio, 1981.

PONTES DE MIRANDA, Francisco Cavalcanti. Comentários à Constituição Federal de 1967 com a emenda nº 1 de 1969. V. III, 2ª ed., 2ª tir., rev., t III.B São Paulo : Ed. RT, 1973.

PORTO, Mário Moacir. Responsabilidade civil do Estado – atos legislativos e judiciários. In: I Conferência dos Advogados Paraibanos – Revista da Ordem dos Advogados, João Pessoa, 1995.

QUIRINO, Arnaldo. Prisão ilegal e responsabilidade civil do Estado. São Paulo : Atlas, 1999.

REFORMA CONSTITUCIONAL DO PODER JUDICIÁRIO. Organizado por: Petrônio Calmon Filho – São Paulo : Instituto Brasileiro de Direito Processual Penal, 2001.

RIVERO, Jean. Curso de direito administrativo comparado. Trad. J. Cretella Júnior. São Paulo : Editora Revista dos Tribunais, 1995.

ROCHA, Cármem Lúcia Antunes. O princípio da dignidade da pessoa humana e a exclusão social. XVIII Conferência Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. Rio de Janeiro, 29 de agosto a 02 de setembro de 1999.

ROCHA, José de Albuquerque. Teoria geral do processo. 4. ed. São Paulo : MALHEIROS EDITORES LTDA, 1996.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. O contrato social. Tradução: Antônio de Pádua Danesi. 3. ed. São Paulo : Martins Fontes, 1996.

SALGADO, Carlos Joaquim. A idéia de justiça em Kant. Belo Horizonte : UFMG, 1986.

SARAIVA, Railda. A constituição de 1988 e o ordenamento jurídico-penal brasileiro. Rio de Janeiro : Forense, 1992.

SILVA, Américo Luís SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da pessoa humana e direitos fundamentais na Constituição Federal de 1988. Porto Alegra : Livraria do Advogado, 2001.

Martins da. O dano moral e a sua reparação civil. São Paulo : Editora Revista dos Tribunais, 1999.

SILVA, De Plácido. Vocabulário jurídico. 2 ed., Vol. III, Rio de Janeiro : Forense, 1967.

SILVA, José Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. São Paulo : Malheiros Editores, 2000.

SILVA, Juary C. Responsabilidade do Estado por atos judiciários e legislativos. São Paulo : Saraiva, 1985.

SILVA, Willian. Direito processual penal ao vivo: teoria e prática. Belo Horizonte : Del Rey, 1998.

SIQUEIRA, Marcelo Sampaio, Responsabilidade do Estado: erro judicial praticado em ação cível. Belo Horizonte : Mandamentos, 2001.

STERMAN, Sonia. Responsabilidade do Estado. Movimentos multitudinários: Saques, Depredações – Fatos de guerra. Revoluções. Atos terroristas. São Paulo : Editora Revista dos Tribunais, 1992.

STOCO, Rui. Responsabilidade civil e sua interpretação jurisprudencial : doutrina e jurisprudência. 4. ed. rev., atualizada e ampl., 2. tir. São Paulo : Editora Revista dos Tribunais, 1999.

STRECK, Lenio Luiz. Hermenêutica jurídica e(m) crise: uma exploração hermenêutica da construção do direito. Porto Alegre : Livraria do Advogado, 2000.

TOURINHO FILHO. Prática de processo penal comentado. 16.ed., atual. e ampl., São Paulo : Saraiva, 1994.

________. Fernando da Costa. Código de processo penal comentado. 4.ed., rev. e atual., v. 1 e 2. São Paulo : Saraiva, 1999.

________. Processo penal. 22. ed. rev., atual. e ampl. – São Paulo : saraiva, 2000.

________. Processo penal. 22.ed. rev., atual. e ampl. – São Paulo : Saraiva, 2000.

________. Manual de processo penal.. São Paulo : Saraiva, 2001.

TRINDADE, Antônio Augusto Cançado. A proteção internacional dos direitos humanos. São Paulo : Saraiva, 1991.

TUCCI, Rogério Lauria. Direito e garantias individuais no processo penal brasileiro. São Paulo : Saraiva, 1993.

VOLTAIRE, François Marie Arouet de. O filósofo ignorante. Coleção Os Pensadores. Tradução de Marilena de Sousa Chauí. 2ª ed. São Paulo : Abril Cultural, 1978.

VON IHERING, Rudolf. A luta pelo direito. Rio de Janeiro : Forense, 2000.

ZAFFARONI, Eugenio Raúl e PIERANGELI, José Henrique. Manual de direito penal brasileiro. São Paulo : Editora Revista dos Tribunais, 1997.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Lenilma Cristina Sena de Figueiredo Meirelles

Mestre em Direito Constitucional pela UFC;Professora de Direito Processual Penal da UFPB;Professora da Especialização em Direito Processual da UFCG.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

MEIRELLES, Lenilma Cristina Sena Figueiredo. Responsabilidade civil do Estado por prisão ilegal. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 9, n. 505, 24 nov. 2004. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/5961. Acesso em: 18 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos