O Protesto da Decisão Judicial: entendendo a novidade do Código de Processo Civil

Leia nesta página:

Este trabalho visa explicar aos aplicadores do Direito como funciona o protesto levado a efeito pelos tabeliães em relação às decisões judiciais que assegurem o direito de crédito assegurado pelo trânsito em julgado do "decisum".

O protesto da decisão judicial constitui novidade no ordenamento jurídico pátrio e, ao mesmo tempo em que é inédito, traz ao credor mais um instrumento de satisfação creditória.

O art. 1º da Lei Federal n. 9.492/1997 prevê que “Protesto é o ato formal e solene pelo qual se prova a inadimplência e o descumprimento de obrigação originada em títulos e outros documentos de dívida”.

Nos dias atuais, uma das precípuas funções do protesto reside na recuperação de créditos - e não somente na prova documental e com fé pública que forma acerca dos títulos inadimplidos. Considerando o abalo que provoca a publicidade do registro do protesto, o devedor é levado a cumprir, por meio de coerção psicológica, sua obrigação em face do credor. E o faz para manter seu prestígio social.

O protesto é feito no Cartório de Protesto pelo tabelião investido por delegação para tanto (essa investidura se dá após aprovação em concurso de provas e títulos); a atividade cartorária de protesto é essencialmente pública, mas não pode, por disposição constitucional, ser exercida diretamente pelo Estado (CF/88, art. 236). O tabelião deve, ao examinar um título que  lhe é apresentado, fazer unicamente a  análise de verificação dos aspectos formais  do título.

Subsume-se o protesto ao conceito de ato jurídico em sentido estrito, uma vez que seus efeitos são produzidos independentemente da vontade das partes (os efeitos do protesto são aqueles que decorrem única e exclusivamente da ‘mens legislatoris’ – vontade da lei). Pois bem.  

O NCPC, no art. 517 – “caput” e parágrafos, autoriza que o tabelião proteste a “sentença judicial transitada em julgado” (título hábil ao protesto com o advento do NCPC). A necessidade do trânsito em julgado como pressuposto do título protestável é óbvia e reside na (quase)imutabilidade da decisão protestada, assegurando a segurança jurídica necessária às relações interpessoais. Vejamos algumas nuances do aludido protesto:

  1. Como visto, somente pode ser alvo de protesto a sentença judicial transitada em julgado;
  2. O protesto da decisão somente pode ocorrer após decorrido o prazo de 15 (quinze) dias para pagamento voluntário na fase de cumprimento de sentença;
  3. O exequente deve apresentar ao tabelião a certidão do teor da decisão que certifica o crédito inadimplido;
  4. A certidão de teor da decisão deverá ser fornecida no prazo de 3 (três) dias e indicará o nome e a qualificação do exequente e do executado, o número do processo, o valor da dívida e a data de decurso do prazo para pagamento voluntário;
  5. É possível que o executado tenha proposto ação rescisória para desconstituir  a coisa julgada firmada no processo que deu origem à decisão exequenda. Nesse caso, é possível que o executado – às suas próprias expensas e sob sua  responsabilidade - solicite ao tabelião a anotação da propositura da ação rescisória à margem do título protestado;
  6. Satisfeita a obrigação em sua integralidade, o executado pode requerer ao juiz o cancelamento do protesto e a consequente expedição de ofício ao Cartório de Protesto determinando o cancelamento. Procedido o cancelamento pelo Poder Judiciário, este tem o prazo de até 3 (três) dias para expedir o referido ofício ao Tabelião.

Essas são as regras constantes no NCPC e que nortearão o protesto das decisões judiciais (sentenças e/ou acórdãos) não mais passíveis de ser combatidas por recurso.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Giuliana Vieira de Sá Cardozo

Oficial de Registros Públicos, Titular do Cartório de Registros de Imóveis Títulos e Documento e das Pessoas Jurídicas da Comarca de Conde - BA, Membro Fundador do IRTDPJ-BA (Instituto de Registros Públicos e Títulos e Documentos do Estado da Bahia), Graduada pela UCSAL (Universidade Católica do Salvador), Pós-graduada em Direito Processual Civil pela UCSAL e em Direito do Trabalho pela UFBA (Universidade Federal da Bahia). Ex-Procuradora do Município.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos