Análise e resumo do livro o Mito da Caverna

05/11/2017 às 12:31
Leia nesta página:

Análise dos preceitos da ética sobre a relevância do tema em questão, uma vez que se trata de homens que praticaram o canibalismo.

Diante dos fatos os acusados pelo crime, foram condenados à pena de morte o que porem recorreram, pois insistiam que deveriam ter ambiguidades sobre o assunto.

O crime ocorreu em maio onde 5 homens entraram na caverna e ficaram presos devido um deslizamento de rochas, e quando ocorreu este deslizamento eles estavam longe de entrada e assim a única saída conhecida por eles da caverna ficou inutilizável, e por já saberem que alguém iria fazer buscas por eles, todos ficaram ali perto da obstrução da caverna. E como previsto alguém sentiu a falta destes homens e então começou a busca para tentar salva-los, porem as buscas cada vez mais ficava complicada pelo fato que os deslizamentos de terra estavam frequentes o que impedia fazer tudo com agilidade e eficácia.

E assim foi se passando dias e mais dias, estes homens ficaram presos sem alimentos, o que dificultava ainda mais a sobrevivência deles, aumentou-se o número de pessoas no grupo de salvamento para todos trabalharem em prol de salvar a vida daquelas pessoas, sendo que os gastos foram enormes durante este período. No vigésimo dia foi constatado que os homens estariam com radio, logo foi levado para o local de salvamento um aparelho que então pode trazer algum tipo de notícia, já que dentro da caverna eles estavam sem nenhum tipo de comunicação com lado exterior, e quando  conseguiram contato os homens que estavam presos perguntou quanto tempo levava para salva-los o chefe da equipe de salvamento disse que poderia fazer em até dez dias se não houvesse nenhum deslizamento, logo o senhor Whetmore que falava no rádio e por assim dizer representava todos de dentro da caverna pediu para falar com um médico, pois queria saber se eles conseguiriam passar mais 10 dias sem alimento.

O médico relutantemente falou que não, logo o rádio ficou silencioso por oito horas, e quando então Whetmore perguntou ao médico da equipe de salvamento, que se eles comessem carne humana eles poderiam sobrevier e novamente relutando sobre a resposta o médico disse que eles poderiam sobreviver comendo carne humana, Whetmore então perguntou se isso seria aconselhável, eles tiravam na sorte quem serviria como alimento, e então ninguém quis se pronunciar sobre o assunto, Whetmore pediu para chamar algum juiz, algum ente religioso que se posicionasse sobre tal assunto e ninguém quis se pronunciar sobre o fato.

Logo o grupo de salvamento não teve mais notícias do aprisionados na caverna, julgaram por conseguinte que havia acabado as pilhas do rádio, mas quando os aprisionados foram enfim resgatados soube-se que o senhor Whetmore tinha sido assassinado pelos seus colegas no vigésimo terceiro dia, em depoimento foi alegado que o próprio Whetmore tinha falado inicialmente sobre tirar a sorte para sacrificar alguém, porem quando já estava tudo acordado sobre como aconteceria e a forma de sorteio entre eles Whetmore não queria mais tal coisa horrenda pois gostaria de esperar mais um pouco, o que não foi levado em consideração, pelo fato que um de seus companheiros tirou a sorte para ele, o que ele não reclamou por que desta forma então ele seria o sorteado para ser sacrificado.

Após o resgate os sobreviventes foram tratados e acusados pelo homicídio de Roger Whetmore, depois de ser feito o levantamento de todas as provas os jurados pediram para o juiz se eles poderiam emitir uma decisão especial em conformidade com os fatos provados se havia autoria delitual ou não dos acusados, e depois de uma discussão entre o ministério público e o advogado de defesa foi então aceito esta condição e homologada esta adoção.

Em longa decisão especial os jurados depois de terem analisado todas as provas, considerou então que os acusados fossem culpados por homicídio e deveriam ser condenados por estes fundamentos. O juiz de primeira instancia então com base no veredito dos jurados decidiu que o réus eram culpados e os sentenciou a forca não permitindo a legislação nacional nenhuma amenização com respeito à pena a ser imposta.

Desta forma então os acusados recorreram da decisão do juiz de primeira instancia, assim sendo o caso foi analisado por outros cinco juízes, e cada um escreveu uma carta para o Chefe do Poder Executivo dando sua opinião sobre o caso. O primeiro que foi esclarecer sua opinião foi o Juiz Truepenny explicou e falou todo o ocorrido em sua carta e no final deixou claro que seria um erro condenar aqueles homens a forca por tais atos, mas que deveriam sim ter uma clemencia em sua pena o que não estaria sendo nenhum tipo de violação da lei ou incentivo a transgressão porem que não fosse a morte.

O Juiz Foster foi o segundo a redigir a carta, não foi muito claro em sua opinião, pois o que deu a entender seria que ele ao mesmo tempo que queria a condenação ele não queria, ficando assim um texto vago, apesar que ele usou muitas jurisprudências para exemplificar o caso e sua opinião, o contexto não foi adequado pois as jurisprudências que ele se referia não se tratavam de um caso nem se quer parecido e sim de acusações que tiveram uma condenação diferente do que estava escrito na lei, este juiz fez alegações sobre os acusados estarem vivendo seus direitos naturais e não o direito das normas, o que foge ainda mais do contexto pelo fato que eles deveriam saber das normas e que mesmo naquela situação seria conjugado matar uma pessoa, por fim o juiz votou em sua carta que a condenação deveria ser reformulada.

Já o Juiz Tatting fez vários questionamentos sobre o que seu colega Foster disse em sua carta, pois como foi dito anteriormente o Excelentíssimo Juiz Foster não falou coisas coerentes que pudessem ser levadas em consideração, o Juiz Tatting tentou entender literalmente o seu colega queria transmitir com as coisas que ele falava, porem isto pelo que foi passado foi em vão. Mas o Juiz Tatting deixou claro que por mais que não deveria estar emocionalmente envolvido ele estava e que não sabia que decisão tomar, pois ele ao mesmo tempo que acha “injusto” condenar aqueles homens ele sabia que por certo a condenação seria o justo, entretanto por ele ter se envolvido emocionalmente decidiu não participar do caso.

O Juiz Keen foi o quarto a falar sobre o assunto, ele foi bem direto e não deixou que seu lado emocional o abalasse, pois ele afirmou que como juiz o dever dele seria fazer cumprir as leis, o ordenamento jurídico do pais e não o lado moral. Ele contestou que qualquer um que lê-se a lei perceberia que os acusados teriam sim cometido um crime de homicídio, pois privaram a vida de um homem, ele falou sobre as etapas da revisão do judicial que é um tanto quanto interessante, porém ele deixou a entender que neste caso faltou etapas, ele também falou sobre a opinião dos juízes Foster e Tatting deixando claro que para ele o que o juiz Foster disse não tinha embasamento e afirmou também que o juiz Tatting se omitiu por esse fator, para ele o caso deveria ser analisado profundamente e não como muitos estavam fazendo, o que ele queria passar era que não importa o motivo pelo qual os acusados fizeram o que fizeram e sim que eles cometeram um crime e o que de fato se formos analisar realmente ocorreu, por fim ele deixou claro que seria a favor de manter a condenação o que se olharmos para suas indagações ele estaria coerente ao fazer tal afirmação.

O último juiz foi o Juiz Handy que achou tudo que seus colegas disseram uma perplexidade enorme, pois ele para ele todos falaram das distinções entre direito positivo e direito natural, o sentido e o propósito da legislação, funções judiciais e executivas, legislação oriunda do judiciário e do legislativo, porém não falaram da natureza jurídica do contrato celebrado na caverna, se era unilateral ou bilateral, e se não poderia considerar que Whetmore desconsiderou a sua anuência antes que se tivesse atuado com fundamento nela. Para ele a opinião pública deveria ser levada em consideração, pois a população não queria a condenação, sem contar que ele também vê três formas dos exploradores escapar da punição, que seriam a inércia do representante do Ministério Público por entender que não se deve oferecer a denúncia e, com isso, o processo criminal não tem início; a absolvição pelos jurados; o perdão judicial ou a clemência do chefe do Poder Executivo. E por fim ele conclui que os réus são inocentes da prática do crime que constitui que são acusados e que a sentença deve ser reformada.

Após todo esse enredo dois votos foram exarados fazendo então com que houvesse empate, então o Juiz Tatting foi questionado sobre sua retirada do caso, mas ele apenas confirmou que não participaria da decisão. E então o Superior Tribunal decidiu que a decisão condenatória do Tribunal de primeira instância fosse confirmada, e marcaram a execução de sentença, nas seis primeiras horas da sexta-feira, dia 2 de abril do ano 4300. Assim sendo o executor público estava instruído a pendurar cada um dos acusados pelo pescoço e aguardar até o momento em que eles morram na forca.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Se formos analisar bem toda essa situação, dentro de alguns preceitos sobre ao olhar da ética o consumo de restos humanos é algo que fere preceitos morais tão básicos que muitas vezes é possível para a defesa alegar que quem praticou o canibalismo não possuía o desenvolvimento mental mínimo necessário para torna-lo punível penalmente ainda mais num caso onde aqueles que cometeram canibalismo estavam sem nenhum tipo de alimento, não tinham contato com o mundo e estavam ali presos definhando dia após dia esperando simplesmente a morte chegar, não podemos dizer que foi o correto o que os mesmos fizeram porem de acordo com o código penal Art. 24 - Considera-se em estado de necessidade quem pratica o fato para salvar de perigo atual, que não provocou por sua vontade, nem podia de outro modo evitar, direito próprio ou alheio, cujo sacrifício, nas circunstâncias, não era razoável exigir-se.  § 1º - Não pode alegar estado de necessidade quem tinha o dever legal de enfrentar o perigo. § 2º - Embora seja razoável exigir-se o sacrifício do direito ameaçado, a pena poderá ser reduzida de um a dois terços.

 Logo então podemos dizer que eles agiram pelo fato da necessidade de viver, assim sendo que se levou em consideração o que a própria vítima no caso teria sugerido, que é muito interessante pelo fato de que quando a própria vítima questionou aqueles que então estavam com raciocínio pelo e convicto e com discernimento de certo ou errado ninguém se manifestou, ninguém foi e disse que aquilo seria um crime, logo então se pode dizer que os mesmos que escutaram o plano ou a ideia seriam também culpados pelo fato de que escutaram e não manifestaram nenhum tipo de reação contraria alegando que seria falta de ética ou até mesmo crime se assim o fizessem, transformando eles em cumplices, pois sabiam da ideia, foram questionados sobre o que fazerem e mesmo assim optaram pelo silencio o que de acordo com artigo 13 §2º a relevância da omissão também é configurado crime.

Assim sendo a vítima também deveria ter sido incluída na pratica do crime já que diante dos fatos a mesma ajudou a elaborar o crime sendo que a mesma quem deu a ideia, logo se poderia alegar que sua parte no crime foi paga com sua vida porem os outros autores do crime não deveriam necessariamente pagar com suas vida já que o artigo 65 do código penal em seu inciso III letra “c” diz que atenuam a pena cometido o crime sob coação a que podia resistir, ou em cumprimento de ordem de autoridade superior, ou sob a influência de violenta emoção, provocada por ato injusto da vítima.

Logo então podemos concluir que todos tiveram uma parcela de culpa referente a morte de Roger Whetmore até mesmo o próprio Roger Whetmore, logo então poderia ter sido tudo muito mais analisado com mais cautela, e observado que a pena deveria sim ter sido mais branda já que devido aos fatos eles se encontravam em estado de necessidade, e o fato que por mais que ainda teria tudo ter sido aceito como crime teria o fato de atenuação da pena, não estou aqui dizendo que foi certo eles terem matado e comido um homem, mas o que eles poderiam fazer se não morrerem também esperando, o que mais me chama a atenção é a própria vítima deu a ideia e depois todos que seguiram sua ideia pagaram pela sua morte, só que ninguém levou em consideração o que aqueles homens já tinham sofrido e passado dentro daquela caverna, ninguém se ateve ao fato que eles também foram vítimas de algo assombroso e que o que eles menos precisavam naquele momento era serem taxados como criminosos.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos