A Divulgação do nome dos agentes de trânsito na internet e a ausência do interesse público

14/11/2017 às 00:05
Leia nesta página:

A partir de agora todos que forem flagrados cometendo infrações de trânsito poderão saber quem foi o agente público responsável pela lavratura do AIT. Veja como esta novidade irá interferir no andamento dos processos e na validade das infrações.

A partir de agora todos que forem flagrados cometendo infrações de trânsito poderão saber quem foi o agente público responsável pela lavratura do AIT.

A novidade foi trazida pela Resolução nº 709/17, que dispõe sobre a publicação na internet dos nomes e códigos dos agentes e autoridades de trânsito, bem como dos convênios de fiscalização de trânsito celebrados pelos órgãos e entidades executivos de trânsito.

O conteúdo material da resolução está nos seus dois primeiros artigos, e, dada a sua importância, passo a citá-los:

Art. 1° Os órgãos e entidades executivos de trânsito deverão disponibilizar na internet pesquisa em listagem contendo os nomes e códigos dos agentes e autoridades de trânsito que atuam na fiscalização de trânsito, responsáveis pela lavratura de autos de infração de trânsito.

Art. 2º Os órgãos e entidades executivos de trânsito publicarão na internet cópias dos convênios de fiscalização de trânsito celebrados na forma do art. 25 do Código de Trânsito Brasileiro.

Ou seja, a presente Resolução tem o condão de exigir a publicidade de duas informações: o nome dos agentes de trânsito que estão nas ruas realizando a competência de fiscalizar e autuar, e também dos termos dos convênios firmados pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito.

Indubitavelmente a aparente força motriz da publicação desta Resolução foi o cumprimento do preceito principiológico constitucional da publicidade e sua variação infraconstitucional baseada na transparência, regulada pela Lei nº 12.527/11.

A publicidade dos atos e decisões do Poder Público é um dever de todo o Estado, exceto no que toca àquelas informações protegidas por sigilo.  

Dito isso, devemos lembrar que, quanto à identificação do agente de trânsito, esta já era feita no AIT através de seu número de registro.

Todavia, agora a regra muda e exige-se que, além do número da matrícula, os órgãos de trânsito dêem publicidade ao nome destes agentes públicos.

Além da pretensa necessidade de publicidade, o CONTRAN, por meio de seu presidente, despejou uma carga axiológica questionável sobre os agentes de trânsito quando asseverou na mídia que:

“A determinação, além de visar à ampla defesa, contraditório e transparência, possibilitará verificar a eficácia do ato, contribuindo para a segurança jurídica dentro da Administração Pública.”.

É importante percebermos que esta fala apresenta uma série de incoerências, e que, como mola propulsora da existência da Resolução, passa a não se sustentar.

Antes de mais nada, devemos lembrar que o agente da autoridade de trânsito tem a competência tão somente de fiscalizar e realizar a autuação.

Desta maneira, o auto de infração, antes de gerar a multa de trânsito, via de regra, deverá passar pela criteriosa análise da Autoridade de trânsito para só então o suposto infrator ser notificado acerca da existência do processo administrativo de trânsito que poderá resultar na aplicação da pena.

Ou seja, a bem da verdade a ciência de quem lavrou aquele auto de infração perde um pouco de sua força quando lembramos que o ato administrativo apenas se sustentará se a Autoridade de trânsito entender que ele atende a todos os requisitos previstos no art. 280 do CTB e nas Resoluções do CONTRAN e portarias do DENATRAN.

A rigor, a informação do nome dos agentes de trânsito não fará qualquer diferença para o processo administrativo, pois, nos recursos junto à JARI ou ao CETRAN, por exemplo, não são admitidos (pelo menos até hoje), a oitiva de testemunhas, o que torna inócua a ciência do nome do agente para fins de conferir o direito à ampla defesa, contraditório e transparência, tão alardeadas pelo presidente do CONTRAN.

Claro que ele poderá ser ouvido em juízo, mas, para isso, o simples número da matrícula (que consta no auto de infração de trânsito) já é suficiente para validar a intimação do mesmo.

Na prática, o que teremos é a ratificação da postura do Poder Público de expor toda a classe que exerce a difícil tarefa de fiscalização, sejam eles Policiais Militares, Guardas Municipais, Policiais Civis, Federais, Rodoviários Federais etc.

Tanto é que, recentemente, sob o questionável argumento de ser contrário ao interesse público, o Presidente da República negou sumariamente o direito ao porte de armas por parte da guarda municipal.  

A lógica é impossível de se entender.

Por um lado, o Guarda Municipal é exposto a todo tipo de críticas e tem o seu nome publicado na internet como “algoz” dos infratores.  

Por outro, não vemos qualquer tipo de ação de marketing ou campanha educativa, por parte do Poder Público, para gerar respeito e compreensão na população.

Mais uma vez se opta pela desmotivação dos agentes públicos e não pela sua valorização.

Como se não bastasse, é de se estranhar que toda a responsabilidade sobre os erros do processo administrativo de trânsito (recursos de multas) recaia somente sobre os agentes de trânsito, sendo que o maior problema dos processos que tramitam nos órgãos de trânsito está sediado nas comissões de julgamento, leia-se: JARI - Junta Administrativa de Recursos de Infrações - e CETRAN - Conselho Estadual de Trânsito.

Quanto a eles parece que a regra de publicidade e transparência não se aplica com tanto rigor.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Se o interesse do CONTRAN era garantir a lisura dos processos administrativos de trânsito, deveria ter pensado primeiro em garantir que os condutores em geral tivessem a informação de quem são os membros da JARI e do CETRAN, se eles realmente têm notório conhecimento em matéria de trânsito, se têm a ficha limpa, não esquecendo, é claro, da necessidade de publicação dos seus votos, que,  por vezes, são tão secretos que apenas com ações judiciais se torna possível o conhecimento de tais julgamentos.

Talvez mais grave ainda do que tudo isso seja a dificuldade e quase impossibilidade de ter acesso à peça mais importante de todo o processo administrativo, refiro-me ao Auto de Infração de Trânsito.

É muito curioso exigir a publicação do nome do agente de trânsito sob o pálio da garantia constitucional do contraditório e da ampla defesa quando a principal peça de acusação contra o suposto infrator, por vezes sequer, é encontrada e, mesmo assim, o julgamento é desfavorável.

Ou seja, o elo mais fraco mais uma vez perece, e os verdadeiros responsáveis pelas ilegalidades dos processos continuam sob a sombra do anonimato.

Afinal de contas… quem são os julgadores?

Quanto aos convênios de fiscalização de trânsito, estes, sim, fazem jus à exigência de publicidade.

De acordo com o art. 25 do CTB, os “órgãos e entidades executivos do Sistema Nacional de Trânsito poderão celebrar convênio delegando as atividades previstas neste Código, com vistas à maior eficiência e à segurança para os usuários da via”.

Pela redação acima os órgãos e entidades do SNT são, de certa forma, incentivados a utilizar o instituto do convênio para delegação de competências.

Quando utilizados, os convênios devem especificar exatamente quais competências estão sendo compartilhadas, por quanto tempo e com qual finalidade.

Assim, caso um órgão Municipal delegue parte de sua competência para um órgão estadual, este passará a também ter competência para aqueles atos, e, por eles, responderá.

A aplicação mais prática e importante para a publicação dos convênios é que esta transparência, entre outros, poderá diminuir a quantidade de processos administrativos e judiciais contra a Administração Pública.

Isto porque, ao estar a informação disponível a todos, antes de ingressar com um recurso de multa questionando a competência do órgão de trânsito que lavrou o auto de infração, sendo que, originariamente, a competência seria de outro, o suposto infrator saberá que, naquele caso, o órgão autuador teria momentaneamente competência para lavrar o AIT, e se esta fosse a única argumentação do recurso, o mesmo já não teria razão de existir, diminuindo, desta maneira, o número de processos desnecessários.

Em conclusão, não somos contra a publicação do nome dos agentes de trânsito nos sites dos órgãos do SNT. Todavia, imputar a eles a responsabilidade pela validade ou invalidade do processo administrativo de trânsito, bem como a violação do contraditório e da ampla defesa, caso tal informação não esteja disponível ao público, e desconsiderar a responsabilidade dos membros julgadores dos recursos é um acinte a qualquer pensamento minimamente esclarecido.

Quanto à publicação dos convênios feitos entre os órgãos de trânsito, tal medida é salutar e só tem a contribuir com os particulares e com a própria Administração.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Paulo André Cirino

Advogado do DETRAN|ES, Consultor de Trânsito, Palestrante.<br><br><br>CONTATO: [email protected]

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos