Inventário judicial e extrajudicial, qual a melhor opção?

17/11/2017 às 12:23
Leia nesta página:

O artigo discute sobre o conceito do inventário judicial e extrajudicial, bem como qual a melhor opção de inventário.

Resumo: O inventário é um processo em que se faz um levantamento de todos os bens deixados por determinada pessoa falecida. A partir do levantamento de todos os bens deixados, se faz uma avaliação destes e, em seguida, os bens são divididos entre os herdeiros, necessários ou testamentários.

Este processo divide-se em judicial e extrajudicial. O Inventário Judicial ocorre quando o Poder Judiciário deve ser buscado para a concretização do levantamento e divisão dos bens deixados pelo falecido. O inventário extrajudicial foi criado pela Lei 11.441 de 04 de janeiro de 2007, mas não é uma modalidade muito utilizada pelas pessoas. Foi criado com a intenção de diminuir as demandas do Poder Judiciário, para ser mais rápido.


Introdução

Este artigo tem como objetivo difundir o conceito de inventário, subdividindo-se em inventário judicial e extrajudicial. Trazendo o conceito geral sobre o inventário, de que forma ele ocorre, além das modalidades em que o inventário se divide. Além de apresentar os conceitos, tem como objetivo trazer questionamentos sobre qual a melhor opção das modalidades apresentadas pelo inventário, se, entre o inventário judicial e o inventário extrajudicial, qual a melhor opção para as pessoas realizarem.

O inventário sempre ocorre após a morte de uma determinada pessoa, pelo que descendentes iniciarão o inventário para levantar todos os bens que aquela pessoa falecida deixou.

A lei nº 11.441 de 2007 trouxe uma nova modalidade de inventário, o extrajudicial, o qual já era bastante utilizado em outros países, como os Estados Unidos. Essa modalidade de inventário inovou tal cenário, uma vez que tem como característica ser mais ágil e ter menos custos do que o inventário judicial.

Inventário Judicial

Primeiramente, a palavra inventário deriva do latim inventarium, o qual significa encontrar, achar. Esse significado possui total relação com o conceito de inventário, uma vez que este tem a finalidade de encontrar, achar bens deixados pelo falecido. Esse inventário é aquele em que se busca o judiciário, por meio de um advogado, para descrever os bens deixados pelo falecido e distribuí-los entre seus herdeiros.

Abertura

O prazo para a abertura do inventário se consagra no artigo 983 do Código de Processo Civil. A abertura do inventário deve ser requerida no prazo de 60 (sessenta) dias contados da morte do autor da herança e deverá ser encerrada dentro do prazo de 12 (doze) meses.

Art. 611. O processo de inventário e de partilha deve ser instaurado dentro de 2 (dois) meses, a contar da abertura da sucessão, ultimando-se nos 12 (doze) meses subsequentes, podendo o juiz prorrogar tais prazos, de ofício ou a requerimento de parte.

Diante disso, o prazo para encerramento e abertura do inventário poderá ser prorrogado pelo juiz, de ofício ou a requerimento de ambas as partes.

Partes que podem requerer o inventário

No prazo de 60 (sessenta) dias da abertura do inventário, quem estiver na posse e na administração do espólio deverá requerer a abertura do inventário, bem como a partilha, conforme artigo 615 e seguintes do Código de Processo Civil. Mas, se este não o fizer, as seguintes pessoas terão legitimidade concorrente:

• o cônjuge ou companheiro supérstite;

• o herdeiro;

• o legatário;

• o testamenteiro;

• o cessionário do herdeiro ou do legatário;

• o credor do herdeiro, do legatário ou do falecido;

• o Ministério Público, havendo herdeiros incapazes;

• a Fazenda Pública, tendo interesse;

• o administrador judicial da falência do herdeiro, do legatório, do falecido ou do cônjuge ou companheiro supérstite.

Os legitimados concorrentes para requerer a abertura do inventário e da partilha estão dispostos no artigo 616, do Código de Processo Civil.

Local de abertura do inventário

O inventário deverá ser aberto no último local em que o falecido possuía domicilio, tanto o inventário extrajudicial como o judicial.

Fases do processo de abertura do inventário

O processo inicia-se com o pedido de abertura do inventário comunicando o falecimento do autor da herança, além de indicar um inventariante e juntar documentos que comprovem o falecimento, como a certidão de óbito.

Após este processo, deverá ser nomeado um inventariante, devendo o juiz seguir a ordem prevista no artigo 617, do Código de Processo Civil. O inventariante terá o prazo de 5 (cinco) dias, da data de que for intimado de tal nomeação para prestar compromisso para desempenhar bem e fielmente sua função.

Multa por atraso na abertura do inventário

A Súmula 542, do Supremo Tribunal Federal, prevê que o Estado pode impor uma multa como sanção para o retardamento da abertura do inventário, restando, assim, um ônus aos herdeiros.

"Não é inconstitucional a multa instituída pelo estado-membro, como sanção pelo retardamento do início ou da ultimação do inventário." (Súmula 542 do STF).

Inventário Extrajudicial

O inventário Extrajudicial está previsto no artigo 610, § 1, do Código de Processo Civil. Essa modalidade de inventário pode ocorrer quando todos os interessados forem capazes e concordes, podendo ser realizado por meio de escritura pública.

A escritura pública é o único documento hábil para qualquer ato de registro e para o levantamento de importância depositada em instituições financeiras.

Além disso, é necessário que as partes estejam assistidas por advogado ou defensor público, uma vez que a escritura pública somente será lavrada se presente esse requisito.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos


Considerações Finais

Diante de toda análise disposta no artigo, nota-se que o Inventário Extrajudicial é a melhor opção para quem enquadra-se no requisito do artigo 610, § 1, do Código de Processo Civil.

Esse inventário possui menos custas, se comparado ao Inventário Extrajudicial, e é realizado de forma mais célere, desafogando, assim, o judiciário.

Não havendo alternativa, deverá ser utilizado o Inventário Judicial, pois é necessária a abertura do inventário para a transferência dos bens deixados pelo falecido aos seus herdeiros, e, obrigatoriamente, deverá ser usado este inventário nos casos em que o falecido houver deixado testamento ou houver interessado incapaz.


Bibliografia

  1. GONÇALVES, Carlos Roberto – Direito Civil Brasileiro – Vol. VII – Direito das Sucessões – 6 Ed. 2012 – São Paulo – Editora Saraiva.
  2. GOMES, Orlando – Sucessões – 16 Ed. 2015 – Rio de Janeiro – Editora Forense.
Assuntos relacionados
Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos