Constituição e sua penosa existência.

Porque é tão difícil ter direito

24/11/2017 às 08:48
Leia nesta página:

Falar de Garantias de direitos foi, tem sido e provavelmente será um dos grandes desafios das sociedades intituladas de racionais.

Falar de Garantias de direitos foi, tem sido e provavelmente será um dos grandes desafios das sociedades intituladas de racionais, dito isto, vamos nos recordar que a busca por assegurar ao homem o mínimo de segurança e igualdade nos precede a conceitos jurídicos, políticos, científicos e até mesmo religiosos. Dentro dos estudos da antropologia, filosofia e sociologia aprendemos que o homem passou a praticar a racionalidade quando dotou-se da habilidade de viver em grupo, momento esse, onde sua única preocupação era sua sobrevivência, neste momento nasce a habilidade de lhe dar com o outro e com o grupo, ou seja, com a sociedade que se estabelece a partir de acordos que envolvem concessões e ganhos, aqui neste momento, se extingue a igualdade pois temos uma conta de subtração eterna onde a premissa da fundação de uma sociedade se baseia na ascensão de grupo e no declínio de outro.

A história está repleta de exemplos, desde o surgimento de nossa sociedade ocidental encontramos esse discursão repaginada e redesenhada de maneira que pensemos que tratamos de um assunto novo, uma ideia nova, ou o que é pior, uma evolução do homem sobre sua vida.

Vamos retroceder um pouquinho, uns 3000 mil anos e encontraremos sociedades politicamente organizadas, com sistemas econômicos, políticos, jurídicos, filosóficos, religiosos e científicos de nos deixar ainda hoje maravilhados, povos como os sumérios os egípcios os macedônios dentre outros, e lá como cá, a grande busca do homem sempre é como criar novas leis que possam dar aos homens direitos iguais.

Voltando ao presente, em nosso amado país vivemos um momento de conflito constante sobre a eficiência ou não de nossa carta maior, será que estamos realmente protegidos, meu direito realmente tem relevância frente a tantas provas de desrespeito e descumprimento de suas ordens. Classe da sociedade que se apoderam da lei e de sua interpretação e aplicação deixam de fora a fonte inspiradora de criação da mesma.

Se forcarmos com um pouquinho, mas de atenção veremos que somente depois de lutas e revoluções é que o povo consegue fazer valer seus ditos direitos. Não temos na história do homem nem um feito garantidor de direitos conquistado sem o uso do conflito muitas vezes sangrentos e que ecoam e servem de norteador para as gerações futuras.

Temos a exemplo em nossa historia recente as duas grandes guerras onde na busca por liberdade, seja lá o que naquele momento isto significasse, milhões de pessoas sacrificaram suas vidas em busca desse objetivo e assim depois, como resultado temos a criação da ONU, instituição criada com o único propósito, diminui a desigualdade entre os povos, novamente o homem rotula velhos problemas com aparência de problemas novinhos.

Temos aqui como exemplo alguns preâmbulos de constituições de diferentes países e culturas, veremos que sem exceção agora trazem a dignidade do homem como sua matriz de solução para os problemas resultados das guerras. 

Constituição do Japão – 1946,

Capitulo III, Direitos e Deveres do Povo;

Artigo 11. O povo não será privado de gozar qualquer dos direitos humanos fundamentais. Esses direitos humanos fundamentais são garantidos ao povo por meio desta Constituição e deverão ser disponíveis para esta geração e as gerações futuras como diretos eternos e invioláveis.

Artigo 12. Os direitos e liberdades garantidos ao povo por meio desta Constituição deverão ser mantidos pelo esforço constante do povo, que deverá refutar qualquer abuso a liberdade e direitos, e será sempre responsável por utilizá-los para o bem-estar público comum.

Constituição Francesa – 1958, em seu Artigo I;

ARTIGO 1º A França é uma República indivisível, laica, democrática e social. Assegura a igualdade de todos os cidadãos perante a lei sem distinção de origem, raça ou religião. Respeita todas as crenças. Sua organização é descentralizada. A lei promove a igualdade de acesso das mulheres e dos homens aos mandatos eleitorais e funções eletivas, bem como às responsabilidades profissionais e sociais.

Constituição da República Federativa do Brasil – 1988, Dos Direitos e Garantias Fundamentais;

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

Podemos perceber que ainda temos muito a caminhar e que não podemos nos deixar enganar por falsos discursos mascarados de O BEM de todos, temas abordados como discricionariedade, ativismos jurídicos devem ser avaliados com bastante serenidade devemos nos lembrar que na balança dos poderes temos dois pesos podres Executivo e legislativo e o judiciário tendo que atuar como uma mãe largada pelo esposo que tem que desempenhar um duplo papel afim de garantir o mínimo de estabilidade ao povo.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
José Deguchi

Acadêmico de Direito. FAE Centro Universitário.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Uma reflexão sobre como se da o constitucionalismo no processo civilizatório.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos