Eficácia horizontal dos direitos fundamentais e a autonomia privada

24/11/2017 às 20:54
Leia nesta página:

O presente trabalho se propõe a analisar os direitos fundamentais , sobretudo em relação a sua eficácia horizontal frente a autonomia privada , analisando a problemática dessa atuação .

Resumo

 O presente trabalho tem por escopo analisar os direitos fundamentais a partir de sua eficácia horizontal ou indireta e principalmente as consequências frente ao principio da autonomia da privada .

Palavras chaves: Direitos fundamentais, eficácia horizontal, autonomia privada

Introdução:

Os direitos fundamentais surgiram para dar proteção aos indivíduos face ao estado. Inicialmente foram os direitos atinentes as liberdades uma vez que o estado anterior era absolutista e dessa forma, se exigia do Estado uma abstenção, um não agir, sendo por esse motivo chamado de direitos negativos. Já a segunda geração ou dimensão se exigia do Estado um fazer, proporcionando educação, saúde, lazer, ou seja, foram os direitos sociais.

Já a terceira dimensão eram os chamados direitos coletivos se referiam a paz, meio ambiente equilibrado etc. De qualquer forma em todas essas dimensões a relação era verticalizada, uma vez que se referia ao estado. Alias essa é a dimensão direta dos direitos fundamentais, Estado x individuo.

Com o passar do tempo, porém fez-se  necessário que essa interferência dos direitos fundamentais ,antes proteção dos individuo face ao Estado  e por isso mesmo uma relação verticalizada , se amoldasse aos novos tempos  fazendo surgir a eficácia horizontal ou indireta dos direitos fundamentais onde os direitos fundamentais se aplicam diretamente nas relações entre particulares .

O problema disso? A interferência dos direitos fundamentais face à autonomia privada  que é o principio que rege as relações particulares. Uma vez que há interferência de tais direitos, a autonomia a vontade não estaria sendo frontalmente atingida?

1-caracteristicas dos direitos fundamentais
1.1 Historicidade   

Os direitos fundamentais se construíram através da história e fatos que nortearam a sociedade. Por isso a primeira dimensão de direitos se segue ao absolutismo e diz respeito  exatamente a liberdade , norteados pela vontade  de se libertar de um estado opressor .Bobbio preleciona:

Os direitos do homem, por mais fundamentais que sejam, são direitos históricos, ou seja, nascidos em certas circunstâncias, caracterizadas por lutas em defesa de novas liberdades contra velhos poderes, e nascidos de modo gradual, não todos de uma vez e nem de uma vez por todas.O que parece fundamental numa época histórica e numa determinada civilização não é fundamental em outras épocas e em outras cultuas”.(  BOBBIO, pp. 5-19 )

Assim fica claro que os direitos fundamentais se construíram ou foram se estruturando através da história e de uma necessidade do individuo de se proteger frente ao Estado.

1.2-              Relatividade

Não há direito absoluto, sequer direito a vida. Dessa forma os direitos fundamentais carregam consigo essa característica que os torna mais fortes, vez que no confronto entre dois direitos fundamentais, há de se observar o caso concreto, inexistindo direito absoluto.

  1.3 imprescritibilide

Os direitos fundamentais também são imprescritíveis e o fato de não se usar um direito não faz com que ele se perca, que seja alcançado pela  preclusão  .característica alias extremamente importante desses direitos que se estivessem submetidos a prescrição ou decadência perderiam sua essência de proteção e garantia ao individuo.

1.4–inalienbilidade e indisponibilidade  

Estas características são também extremamente protetivas, uma vez que não se pode renunciar a um direito fundamental ou mesmo aliena-lo a outrem. O individuo em um momento de fraqueza poderia sim querer abrir mão de tais direitos, por isso essas características reforçam ainda mais a proteção garantista dos direitos fundamentais.

2-dimensões dos direitos fundamentais

Antigamente a única característica dos direitos fundamentais aceita era vertical ou direta. No entanto nos meados do século XX, surgiu na Alemanha a eficácia horizontal ou indireta dos direitos fundamentais, que é a sua aplicação diretamente nas relações privadas ou entre particulares. Um dos precedentes no Brasil  foi um julgado do STF onde o Ministro Gilmar Mendes reconhece tal eficácia através do julgado , RE 201.819/RJ, , DJ de 27.10.2006:

“SOCIEDADE CIVIL SEM FINS LUCRATIVOS. UNIÃO BRASILEIRA DE COMPOSITORES. EXCLUSÃO DE SÓCIO SEM GARANTIA DA AMPLA DEFESA E DO CONTRADITÓRIO. EFICÁCIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS NAS RELAÇÕES PRIVADAS. RECURSO DESPROVIDO. I. EFICÁCIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS NAS RELAÇÕES PRIVADAS. As violações a direitos fundamentais não ocorrem somente no âmbito das relações entre o cidadão e o Estado, mas igualmente nas relações travadas entre pessoas físicas e jurídicas de direito privado. Assim, os direitos fundamentais assegurados pela Constituição vinculam diretamente não apenas os poderes públicos, estando direcionados também à proteção dos particulares em face dos poderes privados. II. OS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS COMO LIMITES À AUTONOMIA PRIVADA DAS ASSOCIAÇÕES. A ordem jurídico-constitucional brasileira não conferiu a qualquer associação civil a possibilidade de agir à revelia dos princípios inscritos nas leis e, em especial, dos postulados que têm por fundamento direto o próprio texto da Constituição da República, notadamente em tema de proteção às liberdades e garantias fundamentais. O espaço de autonomia privada garantido pela Constituição às associações não está imune à incidência dos princípios constitucionais que asseguram o respeito aos direitos fundamentais de seus associados. A autonomia privada, que encontra claras limitações de ordem jurídica, não pode ser exercida em detrimento ou com desrespeito aos direitos e garantias de terceiros, especialmente aqueles positivados em sede constitucional, pois a autonomia da vontade não confere aos particulares, no domínio de sua incidência e atuação, o poder de transgredir ou de ignorar as restrições postas e definidas pela própria Constituição, cuja eficácia e força normativa também se impõem, aos particulares, no âmbito de suas relações privadas, em tema de liberdades fundamentais. (...)”.( http://redir.stf.jus.br/paginadorpub/paginador.jsp?docTP=AC&docID=388784)

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Desse julgado acima se pode perceber que os direitos fundamentais se aplicaram diretamente a relação entre particulares prevalecendo. Cassetari 2011, assim preleciona:

Para se evitar a ocorrência de abusos nas relações civis, é necessária, e possível, a aplicação dos direitos fundamentais constitucionais no âmbito do Direito Privado. Sobre o tema, afirma Pietro Perlingieri23 que o Direito Civil não se apresenta em antítese ao Direito Público, mas é apenas um ramo que se justifica por razões didáticas e sistemáticas, e que recolhe e evidencia os institutos atinentes com a estrutura da sociedade, com a vida dos cidadãos como titulares de direitos civis. Retorna-se às origens do Direito Civil como direito dos cidadãos, titulares de direitos frente ao Estado. Neste enfoque, não existe contraposição entre Direito Privado e Direito Público, na medida em que o próprio Direito Civil faz parte de um ordenamento unitário. O que deve ocorrer é uma interpretação conjunta das leis, sejam elas públicas ou privadas, principalmente entre as hierarquicamente superiores e as inferiores, pois a norma pública superior não pode ser contrariada pela privada inferior, o que demonstra a necessidade de colocar o ordenamento civil brasileiro em harmonia com as normas constitucionais. (CASSETARI, 2013, p.38)

O problema dessa aplicação indireta se dá quando há um conflito com a autonomia da privada  que rege as relações entre particulares .

3- principio da autonomia privada

Tal principio deixa claro que entre os contratantes vigora a autonomia das partes desde que se respeite a boa fé.

Atualmente se entende que a autonomia não é da vontade, mas sim da pessoa, o que reforça a tese de que saímos da era de patrimonialização (valorização do patrimônio) e estamos num momento de personificação (valorização da pessoa humana); a crise que impera na manifestação da vontade em razão de vários fatores: a) a imposição da contratação ou de algumas cláusulas contratuais pela lei e pelo Estado, o que se denomina DIRIGISMO CONTRATUAL. Como exemplo, podemos citar o seguro obrigatório, contrato que deve obrigatoriamente ser celebrado por proprietários de veículos automotores; b) a imposição de cláusulas pela parte economicamente mais forte, já que na maioria das relações contratuais encontramos desigualdades sociais entre elas, o que facilita o abuso da parte mais favorecida economicamente; haverá desemprego. Com isso a economia desacelera e gera um efeito cascata na sociedade p .(CASSETARI, 2013, pp 181/182)

Por isso apesar de nas relações particulares imperar o princípio da autonomia da privada, por diversas vezes as relações se desequilibram o que faz com que a incidência dos direitos fundamentais nessas relações seja corretamente aplicado.

4 – eficácia HORIZONTAl DOS DIREITOS FUNDANMENTAIS E A AUTONOMIA PRIVADA

Como acima relatado, uma vez que em muitas relações entre particulares ocorre uma desigualdade, a aplicação dos direitos fundamentais nessas relações não suplantaria a autonomia privada desde que se aplique de acordo com cada caso concreto e ainda se observando os critérios da razoabilidade e proporcionalidade.

Conclusão

Os diretos fundamentais surgiram inicialmente para dar garantias aos particulares frente ao estado e assim surgiram as dimensões ou gerações de tais direitos. A primeira geração, as liberdades publicas, garantiam ao cidadão a liberdade de religião, locomoção etc. frente ao Estado .Na  segunda geração se buscou os direitos sociais ,da mesma foram que na terceira se buscou os direitos coletivos como o direito a um meio ambiente equilibrado .

No entanto em todas essas dimensões os direitos fundamentais se aplicavam de forma vertical ou direta ou seja do particular frente ao Estado com toso o seu aparato como forma de garantia de direitos .

Surgiu, no entanto na Alemanha no século XX, a aplicação de tais direitos nas relações particulares oque se denominou de eficácia horizontal ou indireta, A grande polêmica de tal aplicabilidade seria no tocante ao principio da autonomia privada no que tange ao seu afastamento e tal principio é o que norteia todas as relações jurídicas entre particulares. O que se entendeu foi que em determinadas situações em que uma das partes tem um poder ou aparato maior e por isso se equiparam ao Estado, deve-se aplicar sim os direitos fundamentais como forma de garantia, sem que se suplante a autonomia privada bastando para isso que se aplique a cada caso concreto de acordo com a razoabilidade e proporcionalidade.

REFERÊNCIAS

BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos, 11. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

Cassettari, Christiano .Elementos de direito civil.São Paulo : Saraiva, 2011. Bibliografia. 1. Direito civil 2. Direito civil - Brasil I. Título

Lenza, Pedro. Direito constitucional esquematizado / Pedro Lenza. – 16. ed. rev., atual. e ampl. – São Paulo : Saraiva, 2012. Bibliografia. 1. Direito constitucional I. Título

TEORIA GERAL DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS PROF. JOÃO TRINDADE CAVALCANTE  FILHO Disponivel em <http://www.stf.jus.br/repositorio/cms/portaltvjustica/portaltvjusticanoticia/anexo/joao_trindadade__teoria_geral_dos_direitos_fundamentais.pdf> Acesso em 20/11/2017

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos