No presente artigo vamos falar sobre batidas de carro corriqueiras, que geram apenas alguns danos no veículo.
Em primeiro lugar, você deve ter o conhecimento primordial de que carros são máquinas, e máquinas são perigosas- possivelmente mortais.
Você não deve dirigir bêbado (a), sob efeito de quaisquer drogas (principalmente as ilegais), tampouco se não tiver carteira de motorista em dia ou se o carro não passou por uma revisão. Obviamente, também não deve dirigir se não souber.
Em caso de acidente, sempre pare para conversar com o outro motorista, troque contatos, ofereça ajuda, principalmente se houver vítimas- o que não é assunto para esse post.
Resumidamente, os motoristas podem decidir entre si que cada um arcará com seu prejuízo, podem acionar suas seguradoras, ou podem ingressar com ação judicial (inclusive diante dos juizados especiais).
Se o outro motorista for culpado, você pode ingressar com ação de perdas e danos contra ele, caso não pague.
Se você errou e tiver seguro, mas o seguro se negar a cobrir o prejuízo, pode ingressar com ação de obrigação de fazer contra a seguradora para que pague o sinistro. Se você errou e não tem seguro, mas não tem dinheiro para arcar com o prejuízo no momento, pode ingressar com ação de consignação em pagamento para negociar o valor e tentar pagar aos poucos, depositando, inicialmente, o valor que achar justo para que o outro motorista não permaneça prejudicado - caberá a ele aceitar ou não.
Para mais informações ou para uma consultoria, entre em contato conosco:
Tel e Whatsapp de atendimento do Escritório: (11) 951190640