A recuperação judicial do produtor rural

Leia nesta página:

Trata-se de artigo que demonstra a possibilidade do ajuizamento do processo de Restruturação Judicial em prol dos Produtores Rurais. Há também menção do projeto de lei que altera a Lei de Recuperação Judicial no tocante ao processo de RJ do produtor rural.

A atual lei de Recuperação Judicial e Falência, Lei 11.101/2005, em seu artigo 48[1], traz os requisitos mínimos para que o devedor possa requerer o processamento da Recuperação Judicial. Basicamente, o devedor (empresário ou sociedade empresária), deverá exercer regularmente, pelo período de 2 anos, sua atividade empresarial no momento em que vier a socorrer-se do Poder Judiciário.

E não é para menos. O legislador levou em consideração dois aspectos: o formal – a regularidade da atividade empresarial e o temporal – por pelo menos, dois anos.

Não se olvida que o conceito de empresa é basicamente econômico, ou seja, é algo enérgico, com a organização dos fatores de produção para um fim econômico, abrangendo a circulação de produtos e serviços, gerando riqueza. Todavia, o legislador compreende que não basta o empresário exercer sua atividade econômica, é preciso sujeitar-se a inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, antes do início de suas atividades, tudo conforme preconiza o artigo 967 do Código Civil[2].

Assim sendo, via de regra, o empresário deverá efetuar o registro de suas atividades para ser considerado um empresário regular, ao revés, será considerado um empresário irregular, não podendo obter os benefícios que a condição de empresário oferece àqueles que exercem sua atividade de forma regular, a exemplo, do requerimento do processamento da Recuperação Judicial.

Grande celeuma instaurou-se nos casos em que envolvia o empresário rural que, diante de uma crise financeira, ficava impedido de pleitear o beneplácito da Recuperação Judicial, principalmente diante de sua não comprovação do exercício da atividade empresarial. Ocorre que, o artigo 970 do Código Civil[3] asseverou aos produtores rurais, um tratamento diferenciado e simplificado em relação à inscrição e aos efeitos daí decorrentes. Deste modo, a inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis é facultativa. Deste modo, independentemente da ausência de registro, o produtor está regular para os efeitos da lei.

Todavia, como conciliar a facultatividade do registro, com a exigência de registro pelo artigo 48 da lei de Recuperação Judicial?

No ano de 2013, houve a inclusão do parágrafo 2º no artigo 48 da Lei de Recuperação Judicial e Falências dispondo: em se tratando de exercício de atividade rural, por pessoa jurídica, admite-se a comprovação do prazo estabelecido no caput deste artigo por meio da Declaração de Informações Econômicos-Fiscais da Pessoa Jurídica – DIPJ que tenha sido entregue tempestivamente.

Todavia, apesar da inclusão do dispositivo supramencionado, doutrina e jurisprudência continuaram divergindo. Seria requisito fundamental o empresário rural comprovar dois anos de registro para ter legitimidade ao pedido de Recuperação Judicial?

Após inúmeros debates, o melhor entendimento firmou-se no sentido de que é aceitável a soma dos anos anteriores à inscrição, durante os quais tenha havido comprovadamente a atividade rural de que fala o artigo 971 do Código Civil[4], para que se preencha o requisito temporal. A real justificativa reside no fato de que o produtor rural, normalmente, já exerce sua atividade econômica há muitos anos. O registro realizado tem apenas efeito declaratório.

Assim, a jurisprudência, ao menos no Estado de São Paulo, consolidou-se no sentido de que a comprovação exigida pela Lei 11.101/2005 é acerca da existência da prática contínua da atividade empresarial pelo prazo mínimo de 2 anos e não da existência de registro do empresário ou ente empresarial por aquele lapso temporal. Vejamos: “Recuperação Judicial. Decisão que defere o seu processamento. Impugnação por via de Agravo de Instrumento admissível. Recuperação Judicial. Empresário Rural. Cabimento, desde que comprovado o desenvolvimento por mais de dois anos, inscrevendo-se perante o Registro Mercantil em data anterior ao pedido, legitimado o espólio, representado pela inventariante. Inteligente do artigo 48, parágrafo 1º e 2º da Lei 11.101/05. Recuperação Judicial. Empresário Rural. Para postulação, não basta a inscrição antecedente no Registro Mercantil, exigindo, a lei, que se comprove o desenvolvimento da atividade por dois anos”[5].

Em harmonia com esse entendimento, o Projeto que altera a Lei de Recuperação Judicial e Falência[6], traz procedimento simplificado para que os produtores rurais possam ser beneficiados com o pedido de Recuperação Judicial, a exemplo da permissão do produtor rural pessoa física comprovar o prazo estabelecido no caput do artigo 48, somente com a Declaração de Imposto de Renda, bem como para excetuar-lhe o cumprimento do requisito temporal.

Desta forma, diante dos desafios inerentes ao processo recuperacional, é tempo de permitir a aprovação do Plano de Recuperação Juidicial do produtor rural, que em tempos de crise politico-econômica, deve ter amparo jurídico do Instituto que nasceu para preservar empresas em dificuldades. 


[1] Artigo 48. Poderá requerer recuperação judicial o devedor que, no momento do pedido, exercer regularmente suas atividades há mais de 2 (dois) anos e que atenda aos seguintes requisitos.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

[2] Artigo 967. É obrigatória a inscrição do empresário no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, antes do início de sua atividade.

[3] Artigo 970. A lei assegurará tratamento favorecido, diferenciado e simplificado ao empresário rural e ao pequeno empresário, quanto à inscrição e aos efeitos daí decorrentes.

[4] Artigo 971. O empresário, cuja atividade rural constitua sua principal profissão, pode, observadas as formalidades de que tratam o artigo 968 e seus parágrafos, requerer inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, caso em que, depois de inscrito, ficará equiparado, para todos os efeitos, ao empresário a registro.

[5] TJSP, 2ª Câmara Reservada de Direito Empresarial, Agravo de Instrumento nº 2048349-10.2017.8.26.000, Rel. Araldo Telles. J. 30/10/2017).

[6] PL 6.279/2013.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Fabiana Cristina de Arruda Cueva Soares

Advogada especialista em Recuperação Judicial e Falências.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos