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A institucionalização dos programas de compliance no ordenamento brasileiro

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Resumo:


  • A presença de programas de Compliance no Brasil é uma realidade cada vez mais consolidada, impulsionada por legislações como a Lei Anticorrupção (Lei 12.846/13).

  • Normativas como a Resolução nº 2.554/98 do Banco Central e a Lei nº 8.429/92 contribuíram para a implantação de sistemas de controle interno nas organizações, especialmente no setor bancário.

  • A Lei Sarbanes-Oxley, promulgada nos EUA em 2002, influenciou práticas de governança corporativa no Brasil, visando a proteção de investidores e a prevenção de fraudes nas empresas.

Resumo criado por JUSTICIA, o assistente de inteligência artificial do Jus.

REFERÊNCIAS

BRASIL. DECRETO Nº 8.420, DE 18 DE MARÇO DE 2015. Regulamenta a Lei no 12.846, de 1o de agosto de 2013, que dispõe sobre a responsabilização administrativa de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 19 mar. 2015. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/decreto/D8420.htm>. Acesso em: 30 abr. 2017.

________. LEI Nº 8.429, DE 2 DE JUNHO DE 1992. Dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 3 jun. 1992. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8429.htm>. Acesso em 07 out. 2017.

________. Lei Nº 8.443, DE 16 DE JULHO DE 1992. Dispõe sobre a Lei Orgânica do Tribunal de Contas da União e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 17 jul. 1993. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8443.htm>. Acesso em 07 out. 2017.

________. LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993. Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 22 jun. 1993. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8666cons.htm>. Acesso em 07 out. 2017.

________. LEI Nº 9.613, DE 3 DE MARÇO DE 1998. Dispõe sobre os crimes de "lavagem" ou ocultação de bens, direitos e valores; a prevenção da utilização do sistema financeiro para os ilícitos previstos nesta Lei; cria o Conselho de Controle de Atividades Financeiras - COAF, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 4 mar. 1992. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9613.htm>. Acesso em 07 out. 2017.

________. LEI Nº 12.846, DE 1º DE AGOSTO DE 2013. Dispõe sobre a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira, e dá outras providências. Brasília. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, DF, 01 ago. 2013. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12846.htm>. Acesso em 29 mar. 2017.

________. LEI Nº 13.303, DE 30 DE JUNHO DE 2016. Dispõe sobre o estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 30 jun. 2016. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13303.htm>. Acesso em 30 set. 2017.

CADE. Guia de Compliance. Brasília, 2016. 43p. Disponível em:  < http://www.cade.gov.br/acesso-a-informacao/publicacoes-institucionais/guias_do_Cade/guia-compliance-versao-oficial.pdf/view>. Acesso em 30 set. 2017.

CAMARGO, Rodrigo Oliveira de. Compliance, investigação e direitos fundamentais. Compliance Brasil. São Paulo, 2015.Disponível em:<http://Compliancebrasil.org/Complianceinvestigacaoedireitosfundamentais/>. Acesso em: 17 fev. 2017.

CAMARGO. Renata Freitas de. Lei Sarbanes-Oxley: aprimorando a prestação de contas com a SOx. Tresys. Joinvile, mai. 2017. Disponível em:< https://www.treasy.com.br/blog/sox-lei-sarbanes-oxley>. Acesso em: 20 out. 2017.

CARTAXO, Maria Maximina B. Evolução da Legislação Anticorrupção no Brasil e Compliance. Compliance Corporativo. Out. 2014. Disponível em: < http://brasilCompliance.blogspot.com.br/2014/10/evolucao-da-legislacao-anticorrupcao-no.html>. Acesso em: 30 set 2017.

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MENDES, Francisco Schertel; CARVALHO, Vinicius Marques de. Compliance: concorrência e combate à corrupção. São Paulo: Trevisan editora, 2017.


Notas

[1] O programa Pró-Ética tem caráter voluntário e foi estabelecido pela CGU resultado de "esforços entre os setores público e privado para promover no país um ambiente corporativo mais íntegro, ético e transparente. A iniciativa consiste em fomentar a adoção voluntária de medidas de integridade pelas empresas, por meio do reconhecimento público daquelas que, independentemente do porte e do ramo de atuação, mostram-se comprometidas em implementar medidas voltadas para a prevenção, detecção e remediação de atos de corrupção e fraude". (http://www.cgu.gov.br/assuntos/etica-e-integridade/empresa-pro-etica).

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[2] O Instituto Ethos é uma Oscip cuja missão é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável. Criado em 1998 por um grupo de empresários e executivos da iniciativa privada, o Instituto Ethos propõe-se a disseminar a prática da responsabilidade social empresarial, ajudando as instituições a: compreender e incorporar de forma progressiva o conceito do comportamento empresarial socialmente responsável; implementar políticas e práticas que atendam a elevados critérios éticos, contribuindo para o alcance do sucesso econômico sustentável em longo prazo; assumir suas responsabilidades com todos aqueles que são atingidos por suas atividades; demonstrar a seus acionistas a relevância de um comportamento socialmente responsável para o retorno em longo prazo sobre seus investimentos; identificar formas inovadoras e eficazes de atuar em parceria com as comunidades na construção do bem-estar comum; prosperar, contribuindo para um desenvolvimento social, econômica e ambientalmente sustentável (https://www3.ethos.org.br).

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Sobre o autor
Argemiro Cesar do Vale Verde de Lima e Silva

Formando do Curso de Direito da Universidade Dom Bosco (UNDB) em São Luis/MA.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

LIMA E SILVA, Argemiro Cesar Vale Verde. A institucionalização dos programas de compliance no ordenamento brasileiro. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 22, n. 5274, 9 dez. 2017. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/62649. Acesso em: 22 dez. 2024.

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