Artigo Destaque dos editores

A importância do inquérito policial como instrumento de persecução penal

Exibindo página 4 de 4
Leia nesta página:

Conclusão

Em linhas gerais, foi possível perceber que o modelo de persecução penal brasileiro, amparado em duas fases, uma administrativa e inquisitória, e outra judicial e acusatória, não foi uma criação, mas resultado da evolução de nossa sociedade.

O fato da fase investigatória (administrativa) ser um procedimento inquisitivo, não afasta as garantias constitucionais, muito pelo contrário, funciona como lastro para que se garanta a imparcialidade da autoridade policial, que deve se manter equidistante de quaisquer lados, devendo sempre nortear-se pela busca da verdade, e isso por si, já representa uma garantia fundamental a aplicação da justiça.

A fase judicial por sua vez, muito embora não se veja dependente da administrativa, funciona muito melhor quando harmonizada com esta, visto que existe entre ambas uma complementaridade óbvia e natural.

Considerando ainda que o estado de direto fundamenta-se em dois grandes pilares, quais sejam o equilíbrio e independência entre poderes e os direitos e garantias constitucionais (individuais e coletivas), é temerário observar que ainda existam linhas cinzentas entre as atribuições da polícia e ministério público. Vemos o poder investigatório do Ministério Público como uma garantia, a ser complementada por sua atribuição constitucional de exercer o controle externo da polícia, e não como uma carta branca para imiscuir-se num mister que não lhe é precípuo. Nesse diapasão, é essencial que as atuações sejam complementares, não excludentes. E que se diga, obviamente, que o risco de invasão de atribuições, além de oferecer um enorme risco ao sucesso das investigações, ainda provoca um desequilíbrio tremendo à persecução, concentrando nas mãos do parquet, tanto o poder de conduzir a investigação e produzir provas como o de acusar, o que pode acabar por retirar das mãos do magistrado a possibilidade de avaliar provas produzidas com imparcialidade, numa fase puramente inquisitória e imparcial.

Existe ainda uma enorme discussão em torno da eficiência do inquérito policial. Sobre o tema, fica claro, pela análise das caraterísticas elencadas no trabalho, bem como pelo breve histórico apresentado, que o inquérito nada mais é que um instrumento, e que, como tal, pode ser utilizado de maneira adequada ou não.

O fato é que, como a persecução penal está estruturada em duas fases, e que nosso sistema judicial é, além de fortemente garantista, baseado no civil law, não como há conceber a extinção da fase administrativa, ou sua existência dissociada da instrumentalização que o inquérito oferece.

A propagada ideia de que a quantidade de inquéritos abertos e sem solução é culpa da polícia judiciaria também é absurda, pois, quem decide ou não arquivar inquérito é o judiciário em entendimento com o ministério público, não podendo o delegado de polícia nem mesmo se manifestar a respeito, e quem determina sua abertura é a lei, justamente com o fim de apurar a possível prática de um crime. Por outro lado, é obvio que, além da polícia não dispor de meios para investigar tudo, em tempo hábil, muitos crimes, realmente acabam sem solução, e seria hipocrisia ignorar tal fato.

Assim, hoje, o que vemos como ideal, seria a reformulação do sistema persecutório, com a desvinculação da polícia do executivo e com o aumento de sua independência, além da criação de um procedimento menos garantista e burocrático para condução de investigações de crimes menos graves.

A criação de uma nova dinâmica que possibilitasse o pronto arquivamento de inquéritos sem possibilidade de solução ou sem lastro mínimo seria também fundamental para diminuição da sobrecarga que hoje assola os cartórios das delegacias.

Consoante todo o exposto, percebe-se que o grande problema em relação ao tema é o desconhecimento por parte da sociedade, e o descaso por parte do legislador.      


REFERÊNCIAS

ALMEIDA, M. M. Histórico do Inquérito Policial no Brasil. Disponível em: <http://www.conteudojuridico.com.br/artigo,historico-do-inquerito-policial-no-brasil,37218.html> Acesso em: 28 jul. 2014

AVENA, N. Processo penal: esquematizado. São Paulo: Método, 2014.

BONFIM, E. M. Curso de processo penal. São Paulo: Saraiva, 2012.

CAPEZ, F. Curso de processo penal. São Paulo: Saraiva, 2012.

CUNHA, R. S.; PINTO, R. B. (2009). Processo Penal: Doutrina e prática. Salvador: Jus Podivm, 2009.

LIMA, R. B. Manual de processo penal. Salvador: Jus Podivm, 2014.

MACHADO, A. A. (2010). Investigação criminal defensiva. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2010

NUCCI, G. d. Manual de processo penal e execução penal. Rio de Janeiro: Forense, 2014.

PICOLIN, G. R. (26 de 01 de 2007). Surgimento do Inquérito Policial: Jurisway. Disponível em: <http://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=156> Acesos em: 12 jun. 2014.

SOUZA, R. P.; CABRAL, B. F. Manual prático de policia judiciária. Salvador: Jus Podivm, 2013.

TÁVORA, N.; ALENCAR, R. R. Curso de direito processual penal. Salvador: Jus Podivm, 2013.

ZANOTTI, B. T.; SANTOS, C. I. Delegado de Policia: Teoria e prática no estado democrático de direito. Salvador: Jus Podivm, 2013.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

AZEVEDO, Rodrigo Teodoro Karlic. A importância do inquérito policial como instrumento de persecução penal. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 23, n. 5623, 23 nov. 2018. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/63527. Acesso em: 29 mar. 2024.

Mais informações

Trabalho de Conclusão de Pós-Graduação, apresentado à Banca Examinadora do Unijur-DF para obtenção do título de pós-graduado em Direito Penal, sob orientação do Professor (mestre/doutor) Reinaldo Rossano.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos