Matrícula para o 1º ano do Fundamental: o controverso limite etário

20/01/2018 às 10:03
Leia nesta página:

O que fazer caso a matrícula seja negada em razão da idade?

Ao concluir o Ensino Infantil, os alunos terminam um ciclo e devem iniciar o Ensino Fundamental. Em vez da ludicidade dos “jardins de infância”, o Ensino Fundamental representa maior contato com o ensino tradicional, com disciplinas, provas e tarefas diárias.

No entanto, os órgãos reguladores as instituições de ensino podem colocar limites e impedir a matrícula de alunos que ainda não completaram 6 anos de idade, por exemplo; ou mesmo negar a matrícula para aqueles que já possuem 7 anos completos, com base em suas próprias regras.

Todavia, se o aluno já tiver concluído o Ensino Infantil, não se mostra razoável interromper seus estudos para que, no ano subsequente, efetue sua matrícula para o Ensino Fundamental.

Em que pese as leis tenham o propósito de estabelecer limites e tornar viável a política pública educacional, é preciso destacar que a Constituição Federal não impõe limites etários, além de incentivar o acesso aos níveis mais elevados de ensino, segundo a capacidade de cada um. Inclusive, o tema está pendente de julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (Ação Direta de Constitucionalidade 17), que fixará as diretrizes relativas à interpretação da legislação federal.

Por essa razão, é cabível a propositura de ação judicial, com base em ampla jurisprudência consolidada, favorável à realização de matrículas quando o fator idade representar um obstáculo para a evolução de seus estudos.

Alynne Nayara Ferreira Nunes é advogada fundadora do Ferreira Nunes Advocacia, escritório especializado em Direito Educacional. Entre em contato por meio do e-mail: [email protected]. Acesse: www.ferreiranunesadvocacia.com.br.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Alynne Nayara Ferreira Nunes

Advogada especializada em Direito Educacional e fundadora do escritório Ferreira Nunes Advocacia. Mestre em Direito pela FGV Direito SP. Acesse: ferreiranunesadvocacia.com.br.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Publicado originalmente em: http://ferreiranunesadvocacia.com.br/matricula-para-o-1o-ano-do-fundamental-o-controverso-limite-etario/.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos