Responsabilidade civil subjetiva e responsabilidade civil objetiva.

23/02/2018 às 12:27
Leia nesta página:

Breves notas acerca da evolução histórica das teorias da Responsabilidade Civil Subjetiva e Responsabilidade Civil Objetiva, o pensamento doutrinário sobre a aplicação no Direito, em tempos pretéritos e nos dias atuais.

PALAVRAS-CHAVE: Responsabilidade Civil. Dolo. Culpa. Dano.


1- INTRODUÇÃO.

1.1 Conceito e História.

Conforme preleciona Gustavo Tepedino, “a noção de Direito encontra-se intimamente vinculada à noção de composição dos conflitos de interesses, visando o atendimento das funções essenciais da justiça e segurança”. (Tepedino, 1999, p.173). Neste sentido, segundo o autor, tem a norma jurídica um duplo escopo: dissipar as divergências das relações intersubjetivas e regrar a conduta humana, constituindo-se em parâmetro para o comportamento. Ademais, as regras, critérios e pressupostos adotados pelo Direito para a composição das lides, de forma a obrigar o devedor a indenizar a quem sofre o dano injusto, dão-nos a ideia sobre o desenvolvimento da responsabilidade civil no tempo (Tepedino, p. 173).

As concepções de justiça que, tradicionalmente, regeram as sociedades antigas, embasavam o pensamento de que o dano injusto, decorrente do descumprimento de um dever contratual ou pela desobediência a um preceito legal, deveria acarretar ao devedor o dever de indenizar o ofendido. Embora sejam estas as mesmas ideias que perpassam o Direito atual, nem sempre o dever de indenizar recaiu sobre o patrimônio do devedor. Nesse sentido, a Lei de Talião – olho por olho, dente por dente – transmitiu ao Direito Romano clássico a concepção de que o credor tinha direito de exigir corporalmente do devedor a satisfação da ofensa à obrigação contratual ou a lesão a preceito legal. (Tepedino, 1999, pp. 174, 175).

Num primeiro momento, prevaleceu no Direito Romano a responsabilidade civil objetiva, pois não havia a exigência de comprovação do elemento subjetivo para a exigência das cruéis penas impostas. No entanto, a partir da percepção de que as penas corporais constituíam meio impróprio de satisfação do direito lesado e percebendo-se que a não exigência do requisito culpa acarretava situações injustas, surge a necessidade de comprovação desta (Tartuce, 2011, p. 394). Destarte, a responsabilidade civil subjetiva passou a figurar como regra nas codificações privadas influenciadas pelo direito de Roma, como bem se observa a partir das leituras dos Códigos de 1916 e 2002 brasileiros.

Segundo o magistério de Flávio Tartuce, a responsabilidade civil subdivide-se em (i) responsabilidade civil negocial ou contratual – prevista nos arts. 389, 390 e 391 do Código Civil de 2002; e (ii) responsabilidade civil extratracontrual ou aquiliana – fundada no art. 186, que dispõe sobre o ato ilícito, e no art. 187 que disciplina o abuso de direito ( Tartuce, 2011, p.394). No entanto, de acordo com o civilista, inobstante ter sido mantido o modelo dualista de responsabilidade civil no atual Código, o pensamento majoritário é o de unificar as responsabilidades, o que se observa no Código de Defesa do Consumidor, Lei 8.078 de 11 de Setembro de 1990.


2. A TEORIA SUBJETIVA DA RESPONSABILIDADE CIVIL.

A ideia de responsabilidade civil está intimamente relacionada à origem da palavra, do latim respondere; decorre da necessidade de que alguém, que tenha violado regras sociais, responda por seus atos e consequências. 

A teoria subjetiva preconiza que o elemento culpa constitui, em regra, um dos pressupostos necessários para a responsabilidade civil.  Em nosso Código Civil, podemos depreendê-la da leitura do artigo 186:

“Art. 186. Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente

Conforme lições de Maria Helena Diniz, o ato ilícito, insculpido nos artigos supracitados, compreende a conduta humana contrária às normas jurídicas e que viola direito subjetivo de outrem, causando dano patrimonial e/ou moral, estabelecendo-se o dever de repará-lo, nos termos dos arts. 927 e 944 do Código Civil (Diniz, 2009, p.207).

Como se disse alhures, conforme a teoria subjetiva – doutrina tradicionalmente majoritária –, a culpa genérica ou lato sensu constitui, em regra, elemento necessário da conduta humana para que se crie a obrigação de reparar o dano causado (Tartuce, 2011, p.411). Em contrario sensu, os doutrinadores Pablo Stolze e Rodolfo Pamplona Filho preconizam que a culpa genérica constitui apenas elemento acidental da responsabilidade, elegendo três requisitos: a) conduta humana; b) dano; e c) nexo de causalidade (Tartuce, 2011, p.411).

Para Tartuce, a culpa genérica ou lato sensu compreende o dolo e a culpa em sentido estrito (Tartuce, 2011, p. 413).

O dolo refere-se à ação ou omissão voluntária disciplinada no art. 186, CC. Em outros termos, significa dizer que a pessoa viola intencionalmente um dever jurídico na intenção de prejudicar a outrem.

Nas lições de Sérgio Cavalieri Filho, citado por Tartuce, a culpa é caracterizado por três elementos: “a) a conduta voluntária, com resultado involuntário; b) a previsão ou previsibilidade; e c) a falta de cuidado, cautela, diligência e atenção” (Tartuce, 2011, p. 414). Nesta esteira, conclui-se que enquanto no dolo o agente pratica o ato na intencionalidade de alcançar determinado resultado, isto é, a pessoa deseja a conduta e o resultado; na culpa quer a conduta, porém, não deseja o resultado.


3. TEORIA OBJETIVA DA RESPONSABILIDADE CIVIL

Enquanto que na teoria subjetiva a culpa genérica ou lato sensu – que engloba o dolo e a culpa em sentido estrito – é o fio-condutor, em regra, necessário para a exigência de reparação, na teoria objetiva da responsabilidade civil a conduta humana somada à previsão legal de responsabilização sem culpa ou pela atividade de risco constituem o nexo causal que exigem a reparação, nos termos do parágrafo único do art. 927, CC. Conforme Tepedino, a expansão da teoria objetiva na Codificação e na Jurisprudência ocorreu quando “percebeu-se a insuficiência da técnica subjetivista, também chamada aquiliana, para atender a todas as hipóteses em que os danos deveriam ser reparados” (Tepedino, 1999 p.175).

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Destarte, percebe-se que o nosso ordenamento jurídico utiliza-se de ambas as teorias, haja vista insculpir a responsabilidade subjetiva no art. 186, CC, ao passo que adota a responsabilidade objetiva no artigo seguinte que disciplina o abuso de direito e, também, adota-a, na Lei 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor), art. 12, quando prescreve que “o fabricante, o produtor, o construtor, nacional ou estrangeiro, e o importador, respondem independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores [...]” (grifo nosso).

Para Limongi França, citado por Diniz, “o abuso de direito consiste em um ato jurídico de objeto lícito, mas cujo exercício, levado a efeito sem a devida regularidade acarreta um resultado que se considera ilícito” (Dinis, 2009, p.208).

Em relação ao abuso de direito, o entendimento jurisprudencial e doutrinário majoritários é no sentido de que a responsabilidade civil, neste caso, é aferível independentemente de culpa do agente, haja vista fundamentar-se “somente no critério objetivo-finalístico” (Enunciado 37 da I Jornada de Direito Civil, promovida pelo CJF, em 2002).

Há que se destacar, também, que o Código Civil admite a teoria objetiva da responsabilidade civil por atos praticados por terceiros, por danos causados por animal etc., conforme previsão do art. 932 e seguintes.


4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Diante do exposto, entendemos que as teorias subjetiva e objetiva foram adotadas pelo Código Civil de 2002, adotando, assim, a técnica legislativa o modelo dual de responsabilidade civil, prevalecendo, no entanto, as concepções jurisprudenciais e doutrinárias pela necessidade de demonstração, em regra, da culpa genérica.


REFERÊNCIAS

DINIZ, Maria Helena. Código Civil anotado / Maria Helena Diniz – 14. ed. rev. e atual. – São Paulo: Saraiva, 2009.

TARTUCE, Flávio. Manual de Direito Civil: volume único / Flávio Tartuce. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2011.

TEPEDINO, Gustavo. Temas de Direito Civil / Gustavo Tepedino. – 1. ed. –Rio de Janeiro: Renovar, 1999. 

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Osiel Ferreira

Advogado atuante nas searas Criminal, Cível e do Consumidor. OAB-MA 17.626 Esp. em DIREITO CONSTITUCIONAL pela Universidade Anhanguera-Uniderp (2017). Graduado em DIREITO pela Universidade Federal do Maranhão (2017).

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos