A centralidade dos Direitos Humanos-Fundamentais na linguagem jurídica contemporânea

Leia nesta página:

A presente análise se propõe à reflexão conceitual acerca da significação dos direitos humanos-fundamentais, cuja relevância se descortina na dialética de aplicação da norma, sob o contexto de historicidade, linguagem e práxis forenses, aliada à eficácia.

Segundo se depreende do tema posto à análise, sobretudo, em confronto à forma de interpretação e aplicação das normas em um ordenamento jurídico, o fenômeno da centralidade e horizontalidade dos direitos humanos-fundamentais propicia indagações de crivo científico acerca da valoração, por vezes estritamente semântica, do direito positivo, em detrimento dos fatos sociais prementes.

De fato, ao estabelecer um núcleo central de garantias precípuas ao indivíduo que integra o Estado de Direito, basilares à existência minimamente digna, e teleologicamente correspondente à criação da estrutura estatal, a linguagem jurídica que permeia os aplicadores das normas influi na concretização dos valores e princípios inerentes, porém, perseveram dissensos.

Ao defender a mitigação dessa centralidade dos direitos humanos-fundamentais, coexiste a ideologia de natureza cética ou niilista que verbera a valoração da regra propriamente exarada como necessária e estruturante do contexto normativo, ainda que sincrética e objetiva, posto que conduz ao bem comum e, em tese, coibe o subjetivismo e sua amplitude.

Noutro vértice, em extremo oposto, a postura apologética dos direitos humanos-fundamentais apregoa, de modo universalizante, que a centralidade e relevância deles constituem o necessário para a proteção da dignidade da pessoa humana, de modo estático e distante das pecualiaridades culturais relativas ao contexto e prisma escolhido para o escrutínio.

Entretanto, a postura elogiosa não pressupõe a concretude dos direitos em tela, uma vez que enfatizar o conceito ou finalidade deles, enquanto pilares normativos e reluzentes, não significa a efetividade esperada no meio em que se originaram, em face das mazelas sociais, ou seja, nas situações em concreto postas a um julgador, cite-se a título exemplificativo.

Feitas tais ponderações, ainda que o terreno linguístico contemporâneo seja volúvel e árido quanto à valoração da centralidade dos direitos humanos-fundamentais, dada à relevância histórica deles enquanto norteadores procedimentais, tal configuração deverá prevalecer, haja vista a preponderância principiológica e protetiva.

Referências bibliográficas

PINTO COELHO, Saulo de Oliveira. Para uma crítica das críticas ao discurso dos direitos humanos e fundamentais: da desconstrução do jushumanismo ao jushumanismo crítico. Revista Direitos Humanos e Efetividade , v. 1, p. 1-18, 2015.

PINTO COELHO, Saulo de Oliveira. Reconhecimento, Experiência e Historicidade: considerações para uma compreensão dos Direitos Humano-Fundamentais como (In)variáveis Principiológicas do Direito nas sociedades democráticas contemporâneas. In: FARIAS; SOBREIRAS FILHO; OLIVEIRA JÚNIOR. (Org.). Filosofia do Direito. 1.ed.Florianópolis: FUNJAB, 2012, v. 1, p. 289-310.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Luana Cristina Rodrigues de Andrade

Aluna especial do Programa de Mestrado em Direito da USP (2.2023). Especialista em "Direito Processual Civil e Ministério Público" (2020) e em "Compliance e Direito Penal Econômico" (2023), pela Escola Superior do Ministério Público do Estado de Goiás (ESUMP-GO). Graduada em Direito pela FPU (2014). Habilitada no XIV Exame da OAB (2014). Atualmente, é Assistente da Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Goiás.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Avaliação discursiva do módulo da disciplina de Filosofia do Direito, apresentada à Escola Superior do Ministério Público do Estado de Goiás (ESMP-GO), como requisito da pós-graduação em "Direito Processual Civil e Ministério Público" (lato sensu), sob orientação do Prof. Dr. Saulo de Oliveira Pinto Coelho.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos