Como os robôs trabalham na busca de licitações? Entenda agora

09/03/2018 às 11:42
Leia nesta página:

A automação no setor de licitações tem crescido muito, neste breve artigo, você vai entender tudo o que há por trás da entrega antecipada dos editais de licitações que chegam nos emails de milhares de empresários.

Independente do ramo de atividade em que atua, muitos fornecedores de bens e/ou serviços para órgãos públicos, acabam tendo certa dificuldade em ter uma visão ampla das oportunidades de negócios de seu interesse, alguns por ter que pesquisar manualmente e é claro, não conseguirem tempo suficiente para encontrar muitas licitações relevantes. E outros por contratarem serviços de busca de licitação as vezes ineficiente, onde várias licitações ''escapam'' por chegarem para o fornecedor muito perto do prazo de abertura ou por algumas destas licitações não serem captadas, fazendo é claro, com que o fornecedor perca a oportunidade de entrar na disputa.

É neste momento que os robôs entram em cena, no Brasil existem mais de cinco mil prefeituras, sem falarmos nos órgãos estaduais e federais, então imagine você a quantidade de portais, diários oficiais e sites de prefeituras onde todos os dias são postadas milhares de licitações.

É humanamente impossível que o fornecedor consiga capturá-las sozinho, pensando nisso que foram desenvolvidos os crawlers(robôs), que varrem a internet, vasculhando os portais, diários ofciais e sites de prefeituras, coletando e armazenando as oportunidades de negócios encontradas.

Feito isso, os robôs armazenam todas as licitações que encontram em um ''mega'' banco de dados, para então logo em seguida, realizarem uma espécie de filtro, verificando os interesses de quem deseja vender para o governo e os entregando oportunidades de negócios de acordo com o que se deseja trabalhar, por exemplo:
A empresa X trabalha com equipamentos de informática, os robôs vão até as licitações que eles coletaram e selecionam oportunidades de negócios que solicitem: suprimentos para informática, impressora, monitor, computador, teclado, mouse, webcam, CPU, etc.

Todo este processo que vimos, acontece em fração de segundos, e toda a mão de obra é dos robôs, desde a coleta até a entrega das licitações, o empresário não perde tempo, gasta menos dinheiro e fica mais antenado nas oportunidades de negócios de seu interesse que surgem nos níveis, federal, municipal e estadual, sem falar que os robôs ainda coletam licitações dos bancos e estatais, como a Petrobras por exemplo.

A tecnologia bem aplciada em favor dos negócios está crescendo no mercado de licitações, afinal, o custo é muito baixo e as quantidade de novos negócios que podem surgir para os empresários com este advento, pode ser imensurável.

Você pode testar os robôs de busca automática gratuitamente em https://licitaplus.com.br/

Até a próxima!

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos