O testamento e suas peculiaridades

Leia nesta página:

Aqueles que não possuem herdeiros necessários (ascendentes, descendentes ou cônjuge) podem dispor da totalidade de seus bens em testamento, para quem quiserem, deserdando de forma velada os demais herdeiros previstos em lei (parentes colaterais – tios...

Tendo em vista a extensão do tema, farei apenas uma breve exposição sobre alguns aspectos relacionados ao assunto.

Quem já não ouviu falar em testamento, mas afinal o quê significa?

Na verdade é um documento que serve para expressar em vida os desejos de uma pessoa “as declarações de última vontade”, como, por exemplo, deixar expressa a parte do patrimônio que pretende deixar para cada um dos herdeiros.

O testamento pode ser revogado ou substituído a qualquer tempo se assim o desejar o testador, contanto que respeite o que prevê o Código Civil Brasileiro, lei que trata do assunto.

É observável que, embora revogável, tal possibilidade não alcança o reconhecimento de filiação, quando este for feito por meio de testamento, por ser o ato irrevogável.

Aqueles que não possuem herdeiros necessários (ascendentes, descendentes ou cônjuge) podem dispor da totalidade de seus bens em testamento, para quem quiserem, deserdando de forma velada os demais herdeiros previstos em lei (parentes colaterais – tios, sobrinhos, primos).

Quanto ao companheiro – muito embora a Constituição Federal externe a igualdade entre as entidades familiares, e a inconstitucionalidade do artigo 1.790, do Código Civil, declarada pelo Supremo Tribunal Federal, que trata da participação diferenciada do companheiro na herança do consorte quando comparada com a do cônjuge – ainda há muita dúvida na doutrina acerca de figurar ou não o companheiro como herdeiro necessário, pois isso não foi objeto de julgamento.

Se observada a expressa previsão do Código Civil (art. 1.845), o companheiro não figura como herdeiro necessário, e, por conta disso, poderia, em tese, ser afastado do direito à herança, por destinação da totalidade de bens a outros destinatários.

Já aqueles que possuem herdeiros necessários podem dispor em testamento apenas 50% dos bens que lhe cabem, preservando, assim, o interesse dos herdeiros estipulados pela lei.

Quem pode fazer?

Conforme o artigo 1857 do Código Civil, qualquer pessoa com capacidade civil pode dispor, por meio de testamento, da totalidade de seus bens, ou de parte deles para depois da morte, conforme acima exposto.

A doutrina e jurisprudência ainda reconhecem a legitimidade do indivíduo com 16 anos completos (pessoa relativamente incapaz), sem necessidade de assistência, considerando que o ato é personalíssimo. Isso se dá porque a pessoa com 16 anos tem capacidade para reconhecimento de filiação, e uma das formas desse ato é pelo testamento. Logo, se pode testar para reconhecimento de filho, também pode testar para destinar seu patrimônio para após falecimento.

O testamento, como dito, é um ato jurídico personalíssimo, ou seja, apenas o autor da herança pode pessoalmente fazer seu testamento, não sendo possível fazê-lo por meio de assistência, representação ou procurador.  Contudo, nada impede que uma terceira pessoa, no caso tabelião, redija a minuta de testamento a pedido do testador e seguindo suas orientações.

Quais os tipos de testamento?

Nosso Código Civil Brasileiro tratou de nove formas e, ainda, do codicilo, que apesar de não ser considerado como um testamento, também pode ser usado para fazer certas disposições e última vontade.

Dessas nove formas de testamento três delas são ordinárias. A primeira delas é a do testamento público, considerado o mais seguro de todos, e é feito no Cartório de Notas. É escrito pelo próprio tabelião de acordo com aquilo que lhe é declarado pelo testador.

A segunda forma é a do testamento cerrado. O que é bastante peculiar dessa forma é que é a única a permitir que o conteúdo do testamento fique em sigilo até a sessão de abertura em Juízo. É o próprio testador que escreve seu testamento, em seguida, leva até o Cartório de Notas, onde declara para o tabelião que aquele é seu testamento e o tabelião passa então à aprovação do mesmo. Após, fechado e costurado, o testamento fica lacrado, sendo entregue ao testador, que o leva e guarda.

A terceira forma é o testamento particular, sendo o menos solene de todos. É escrito pela própria pessoa manualmente ou mecanicamente.

As outras formas são as chamadas específicas, e só podem ser usadas em ocasiões especiais.

A primeira delas é o testamento marítimo, que pode ser feito por uma pessoa que esteja a bordo de um Navio Nacional e tenha medo de não sobreviver à viagem. Então, nesse caso, o comandante do navio vai fazer o papel do tabelião. O testamento pode ser público ou cerrado.

Já testamento aeronáutico é análogo ao testamento marítimo. Nessa forma de testamento não há exigência de que a aeronave seja Nacional. O testamento pode ser público ou cerrado.

O Código Civil Brasileiro prevê que o testamento caduca caso o sujeito não morra na viagem, ou nos 90 dias subsequentes ao seu desembargue em território nacional. Nesse caso, entende-se que a pessoa deveria refazê-lo por uma das formas ordinárias.

E a terceira forma especial é o testamento militar, que é aquele que pode ser usado por quem está a serviço das forças armadas dentro pais ou fora dele.

As últimas três formas são as conjuntivas – o testamento simultâneo, orecíproco e o correspectivo. No entanto, são proibidas pelo Código Civil, justamente porque se trata de um testamento para o qual ocorre mais de uma manifestação de vontade. Logo, considerando que é ato unilateral, onde só pode haver uma única vontade, essas formas são expressamente proibidas.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Por fim, também podem ser feitas disposições de última vontade, por meio do codicilo, sobre funeral da pessoa e esmolas de pouca monta na expressão da legislação, legados, móveis, jóias e roupas de pequeno valor, de seu uso pessoal.

Convido os amigos leitores a conhecerem meu blog jurídico odireitoparatodos.com, desenvolvido em linguagem simples e acessível, sem o famoso "juridiquês", onde escrevo sobre diversos assuntos, por paixão, muito embora minha área de atuação profissional seja a tributária.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Fernanda Cristina Weirich de Faveri

Advogada. Formada em Direito pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) em 2013, com título de pós-graduação. Participante de cursos de atualização e aperfeiçoamento na área tributária, em especial, no âmbito de identificação e recuperação de tributos indevidamente cobrados. Escritório de advocacia no município de Carazinho, RS, site www.fernandacristinadefaveri.adv.br. Editora e administradora do blog jurídico odireitoparatodos.com, desenvolvido em linguagem simples e acessível, sem o famoso "juridiquês".

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

O objetivo é levar conhecimento jurídico ao público em geral, em uma linguagem simples e acessível, sem uso do “juridiquês”, busca-se estender um pouco do conhecimento acadêmico, do entendimento dos tribunais sobre questões jurídicas relevantes, bem como trazer novidades da legislação. Enfim, levar às pessoas consciência de seus direitos, bem como o conhecimento, muitas vezes necessário, para evitar problemas jurídicos e futuros incômodos.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos