O Estado Democrático de Direito e a luta pelos direitos das mulheres

Exibindo página 2 de 2
Leia nesta página:

5. Conclusão

Conforme se pode verificar, ainda que sucintamente, o entendimento dos direitos das mulheres passou por complexas transformações e reinterpretações, que permitiram enfatizar nova perspectiva em políticas anteriormente consolidadas, o que por vezes aparenta que o fenômeno se deu de forma linear e lógica. No entanto, entendemos que essa concepção simplesmente aquisitiva das gerações de direito não retrata satisfatoriamente o desenrolar da história desses direitos, densamente entrelaçados ao desenvolvimento do movimento feminista ao longo dos anos, passando a considerar novas necessidades e, especialmente, perspectivas, como a do feminismo negro - mostrando que a mulher pode, simultaneamente, estar no papel de opressão de gênero, mas também de opressora, segundo sua raça e classe.

Dessa forma, uma perspectiva que nos parece mais apropriada é a de Habermas, que se aproveita do paradigma desenvolvimento anteriormente por Kuhn para a área científica, assim como do contexto europeu de giro linguístico - agora, tudo é linguagem - para enxergar, no decorrer desse movimento, a correspondência com um respectivo paradigma de Estado. Logo, os estágios iniciais do feminismo, que buscavam a equiparação formal aos homens, tem lugar no paradigma liberal. A noção de reconhecimento das diferenças, a serem amenizadas pelo Estado tem lugar no paradigma social e, finalmente, a perda total da referência masculina enquanto comparação e a ascensão de um novo discurso (ou vários novos discursos e vertentes feministas) ocorre com o Estado Democrático de Direito.

É esse o paradigma final então capaz de melhor esboçar (ainda que numa tendência reducionista) os caminhos dos direitos das mulheres, num plano geral, até aqui. No entanto, muito acontece e muitos novos desafios se apresentam - a maior proximidade do direito ao aborto e à saúde reprodutiva gratuita, em vários países, o combate a tradições milenares de mutilação genital e casamento infantil, em outros -; botando cada vez mais em xeque quaisquer visões generalizantes de abordagem do tema. E essa crítica final, também é válida.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CARVALHO NETTO, Menelick; SCOTTI, Guilherme. Os Direitos Fundamentais e a Incerteza do Direito. Belo Horizonte: Editora Fórum. 2011.

HABERMAS, Jürgen. Teoría de la acción comunicativa, Taurus, Madrid, 1992, pp. 359-378.

GADAMER, Hans-Georg, Verdad y método, Sígueme, Salamanca, 1993, Capítulo 9.

WEBER, Max. Economía y Sociedad. Esbozo de la sociología comprensiva, Fondo de Cultura Económica, México, pp. 170-241.

KUHN, T.S.. La estructura de las revoluciones científicas. FCE. México. 1991, pp. 33-53.

DOCKENDORFF, C. Veinticinco años en pos de un nuevo paradigma social: lecciones aprendidas, Polis, Revista Latinoamericana, Volumen 11, Nº 33, 2012, p. 91-120.

MARX, K. Introducción general a la crítica de la economía política, In: Introducción general a la crítica de la economía política /1857, Siglo XXI, México, 1989, pp. 50-59.

________ Prólogo a la Contribución a la crítica de la economía política, In:Introducción general a la crítica de la economía política /1857, Siglo XXI, México, 1989, pp. 65-69.

HABERMAS, Jürgen. Direito e democracia: entre facticidade e validade. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro 1997.

SCHMITT, Carl. Teoría de la constitución. Madrid: Alianza Editorial.1982.


Notas

[1] KUNH, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. 3. ed. Trad. Beatriz Vianna Boeira; Nelson Boeira. São Paulo: Perspectiva, 1992.

[2] HABERMAS, Jürgen. Direito e democracia: entre a facticidade e a validade. Trad. Flávio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo brasileiro, 1997. v. 1.

[3] GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método. 3 ed. Trad. Flávio Paulo Meurer. Petrópolis: Vozes, 1999.

[4] DWORKIN, Ronald. O Império do Direito. 2 ed. Trad. Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

[5] Ao mesmo tempo em que propõe o termo “paradigma”, também rompe com o paradigma precedente.

[6] GADAMER, Hans-Georg. Op. cit.

[7] HABERMAS, Jürgen. Op. cit.

[8] WOLLSTONECRAFT, MARY. Reivindicação dos direitos da mulher. 1 Ed. Trad. Ivania Pocinho Motta. São Paulo: Boitempo Editorial, 2016.

[9] O feminismo marxista, à quem a estrutura patriarcal é intrínseca à capitalista, também ganha força nesse momento.

[10] SCHMITT, Carl. Teoría de La Constitución. Presentación de Francisco Ayala. Primera edición em “Alianza Universidad Textos” 1982. Cuarta reimpresión em “Alianza Universidad Textos”. Madrid. España. 2003.

[11] WEBER, Max. A política como vocação, In: Ciência e política: duas vocações. São Paulo: Ed. Cultrix, 1993.

[12] CARVALHO. José Murilo de. Cidadania no Brasil: O longo Caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009, p. 7-13; 219-229.

[13] BOBBIO, Noberto. A Era dos Direitos. 8ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

[14] BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. 7ª ed. São Paulo: Malheiros, 1998.

[15] NETTO, Menelick Carvalho, 2015 In: Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Fórum traz debate sobre acessibilidade à VI Conferência. Disponível em: <https://oab.jusbrasil.com.br/noticias/218025208/forum-traz-debate-sobre-acessibilidade-a-vi-conferencia>, acesso em: 02/07/2017.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

[16] A exemplo da não inclusão do país no Protocolo de Kyoto (1997) e sua recente retirada do Acordo de Paris (2015), ambos referentes à direitos ambientais.

[17] MARTINS, Argemiro Cardoso Moreira. A noção de paradigma jurídico e o paradigma do Estado Democrático de Direito. pp. 32-43.

[18] Ibidem, pp. 32-43.

[19] FITTIPALDI, Mariana. O movimento feminista: modernidade, identidade e a mulher. v. 9, n. 27, p. 134–146, jul./dez., 2005.

[20] Ibidem, p. 136.

[21] Ibidem, p. 139.

Assuntos relacionados
Sobre os autores
Gustavo Henrique A. P. de Oliveira

Graduando em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Brasília.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos