Artigo Destaque dos editores

A assistência judiciária e a justiça gratuita no processo de conhecimento

Exibindo página 3 de 3
21/07/2005 às 00:00
Leia nesta página:

10. da cessação da exigibilidade

Não se pode olvidar, conforme lição de Artemio Zanon (1990, p. 180), que "a justiça gratuita isenta, poder-se-ia assentar dispensa, a parte do ônus e demais encargos processuais em qualquer instância, mas o favor não é definitivo".

Segundo dispõe o art. 12, in fine, da Lei nº 1.060/50, a exigibilidade cessa em definitivo, decorridos cinco anos a partir da sentença final:

Art. 12

- A parte beneficiada pela isenção do pagamento das custas ficará obrigada a pagá-las, desde que possa fazê-lo sem prejuízo do sustento próprio ou da família. Se, dentro de 5 (cinco) anos, a contar da sentença final, o assistido não puder satisfazer tal pagamento, a obrigação ficará prescrita.

Maurício Vidigal (2000, p. 75-76) observa que a lei não esclarece a natureza da perda do direito de exigir o pagamento dos ônus da sucumbência. O fato de ela mencionar que a obrigação ficará prescrita, não significa que estamos diante de prazo prescricional, porque a perda da exigibilidade não depende da inércia do titular do direito; nem de decadência, pois o direito não é exercitável e ela constitui perda de direito que não pode ser exercido. Por derradeiro, assevera que:

Somente haverá obrigação de pagamento se verificada a condição, isto é, se em cinco anos houver perda da impossibilidade de arcar com o pagamento. O prazo, assim, não se suspende ou interrompe por ato do credor conservativo do direito: passados cinco anos do trânsito em julgado, a obrigação fica extinta sem jamais ter sido exigível.

Assevere-se, por oportuno, que, na opinião de Arruda (1998):

O § 2º, do art. 11 e o art. 12, da Lei 1.060/50, não podem ser aplicados, sob pena de ferirem os princípios constitucionais de acesso à justiça e da isonomia processual. O direito de acesso à justiça e de defesa está garantido na nossa Constituição e não pode ser obstaculizado pela falta de recursos financeiros daquele que foi reconhecido pobre na forma da lei.

Eis o entendimento de nossos Tribunais acerca da cessação da exigibilidade:

PROCESSO CIVIL – DESISTÊNCIA DA AÇÃO – AUTOR BENEFICIÁRIO DA JUSTIÇA GRATUITA – CONDENAÇÃO EM HONORÁRIOS ADVOCATÍCOS – CABIMENTO – 1 - Pedida a desistência do feito, é correta a decisão que a homologa, condenando, ainda, a parte autora no pagamento dos honorários advocatícios, ainda que seja ela beneficiária da justiça gratuita; 2 - Não tem o beneficiário da justiça gratuita isenção da condenação ao pagamento das verbas sucumbências, ficando, porém, tais verbas inexigíveis enquanto permanecerem a situação de pobreza da parte, até o prazo máximo de 05 anos, quando tais valores prescrevem, conforme preceitua o art. 12, da Lei nº 1060/50; 3 - Apelação improvida. (TRF 5ª R. – AC 305852 – (2000.81.00.001356-7) – CE – 3ª T. – Rel. Des. Fed. Paulo Gadelha – DJU 03.09.2003 – p. 865) (grifos nossos)

APELAÇÃO CÍVEL – EMBARGOS À EXECUÇÃO PROVIDOS PARCIALMENTE – CONDENAÇÃO COM EFEITOS DE SUCUMBÊNCIA – INCIDÊNCIA DO ART. 12 DA LEI Nº 1.060/50 – RECURSO PROVIDO PARCIALMENTE – Estando a parte sucumbente amparada pelo benefício da assistência judiciária, ocorrerá a condenação, ficando sobrestado a cobrança pelo prazo de cinco anos, conforme hipótese do artigo 12 da Lei nº 1.060/50, provendo-se o recurso parcialmente. (TJES – AC 035000151304 – 3ª C.Cív. – Rel. Des. Jorge Góes Coutinho – J. 18.11.2003) (grifos nossos)


11. Conclusão

Nos espetáculos culturais há uma segregação da população que padece necessidade.

A Justiça é um grande palco onde os atores encenam trazendo os fatos ao Juiz.

Regra geral, em uma peça teatral, mediante paga, pode-se ter acesso a ela. Da mesma forma que o necessitado somente poderá assisti-la caso seja de natureza não onerosa, deverá necessariamente auferir o benefício da assistência judiciária gratuita para que possa ter seus direitos amparados pela tutela jurisdicional.

Em um País com alta porcentagem de penúria como o Brasil, tal quadro deveria ser revertido, ou melhor, invertido, caminhando na mesma esteira dos princípios constitucionais trazidos a lume pela lei fundamental e suprema de 1988.

Mesmo com o advento de uma lei ordinária específica, a nº 1.060/50, que prevê normas para a concessão de assistência judiciária aos necessitados, em vigor há mais de meio século, na prática ainda há muito que ser feito.

O sonho da Defensoria Pública ainda está restrito aos grandes centros.

Magistrados não dão a devida importância aos institutos da assistência judiciária e da justiça gratuita, muitas vezes deixando de acolher os pedidos, preocupados com outras matérias e formalismos processuais, deixando que muitos processos sejam autuados sem a expressa concessão do benefício.

Constata-se, na prática, que os processos agraciados com o benefício têm andamento muito mais compassado que os demais, o que deveria ser exatamente o contrário.

Considerando que poucos cidadãos brasileiros têm real conhecimento de seus direitos, imagine-se acerca da possibilidade de consecução da gratuidade para o acesso à Justiça. Tal fato é decursivo de que o atendimento assistencial promovido pelas Universidades e Faculdades, bem como pela Defensoria Pública, não é suficientemente propalado em meio à comunidade carente, permanecendo restrito a uma pequena parcela da sociedade.

À luz do texto constitucional, como poderia uma pessoa pagar as taxas judiciárias, buscando a proteção do Estado para a composição da lide, enquanto outra goza da prerrogativa de isenção das mesmas? O princípio da igualdade ou da isonomia, previsto no caput do art. 5º, da CF/88, estabelece como preceito que "todos são iguais perante a lei".

Considerando-se, ainda, que o art. 5º, inciso LXXIV, da CF/88, prevê a assistência jurídica integral - que não se confunde com a assistência judiciária e justiça gratuita (previstas na Lei nº 1.060/50) - uma forma de tratar com reverência os regulamentos ditados pela Lei Suprema seria mediante a extensão do benefício da gratuidade a todos, sem qualquer distinção. Destarte, o Estado, sociedade politicamente organizada, deveria arcar com a integralidade das custas, necessárias à Administração da Justiça, o que, caso fosse colocado em prática, além de ser algo radical, certamente encontraria uma série de óbices pelo caminho.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALTAVILA, Jayme de. Origem dos direitos dos povos. 6. ed. São Paulo: Ícone, 1995.

ARRUDA, Ridalvo Machado de. Beneficiário da assistência judiciária gratuita deve ser condenado em honorários advocatícios, quando vencido?, set. 1998. Disponível em: <http://www.datavenia.net/opiniao/ridalvo2.html>. Acesso em: 29 set. 2004.

BARROSO, Luís Roberto. Constituição da república federativa do Brasil anotada. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2001.

BASTOS, Celso Ribeiro. Comentários à constituição do Brasil. São Paulo: Saraiva, 1989, v. 2.

CAHALI, Yussef Said. Honorários advocatícios. 3. ed. rev. atual. e amp. São Paulo: RT, 1997.

CALMON DE PASSOS, J. J. A crise do poder judiciário e as reformas instrumentais: avanços e retrocessos. Jus Navigandi, a. 6, n. 57, jul. 2002. Disponível em: <http://jus.com.br/revista/doutrina/texto.asp?id=2987>. Acesso em: 29 set. 2004.

CAMPO, Hélio Márcio. Assistência jurídica gratuita: assistência judiciária e gratuidade judiciária. São Paulo: Juarez de Oliveira, 2002.

CINTRA, Antonio Carlos de Araújo; GRINOVER, Ada Pellegrini; DINAMARCO, Cândido Rangel. Teoria geral do processo. 19. ed. rev. e atual. São Paulo: Malheiros, 2003.

COLUCCI, Maria da Glória; ALMEIDA, José Maurício Pinto de. Lições de teoria geral do processo. 4. ed. Curitiba: Juruá, 2000.

CRETELLA JÚNIOR, J. Curso de direito romano: o direito romano e o direito civil brasileiro. 27. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2002.

FERRAZ JR., Tercio Sampaio. Introdução ao estudo do direito: técnica, decisão, dominação. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

KNOERR, Fernando Gustavo. A assistência judiciária gratuita: assistência judiciária gratuita nas universidades estaduais é uma realidade no Paraná. Disponível em: <http://www.rafaelgreca.org.br>. Acesso em: 29 set. 2004.

MELO, Nehemias Domingos de. A justiça gratuita como instrumento de democratização do acesso ao judiciário. Jus Navigandi, a. 8, n. 230, 23 fev. 2004. Disponível em: <http://jus.com.br/revista/doutrina/texto.asp?id=4877>. Acesso em: 02 out. 2004.

PLUTARCO. Vidas paralelas. São Paulo: Paumape, 1991, v. 1.

PROCESSO de conhecimento. Índice Fundamental do Direito. São Paulo: Direito & Justiça Informática Ltda., 2004. Disponível em: <http://www.dji.com.br/processo_civil/processo_de_conhecimento.htm>. Acesso em: 29 set. 2004.

ROCHA, Alexandre Lobão. A garantia fundamental de acesso do necessitado à justiça. Disponível em: <http://www.mj.gov.br/defensoria/art_alexandre.htm>. Acesso em: 29 set. 2004.

ROSAS, Roberto. Direito processual constitucional: princípios constitucionais do processo civil. 3. ed. ver. atual. e amp. São Paulo: RT, 1999.

SILVA, De Plácido e. Vocabulário jurídico. 24 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2004.

THEODORO JÚNIOR, Humberto. Curso de direito processual civil: teoria geral do direito processual civil e processo de conhecimento. 41. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2004, v. 1.

VIDIGAL, Maurício. Lei de assistência judiciária interpretada (lei nº 1.060/50, de 5-2-1950). São Paulo: Juarez de Oliveira, 2000.

ZANON, Artemio. Da assistência judiciária integral e gratuita: comentários à lei da assistência judiciária (lei nº 1.060, de 5-2-1950, à luz da CF de 5-10-1988). 2. ed. São Paulo: Saraiva, 1990.


NOTAS

01 Para o Desembargador paulista Maurício Vidigal (2000, p. 28), os emolumentos "constituem a contraprestação pecuniária recebida por delegados do Poder Público, chamados tradicionalmente de escrivães".

02 O texto original da lei, datado de 5 de fevereiro de 1950, foi modificado várias vezes, com última alteração feita pela Lei nº 10.317, de 6 de dezembro de 2001.

03 Convenções entre o Brasil e outros países também poderão estabelecer o direito de estrangeiros não residentes em nosso País de obter o benefício da assistência jurídica gratuita.

04 A assistência jurídica integral é a prevista no inciso LXXIV do artigo 5º da Constituição Federal e não se confunde com a assistência judiciária (justiça gratuita), prevista na Lei nº 1.060/50.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Pedro Augusto Zaniolo

Bacharel em Direito. Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (Assessor de Desembargador). Perito Judicial em demandas cíveis no Foro Regional e Central da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba. Engenheiro Eletricista com especialização em Eletrônica, Telecomunicações e Informática.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

ZANIOLO, Pedro Augusto. A assistência judiciária e a justiça gratuita no processo de conhecimento. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 10, n. 747, 21 jul. 2005. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/7046. Acesso em: 24 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos