Criado com a Reforma Trabalhista o trabalho intermitente surgiu como uma nova forma de contratação, afim de flexibilizar a relação empregatícia e aumentar a geração de empregos. Desde o início o contrato intermitente foi visto com certa desconfiança, não só pelo mercado como também para os trabalhadores que não viam grandes benefícios neste tipo de contratação.
A verdade é que essa extrema desconfiança de ambos os lados se dá pelo desconhecimento das verdadeiras regras e diretrizes do trabalho intermitente, que diga-se de passagem ficou muito nebulosa aos olhos dos mais leigos.
De qualquer maneira é importante que se conheça as verdadeiras vantagens do trabalho intermitente para que possa ser entendido e visto como uma nova forma e vantajoso modelo de contratação.
O trabalho intermitente tem como caracteristica fundamental a não subordinação, ou seja, apesar do trabalhador ser registrado em carteira e ter quer haver um contrato ele pode desempenhar suas funções para mais de uma empresa ou empregador. O que abre o leque de possibilidades para o trabalhador que tem a total liberdade de aceitar ou não a convocação da empresa para prestar serviço.
Além do mais, com o registro em carteira o empregado tem garantido todos os direitos trabalhistas como férias, 13° salário, licença maternidade entre outros, a única diferença é que os pagamento destes direitos são feitos de forma proporcional a quantidade de horas trabalhadas no dia.
Para o lado das empresas o trabalho intermitente dá a possibilidade de convocação dos trabalhadores somente quando há grande demanda e se faz necessário maior mão de obra. O que diminui a necessidade de grande efetivo durante as épocas de pouca venda, como no caso do comércio.
É inegável que o trabalho intermitente ainda necessita de algumas mudanças, entretanto este contrato é a possibilidade positiva de diminuir o grande número de desempregados que existem no país que cresce gradativamente desde 2017.
Por ser ainda muito recente o trabalho intermitente ainda tem um longo caminho de mudanças melhorias para beneficiar ainda mais empresas e trabalhadores e quem sabe aumentar a aceitabilidade desta modalidade de contratação.