Acidentes de trabalho in itinere e sua remoção do fator acidentário de prevenção -FAP

Leia nesta página:

Análise jurídica acerca da remoção dos acidentes in itinere do FAP e a possibilidade de recuperação de eventuais valores indevidamente recolhidos a maior pelas empresas.

A alínea “d” do inciso IV, do artigo 21, da Lei Federal 8.213/91, diversamente do que preconiza o Regulamento nº 349/2011, da União Europeia, determina expressamente que os acidentes in itinere componham o fator acidentário de prevenção – FAP.

Aludida disposição afrontava nitidamente a limitação da racionalidade, porquanto, não se mostra plausível imputar ao empregador qualquer responsabilidade por acidente ocorrido no seio da sociedade, onde a rigor não pode exercer qualquer tipo de controle.

É evidente que referida imputação decorrente da equiparação de acidentes ocorridos no âmbito da empresa e aquele in itinere resultava em aumento da alíquota da contribuição da empresa e via de consequência elevação dos valores a recolher, penalizando assim o empregador.

Ocorre que, após o assunto ser discutido pelo Grupo de Trabalho do Conselho Nacional de Previdência, que debateu sobre o tema durante dois anos, a controvérsia acabou sendo resolvida, conduzindo a questão para o mesmo parâmetro já previsto na União Europeia, qual seja, a remoção dos acidentes in itinere do fator acidentário de prevenção – FAP.

Dessa maneira a Resolução CNP nº 1.329/2017 decidiu que desde o ano de 2018 as empresas deixaram de ser obrigadas a imputar os acidentes in itinere na base para calculo do FAP, bem como foi excluído do cálculo os acidentes de trabalho sem concessão de benefícios (afastamento de até 15 dias).

A decisão foi recepcionada pela Lei 13.467/2017 (reforma trabalhista) que decidiu, em seu artigo 58, § 2º, que o período de trajeto não será computado na jornada de trabalho, por não ser tempo à disposição do empregador.

Nesse diapasão empresas que não tenham ainda ajustado suas informações e promovido a remoção do acidente in itinere do FAP, poderão fazê-lo imediatamente. Além disso, essas mesmas empresas poderão apurar a partir de 2018 eventuais valores recolhidos a maior e promover a repetição do indébito por meio de ressarcimento ou compensação, de acordo com as regras legais vigentes.

Data 27/01/19

Assuntos relacionados
Sobre os autores
Gesiel de Souza Rodrigues

Advogado, Professor de Direito Tributário e Direito Financeiro, Especialista em Direito Tributário IBET – IBDT, Pós-graduado em Direito Civil e Processo Civil – INPG, Colaborador de diversos espaços jurídicos especializados – Titular da Rodrigues, Lisboa e Leite Advogados.

Tais Tatiane Carvalho

Advogada, Pós-graduanda – Uniara – Associada a Rodrigues, Lisboa e Leite Advogados.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos