A verdadeira fake new

06/05/2019 às 16:28
Leia nesta página:

Por que quando se começa a publicar artigos sobre o Poder Judiciário, cuja menção aos seus membros pode macular as suas reputações, a censura é aplicada tão rápida e ferozmente?

Imagine a seguinte notícia: Supremo Tribunal Federal abre inquérito para investigar supostas fake news contra os seus membros. Até perfeito, se o inquérito tivesse sido aberto e enviado para o Ministério Público cuidar da investigação e distribuído, conforme manda o regimento para um Ministro para julgar as diligências determinadas. Nada disso aconteceu.

Passadas algumas semanas, notícia ainda mais aterradora para a democracia brasileira, como os próprios ministros da mais alta corte falam, de caráter não republicano, censurada revista Crusoé e o site antagonista, e depois a revista informa que lhe foi cominada multa de R$ 100.000,00 reais por não ter retirado do ar a suposta notícia. Que rapidez. Que eficiência. Parabéns.

Agora, o cerne da questão é extremamente preocupante e fere um dos maiores princípios constitucionais de uma democracia, a informação. Nosso sistema está baseado na liberdade de expressão e aquele que usurpa este direito deve responder pelas consequências de seus atos. Censurar é o extremo e as justificativas devem ser muito claras que não se evidenciam no caso.

Quantas pessoas foram submetidas ao julgamento público pela exposição da imprensa, principalmente nos casos que envolvem a lava-jato? O que os tribunais fizeram? O que deve ser feito. Não censuraram e defenderam o direito máximo à liberdade de imprensa.

Por que quando se começa a publicar artigos sobre o Poder Judiciário, cuja menção aos seus membros pode macular as suas reputações, a censura é aplicada tão rapidamente e ferozmente? Porque eles tem a caneta e a sociedade apenas tem a voz das ruas para atuar. Se a notícia é falsa, o que teme o Ministro se ele é o conhecedor do sistema judiciário que utilizará para combater as inverdades.

E pior, no mundo atual, porque para as redes sociais não existe fronteira, e quanto mais se tenta parar, mais elas se movimentam. Além disso, ninguém até hoje consegue explicar como as informações se propagam tão rapidamente e chegam na ponta afim de uma mobilização popular.

Então, quanto mais se censura mais se publica. Esta é a lógica. Segundo notícia das redes sociais, que não se sabe se é fake ou não: o Supremo Tribunal Federal determinou que contas de redes sociais fossem suspensas. Os especialistas da área dizem que quando se ordena a suspensão de uma mais cem se abrem no mesmo momento.  O tempo que o Supremo está vivendo parece que não tem redes sociais e que a censura da revista e site irá parar com a divulgação de notícias contra seus membros, sejam elas fakes ou verdadeiras.

Assim o que se espera, com as palavras da Constituição, que os membros do Supremo tenham uma reputação ilibada e não precisem se preocupar com as publicações contra as suas pessoas, pois as reações tomadas apenas deixam os brasileiros contra eles, para não dizer o pior.

Marcelo Campelo Advogado Criminalista

OAB/PR 31366 

www.marcelocampelo.adv.br 

[email protected]

(41) 9.9914-4464

R. Francisco Rocha, 62 cj 1903 Batel Curitiba-PR

@marcelocampeloadvocacia 

fb/marcelocampeloadvocacia

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Marcelo Campelo

Advogado criminalista com 23 anos de experiência, com mestrado e pós-graduação na área. Atendimento profissional e sigiloso.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos