Artigo Destaque dos editores

O crime de lavagem de dinheiro no Brasil e em diversos países

Exibindo página 3 de 4
15/10/2005 às 00:00
Leia nesta página:

10 Portugal

O sistema de combate à ´lavagem de dinheiro´, em Portugal, foi deixado por último justamente por sua legislação ter sido editada recentemente, já considerando as orientações da Diretiva 2001/97/CE da União Européia.

Na verdade, em Portugal, no dia 27 de março de 2004, foi publicada a Lei nº 11 [24] que traz novo regime de prevenção e repressão do branqueamento de vantagens de proveniência ilícita. Este novo regime estabelece medidas de natureza preventiva e repressiva de combate à ´lavagem de dinheiro´, transpondo para a legislação nacional a diretiva comunitária de 2001 (2001/97/CE) relativa à prevenção da utilização do sistema financeiro para efeitos de branqueamento de capitais.

A nova lei portuguesa trouxe, com detalhes, vários deveres a serem observados pelas instituições financeiras e não financeiras: dever de exigir a identificação; dever de recusa de realização de operações; dever de conservação de documentos; dever de exame; dever de comunicação; dever de abstenção; dever de colaboração; dever de segredo; dever de criação de mecanismos de controle e de formação [25].

Com a Lei nº 11/2004 foram incluídos vários artigos, sob a epígrafe "Branqueamento", no Código Penal [26] português contra a ´lavagem de dinheiro´. No rol de crimes antecedentes foram introdizidos, entre outros: a prática, sob qualquer forma de comparticipação, dos factos ilícitos típicos de lenocínio, abuso sexual de crianças ou de menores dependentes, tráfico de armas, tráfico de órgãos ou tecidos humanos, tráfico de espécies protegidas, tráfico de influência e corrupção.

A legislação portuguesa abrange os mais modernos aspectos de combate à ´lavagem de dinheiro´, tais como: lista expressa de deveres para as entidades financeiras e não financeiras relativamente a identificação de clientes e prestação de informações; rol abrangente e amplo de crimes antecedentes alcançando até mesmo ações criminosas praticadas fora do território nacional português; punição de intermediários que participem do processo de ´lavagem´; a expressa proteção a terceiros de boa fé e a responsabilidade da pessoa jurídica.


11 Conclusão

Primeiramente, observa-se que o tratamento penal do crime de ´lavagem de dinheiro´, sobretudo se for considerando seu caráter transnacional, varia muito entre os diversos países, o que, certamente, enfraquece e dificulta sua prevenção e repressão. Ponto positivo para o crime.

De qualquer forma, a edição da Lei nº 9.613/98, no Brasil, constitui avanço inegável no combate ao crime. Afinal, atingir o aspecto financeiro é a forma mais rápida de prevenção e punição à criminalidade.

Verifica-se, ainda, que as críticas relativas ao prazo da pena prevista na legislação brasileira são infundadas diante da gravidade do delito em comento, ademais, vários países ostentam penas até mesmo mais elevadas, como é o caso do México, Colômbia e Itália.

No entanto, apesar de ter sido publicada há apenas sete anos, a lei brasileira merece amplos reparos, considerando os diversos aspectos ressaltados nas normas dos outros países, principalmente: Estados Unidos, México, Colômbia e Portugal. A lei brasileira precisa de ser imediatamente atualizada de forma que seja incluído(a):

a) a incriminação da ´lavagem de dinheiro´ originária de qualquer crime antecedente, sem impedimento de que conste um rol de crimes antecedentes, desde que esse rol seja apenas exemplificativo e não exaustivo;

b) a responsabilidade penal dos empregados e funcionários das instituições financeiras e equiparadas, enumeradas no art. 9º da Lei 9.613/98, no caso de descumprimento das normas de controle e prevenção do crime de ´lavagem´;

c) a suspensão de atividades ou dissolução de empresas envolvidas, assim como a inabilitação temporária ou permanente para exercício profissional das pessoas envolvidas;

d) a definição de um sistema claro e específico de colaboração entre as autoridades nacionais e estrangeiras que exerçam a prevenção e punição dos crimes de ´lavagem de dinheiro´.

Atingir o aspecto financeiro é, sem dúvida, o meio mais rápido de conter a escalada do crime, daí a importância de que a discussão relativa aos crimes de ´lavagem de dinheiro´ seja amplamente considerada no âmbito político, social e acadêmico, em benefício de toda a comunidade nacional e estrangeira.


REFERÊNCIAS

ADRIASOLA, Gabriel. Relevancia penal de la omisión de contralores sobre lavado de activos en la actividad bancaria. – CRIMINALIDADE ECONÓMICA E LAVAGEM DE CAPITAIS – Colóquio regional sobre lavado de capitales – Punta Del Este – Republica Oriental do Uruguai, 2000.

_________ El Nuevo Derecho Sobre Tóxicos y el Lavado de Dinero de la Droga. Fundación de Cultura Universitaria, 1994.

ALVARENGA, Clarisse de Almeida e. Ações internacionais de combate à lavagem de dinheiro em instituições financeiras. Uma visão geral do grupo de ação financeira sobre lavagem de capitais. Jus Navigandi, Teresina, a. 8, n. 153, 6 dez. 2003. Disponível em: <http://jus.com.br/revista/doutrina/texto.asp?id=4571>. Acesso em: 22 jun. 2004.

ÁLVAREZ PASTOR, Daniel; EGUIDAZU PALACIOS, Fernando. La Prevención del blanqueo de capitales. Pamplona: Aranzadi Editorial, 1998.

ANCEL, Marc. Utilidade e Métodos do Direito Comparado – Elementos de introdução geral ao estudo comparado dos direitos. Tradução Professor Sérgio José Porto. Porto Alegre: Sérgio Antonio Fabris Editor, 1980.

ARÁNGUEZ SÁNCHEZ, Carlos. El Delito de Blanqueo de Capitales. Madrid: Marcial Pons, 2000.

BADARÓ, Gustavo Henrique Righi Ivahy. Lei n. 10.701 de 9 de julho de 2003 : análise inicial das alterações da lei de lavagem de dinheiro. Boletim IBCCRIM. São Paulo, v.11, n.129, p. 8-9, ago. 2003.

BARROS, Marco Antonio de. Lavagem de Dinheiro: Implicações Penais, Processuais e Administrativas: Análise Sistemática da Lei nº 9.613, de 3 de Março de 1998, São Paulo: Oliveira Mendes, 1998.

________ Lavagem de dinheiro e o princípio da anterioridade. Boletim IBCCRIM. São Paulo, v.9, n.108, p. 10, nov. 2001.

_______. Lavagem de dinheiro: mais uma modalidade criminosa é incluída no rol dos crimes antecedentes. Disponível na internet: www.ibccrim.org.br, 20.09.2002

BLANCO CORDERO, Isidoro. El Delito de Blanqueo de Capitales. Pamplona: Aranzadi Editorial, 1997.

BLANCO LOZANO, Carlos. El blanqueo de capitales procedentes del tráfico de drogas. Revista de Derecho Público. Madrid, 1996.

BRASIL. ONU. Lavagem de dinheiro: um problema mundial. Conselho de Controle de Atividades Financeiras – COAF (Org.). Brasília: UNDCP, 1999.

CALLEGARI, André Luis. Direito penal econômico e lavagem de dinheiro: aspectos criminológicos. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2003.

_________ Imputação Objetiva, Lavagem de Dinheiro e outros temas do Direito Penal. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2001.

CARPIO DELGADO, Juana Del. El Delito de Blanqueo de Bienes en el Nuevo Codigo Penal, Va1encia: Tirant lo blanch, 1997, p. 380 e DÍAZ-MAROTO Y VILLAREJO, Julio. El Blanqueo de Capitales en el Derecho Español, Madrid: Dykinson, 1999, p. 44.

CARPIO DELGADO, Juana. El Delito de Blanqueo de Bienes en el Nuevo Código Penal. Valencia: Tirant to Blanch, 1997.

CERVINI, Raúl, OLIVEIRA, William Terra de, e GOMES, Luiz Flávio. Lei de Lavagem de Capitais. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1998.

CHANG, Aileen e M. HERSCOWITZ, Andrey. Money Laudering, American Criminal Law Review, 1995.

COAF – CONSELHO DE CONTROLE DE ATIVIDADES FINANCEIRAS. Website oficial. Disponível em <http://www.fazenda.gov.br/coaf>, acessado em 22/11/2004.

COELHO, Bruno Nascimento. A competência para o processo e julgamento dos crimes de lavagem de dinheiro. Jus Navigandi, Teresina, a. 9, n. 485, 4 nov. 2004. Disponível em: <http://jus.com.br/revista/doutrina/texto.asp?id=5886>. Acesso em: 22 nov. 2004.

DANTAS, Ivo. Direito Comparado como Ciência. Revista de Informação Legislativa. Brasília, a. 34, n. 134, abr./jun. 1997, p. 231-49.

D''ÁVILA, Fábio Roberto. A certeza do crime antecedente como elementar do tipo nos crimes de lavagem de capitais. Boletim IBCCRIM. São Paulo, v.7, n.79, p. 4-5, jun. 1999.

DEODATO, Felipe Augusto Forte de Negreiros. Direito econômico: a pessoa coletiva como agente de crimes e sujeito de penas. Curitiba: Juruá, 2003.

DIAS, José Carlos. Lavagem de Dinheiro no Contexto dos Crimes Contra a Ordem Tributária, Repertório IOB Jurisprudência, Rio de Janeiro, 3, junho de 1999, p. 279-81,.

DÍEZ RIPOLLÉS, José Luis. El blanqueo de capitales procedente de tráfico de drogas. La recepción de la legislación internacional en el ordenamiento penal español. Actualidad penal, n. 32, septiembre de 1994.

_________. El blanqueo de capitales procedente del tráfico de drogas. Actualidad Penal, n.32, septiembre, 1994.

FÁBIAN CAPARRÓS, Eduardo Angel. El Delito de Blanqueo de Capitales, Madrid: Colex, 1998, p. 76.

FARALDO CABANA, Patricia. Aspectos básicos del delito de blanqueo de bienes en el Código Penal de 1995. Estudios Penales y Criminológicos, XXI, Santiago de Compostela, 1998.

FARIA COSTA, José. El Blanqueo de Capitales (Algunas reflexiones a la luz del Derecho penal y de la política criminal). Hacia un Derecho Penal Económico Europeo. Jornadas en honor de Prof. Klaus Tiedemann, Ed. BOE, 1995.

FERRÉ OLIVÉ, Juan Carlos. Blanqueo de capitales y criminalidad organizada, em Delicuencia Organizada, Aspectos penales, procesales y criminológicos. Universidad de Huelva, Fundación el Monte, 1999.

FINANCIAL ACTION TASK FORCE ON MONEY LAUDERING. FATF Website. Disponível em <http://www1.oecd.org/fatf/>, acessado em 22/11/2004.

GOMES, Alzeni Martins Nunes. Lavagem de dinheiro. Notas relevantes. Jus Navigandi, Teresina, a. 8, n. 153, 6 dez. 2003. Disponível em: <http://jus.com.br/revista/doutrina/ texto.asp?id=4498>. Acesso em: 22 nov. 2004.

GÓMEZ INIESTA, Diego J. El delito de blanqueo de capitales em Derecho Español. Barcelona: Cedecs, 1996.

_________ Medidas internacionales contra el blanqueo de dinero y su reflejo en el derecho español. Estudios de Derecho Penal Económico, edición de Luis Arroyo Zapatero y Klaus Tiedemann, Universidad de Castila-La Mancha, 1994.

INESTA, Diego J. Gómez. El delito de blanqueo de capitales em el derecho español. Barcelona: Cedecs Derecho Penal, 1996.

JESUS, Damásio Evangelista. de. Ali-babá e o crime de lavagem de dinheiro. Jus Navigandi, Teresina, a. 6, n. 55, mar. 2002. Disponível em: <http://jus.com.br/revista/doutrina/ texto.asp?id=2818>. Acesso em: 22 jun. 2004.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

_________. O fracasso da delaçäo premiada. Boletim IBCCRIM. São Paulo, n.21, p. 01, set. 1994.

________. Lavagem de dinheiro proveniente de tráfico internacional de mulheres e crianças não constitui crime. Jus Navigandi, Teresina, a. 8, n. 153, 6 dez. 2003. Disponível em: <http://jus.com.br/revista/doutrina/texto.asp?id=4495>. Acesso em: 22 nov. 2004.

LAMPE, Ernst-Joachim. El nuevo tipo penal de blanqueo de dinero, traducción de Miguel Abel Souto. Estudios Penales y Criminológicos, XX. Universidad de Santiago de Compostela, 1997.

LEFORT, Victor Manuel Nando. El lavado de dinero. México: Editorial Trillas, 1997.

LISA MACCARI, Anna. Brevi appunti sui profili penalistici in matéria di riciclaggio. II Reciclaggio del Denaro Nella Legislacione Civile e Penale. Milano: Giuffrè Editore, 1996.

LILLEY, Peter. Lavagem de dinheiro: negócios ilícitos transformados em atividades legais. Tradução Eduardo Lasserre. São Paulo: Futura, 2001.

LOURENÇO MARTINS, A. G. Branqueamento de capitais: contra-medidas a nível internacional e nacional. Revista Portuguesa da Ciência Criminal, ano 9, Fascículo 3, Julho-Setembro. Coimbra: Coimbra Editora, 1999.

MAIA, Rodolfo Tigre. Lavagem de Dinheiro. São Paulo: Malheiros, 1999.

MARINOT, Sabrina. Tráfico de drogas y blanqueo de dinero, una política criminal europea. Actualidad Penal, n. 42, 17 – 23 de Noviembre. Madrid, 1997.

MARTOS NÚÑEZ, Juan Antonio. Derecho Penal Económico. Madrid: Editora Montecorvo, 1987.

_________ Receptación y blanqueo de bienes. El Nuevo Código Penal y la Ley del Jurado. Sevilla: Fundación el Monte, 1998.

MAZLOUM, Casem. Lavagem de Dinheiro : lei n. 9.613, de 03.03.98. Boletim IBCCRIM. São Paulo, v.8, n.95 esp., p. 4, out. 2000.

MENDRONI, Marcelo Batlouni. Lavagem de Dinheiro : crimes permanentes. Boletim IBCCRIM. São Paulo, v.9, n.109, p. 13, dez. 2001.

PALMA HERRERA, José Manuel. Los Delitos de Blanqueo de Capitales, Edersa, 2000.

PEREZ MANZANO, Mercedes. El Tipo Subjetivo em los Delitos de Receptación y Blanqueo de Dinero. Cuadernos de Derecho Judicial, I, 1994.

PITOMBO, Antônio Sérgio A. de Moraes. Lavagem de dinheiro – a tipicidade do crime antecedente. São Paulo: RT, 2003.

POWISS, Robert E. Os lavadores de dinheiro – como bilhões de dólares ilegais, provenientes de tráfico de drogas e contrabando, são lavados através de bancos e empresas comerciais. São Paulo: Makron Books, 1993.

RENART GARCÍA, Felipe. El blanqueo de capitales em el derecho suizo. Poder Judicial, 1998.

ROSENTHAL, Sergio. A lavagem de dinheiro e o crime organizado na Franca - O fenomeno e o direito. Boletim IBCCRIM. Sao Paulo, n.70/Ed.esp., p. 15, set. 1998.

RUIZ VADILLO, Enrique. El blanqueo de capitales em el ordenamiento jurídico español. Perspectiva actual y futura. Boletín de Información del Ministerio de Justicia, 15 de julio, n. 1641, 1992.

SANTOS, Cláudia Fernandes dos. Lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores. Jus Navigandi, Teresina, a. 7, n. 63, mar. 2003. Disponível em: <http://jus.com.br/revista/doutrina/texto.asp?id=3838>. Acesso em: 22 nov. 2004.

SANTIAGO, Rodrigo. O branqueamento de capitais e outros produtos do crime. Direito Penal Econômico Europeu: Textos Doutrinários, v. II, Coimbra Editora, 1999.

SILVA, Ângelo Roberto Ilha da. Crimes de lavagem de dinheiro e sonegação fiscal. Boletim IBCCRIM. São Paulo, v.9, n.107, p. 19-20, out. 2001.

SOLANS SOTERAS, Miguel. Blanqueo de dinero y movimientos financieros. Cadernos Jurídicos, n. 3, 1992.

SOTO NIETO, Francisco. El delito de blanqueo de dinero. Esquema de las disposiciones legales afectantes al blanqueo. Revista Jurídica La Ley, II, 1996.

SOUZA NETO, José Laurindo de. Lavagem de dinheiro: comentários à Lei 9.613/98. 1ª. ed., 4ª tir., Curitiba: Juruá, 2004.

SUÁREZ GONZÁLEZ, Carlos. Blanqueo de capitales y merecimiento de pena: consideraciones críticas a la luz de la legislación española. Cadernos de Política Criminal, n. 58, Madrid, 1996.

TUNLEY, Roul. Legitimación de capitales: legislación especial referida al lavado de dinero. In: La Cuestion de las drogas en América Latina. Caracas: Monte Àvila, 1990.

Uma Análise Crítica à Lei dos Crimes de Lavagem de Dinheiro, Série Pesquisas do Conselho da Justiça Federal, n. 9., 2002.

VILLAREJO, Julio Díaz-Maroto. Algumas notas sobre el delito de blanqueo de capitales. Revista de Derecho Penal y Criminologia, n. 1 extraordinário. Madrid, 2000.

________. El blanqueo de capitales em el Derecho Español. Dykinson, 1999.

ZANCHETTI, Mario. Il Riciclaggio di Denaro Proveniente de Reato. Milano: Giuffrè Editore, 1997.

ZARAGOZA, Javier. El blanqueo de dinero. Aspectos sustantivos. Su investigación. Cuadernos de Derecho Judicial, n. I, 1994.

_________ Receptación y blanqueo de capitales, en El nuevo Código Penal y su aplicación a empresas y profesionales, Manual teórico practico. Madrid: Recoletos, 1996.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Neydja Maria Dias de Morais

procuradora da Fazenda Nacional, mestranda em Direito pela UFPB

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

MORAIS, Neydja Maria Dias. O crime de lavagem de dinheiro no Brasil e em diversos países. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 10, n. 834, 15 out. 2005. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/7424. Acesso em: 25 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos