O aborto e a microcefalia

Exibindo página 3 de 3
04/11/2019 às 11:11
Leia nesta página:

CONCLUSÃO

O dilema do aborto de microcefálicos é uma nova questão que surgiu na sociedade brasileira nos últimos três anos, a qual ganhou mais importância quando houve o grave surto da doença provocada pelo vírus da Zika. O número de casos crescentes da doença fez com que a possibilidade de interromper a gestação, quando detectada esta com certa precisão, fosse considerada algo bom, pois estaria prevenindo um ser humano de crescer sem a expectativa de ter uma vida plena. 

A grande discussão que surge perante a doutrina brasileira se dá, principalmente, no choque de direitos constitucionais quando se trata do tema do aborto, pois ao mesmo tempo em que fere o direito à vida do feto, fere o direito à liberdade sexual e a do corpo da mulher. Entretanto, a questão do procedimento abortivo em caso de fetos portadores da deficiência congênita vai além do debate sobre a legalização do aborto.

A permissão do aborto em caso de microcefalia seria um precedente para que fossem alegadas outras formas análogas de deficiência como semelhantes e, dessa maneira, seria ampliada a permissão de sua realização. Fato esse que não deve ser visto como algo necessariamente benéfico para a sociedade, visto que a grande parte das deficiências, apenas são descobertas em um grau já avançado de gravidez, sendo este procedimento, nesse caso, considerado crime em diversas partes do mundo, vez que este tipo de procedimento estaria interrompendo a vida de um ser humano que está praticamente formado, sendo este um ato cruel e desumano que viola todos os princípios da dignidade da pessoa humana e do direito constitucional à vida, sendo ambos pilares das normas estabelecidas na Carta Magna vigente. 

Outrossim, ao se analisar as legislações e a Constituição Feral brasileira, é possível perceber que prevalece o entendimento no sentido de preservar a vida do feto em formação, dessa forma a vida de uma pessoa com deficiência não deve ser considerada menos valiosa, principalmente, nesse caso específico, quando o grande número de casos da deficiência ocorreu por negligência do estado em impedir que um simples mosquito transmissor de doenças graves se propagasse nas cidades do país. Não cabe ao Estado tentar sanar a quantidade de casos de crianças com microcefalia através da realização do aborto, pois com a contínua proliferação do mosquito transmissor da grave doença, os casos de fetos microcefálicos continuariam aumentando, ocorrendo um ciclo vicioso e procedimentos abortivos estariam sempre presentes na sociedade.

Nesse sentido, a população brasileira deveria buscar nas autoridades públicas ações de combate à doença que provocou o surto da microcefalia, e não ficar discutindo a possibilidade de abortar um ser humano que já estava praticamente formado no útero materno, por apenas ser detectada uma deficiência indesejada, pois o diagnóstico não se dá nas primeiras semanas de gestação. Além de ser preciso a tomada de medidas para o melhor tratamento das crianças já nascidas portadoras da deficiência, visto que existem diversas melhorias que precisam ser implementadas nos hospitais, principalmente no estado de Pernambuco, o qual ficou evidente que, continua despreparado para atender a demanda de crianças com microcefalia. 


REFERÊNCIAS 

AMARAL, Carlos Eduardo do, “Bebês com Microcefalia, uma Questão de Direitos Humanos”. 2016. Disponível em: <https://www.jurisway.org.br/monografias/ monografia.asp?id_dh=16425> Acesso em 2017.

BRUM, Eliane. “Sobre aborto, Deficiência e limites”, 2016. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2016/02/15/opinion/1455540965_851244.html> Acesso em 2018. 

CAMARGO, Thais Medina Coeli Rochel de, “O Debate sobre o Aborto e Zika: lições da epidemia de AIDS”. 2016. Disponível em: <https://www.scielosp.org/scielo. php?pid=S0102311X2016000500602&script=sci_arttext&tlng=e> Acesso em 2018. 

COSTA, Camila. “Aborto por Microcefalia é Complicado, nas é Direito da Mulher’, Diz Médico Excomungado por Aborto Legal”. 2016. Disponível em: <http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/02/160218_entrevista_olimpio_moraes_cc> Acesso em 2018. 

DINIZ, Débora, Zika: do sertão nordestino à ameaça global. 1. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016, 444 p.

Direitos Brasil. “Aborto em Caso Microcefalia é permitido? Entenda”. 2016. Disponível em: <http://direitosbrasil.com/aborto-em-casos-de-microcefalia-e-permitido/> Acesso em 2018.

HANZILK, Emily e GIGANTE, Joseph, Microcephaly, publicado em <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28598357>2017.

MAGGIE, Yvonne. “Aborto e Microcefalia”. 2016. Disponível em: <http://g1.globo.com/pop-arte/blog/yvonne-maggie/post/aborto-e-microcefalia.html> Acesso em 2018.

MCNEIL, Donald, Zika: a epidemia emergente. 1.ed. São Paulo: Planeta, 2016, 484 p. 

MORAES, Alexandre de, Direito Constitucional, 33. ed. rev. e atual. São Paulo: Atlas, 2017, 970p.  

OLIVEIRA, Monique, “Uma em cada sete crianças com microcefalia por zika recebeu atendimento médico completo em 2017”. 2018. Disponível em: <https://g1.globo.com/bemestar/noticia/uma-em-cada-sete-criancas-com-microcefalia-por-zika-recebeu-atendimento-completo-em-2017.ghtml> Acesso em 2018.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

SVITRAS, Caroline. “Aborto no Caso de Fetos com Microcefalia”. 2017: Disponível em: <http://www.revistavisaojuridica.com.br/2017/01/26/aborto-no-caso-do-feto-portador-de-microcefalia/> Acesso em 2018. 

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos