Como ficam os direitos dos trabalhadores em tempos de coronavírus?

31/03/2020 às 21:25
Leia nesta página:

O artigo abordará as modificações relacionadas ao direito dos trabalhadores em momento de pandemia, bem como o algumas dúvidas referente ao período que os estabelecimentos comerciais estão fechados.

No dia 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou a situação de pandemia do novo coronavírus.

Isso significa que todos os países do globo terrestre poderão ter surtos de corona vírus em sua população, devendo os Governos adotarem medidas com o objetivo de diminuir as infecções.

Na maioria dos países do mundo, o método que se tornou mais eficaz no combate ao vírus foi o isolamento social e a quarentena aqueles que estão infectados ou com suspeita de portarem o vírus.

O isolamento social importa em fechamento dos estabelecimentos comerciais, empresas e afins, e neste caso quais são os direitos dos trabalhadores até agora assegurados?

O Governo do Brasil enviou a medida provisória 927/2020, que impôs inúmeras mudanças nesta relação, vamos verificar as principais:

1. O meu patrão pode me deixar em casa sem receber?

Não. O Governo brasileiro chegou a inserir na MP 927/2020 a possibilidade da suspensão do contrato de trabalho por até quatro meses (ou seja, sem o recebimento de salário durante esse período), desde que as empresas ofereçam curso de qualificação on-line.

Ocorre que após protesto de grande parcela da população isso foi revogado e permanece do mesmo jeito que se encontra na CLT: O trabalhador poderá ficar afastado por até cinco meses para qualificação profissional oferecido pela empresa, mas exige negociação com sindicato e aceitação do empregado. O funcionário também precisa ser notificado pelo menos 15 dias antes da suspensão.

2. O Patrão poderá reduzir meu salário? É legal?

A empresa poderá reduzir o salário do trabalhador se provar que foi afetada pela crise e reduzir a jornada de trabalho e o salário em até 25%. Entretanto, a redução deve ocorrer em acordo com o sindicato de sua categoria.

3. O patrão pode me obrigar a sair de férias?

Sim, apesar de normalmente o empregado negociar as férias com o patrão, a empresa poderá antecipar as férias individuais de cada trabalhador, mesmo que não tenha o tempo necessário para as férias.

O patrão poderá, nesse sentido, te deixar em casa recebendo o salário e o 1/3 de férias que todo o trabalhador possui direito, deverá ser pago até dezembro de 2020.

Ainda, para antecipar suas férias, o patrão deverá avisar com até 48h de antecedência.

4. Minha empresa poderá descontar os feriados?

Sim, as regras contidas na MP 927/2020, permite que o tempo que o trabalhador ficou em casa, poderá ser descontado dos feriados.

Por exemplo, no feriado de 15 de novembro, o trabalhador poderá trabalhar 8h, para compensar o período que ficou em casa.

5. E o banco de horas, como que fica?

Com a nova regra, o banco de horas poderá ser acordado entre o empregado e o patrão. A compensação das horas poderá ser realizada em até 18 meses e a jornada não ultrapassará dez horas diárias de trabalho.

6. Se eu contrair o COVID-19, como devo proceder no meu trabalho?

Caso o trabalhador contraia o novo corona vírus, deve imediatamente manter-se isolado e informar o patrão que se encontra infectado. Caso o trabalhador não possua um atestado no momento, o Ministério Público do Trabalho entende que o Patrão deve aceitar uma autodeclaração.

Durante todo o tratamento para a cura por contrair o vírus, o empregador manterá o pagamento dos salários, conforme estipula o art. 3º, § 3º da Lei 13.979/2020, por 14 dias e após deverá ser encaminhado para o INSS.

7. Se eu precisar me ausentar do trabalho, mesmo que seja essencial (supermercado, farmácia), por motivo de outras doenças?

Sendo o trabalhador acometido por outra doença, permanece do mesmo modo que antes, o patrão arcará com os primeiros 14 dias de salário e após ocorrerá a suspensão do contrato de trabalho e o trabalhador encaminhado para o INSS para receber o auxílio doença.

8. Se eu sou membro do grupo de risco do Corona Vírus, o que devo fazer?

A legislação nesse sentido não é muito clara. Se você é membro do grupo de risco do COVID-19, deve buscar em primeiro lugar meios de comprovação de que faz parte do grupo de risco. (por exemplo, laudo médico, atestado médico ou algum outro documento). Após isso deve informar o patrão e junto a ele buscar consenso de qual o melhor caminho a seguir. Entendemos que a empresa deve permitir que o trabalhador membro do grupo de risco trabalhe por home office, caso não seja possível, que lhe seja dado férias.

É importante lembrar que o empregador possui o direito de dispensar seus trabalhadores que não possuem estabilidade no emprego. Entretanto, aquele empregado que for dispensado por ser de grupo de risco do COVID-19, poderá ensejar ação judicial por dispensa discriminatória.

Caso identifique qualquer irregularidade ou tenha alguma dúvida se seu patrão está agindo conforme a lei, busque:

I – O Ministério público do trabalho

II – O sindicato de sua categoria;

III – buscar um advogado de sua confiança;

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Arnon Amorim

Advogado - OAB/ES 30.733

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos