Sobre a Inconstitucionalidade da MP 936/2020 apontada na ADI 6363 DF (Covid-19)

08/04/2020 às 11:20
Leia nesta página:

Estava demorando, mas o Judiciário alcançou destaque em meio à pandemia do Covid-19. Diante da provocação do partido Rede Sustentabilidade o STF inseriu na MP 936/2020 a necessidade da chancela dos Sindicatos nos acordos individuais. Vamos conferir?

Em meio à pandemia do Covid-19 tem ocorrido fatos dos quais fogem a normalidade, afinal é um estado de exceção. Atos do Executivo e do Legislativo tem alterado a vida dos brasileiros. Temos acompanhado medidas das quais atingem certas áreas da sociedade, principalmente a econômica, onde empresários, microempresários e autônomos formais e informais tiveram o impedimento de exercerem de forma plena as suas atividades laborais em razão das quarentenas decretadas pelos Governos Estaduais, bem como os empregados diante desta situação estão tendo a ameaça da estabilidade de seus empregos.

                            

O governo por meio da Medida Provisória nº 936/2020 flexibilizou a relação patrão e empregado permitindo a suspensão do emprego por até 60 dias e redução de jornada de trabalho por até 90 em troca de uma relativa estabilidade, maiores detalhes podem ser observados no artigo: “Sobre a Medida Provisória nº 936 de 2020 (Covid-19)”, cujo link segue:

 https://rogerioalvesblog.wordpress.com/2020/04/03/sobre-o-decreto-legislativo-no-936-de-2020-covid-19/

A novidade foi o instrumento “acordo individual”, que é realizado entre empregadores e empregados com a comunicação ao Ministério da Economia e aos sindicatos da respectiva categoria no prazo de dez dias. O texto deixou claro que não era necessária a anuência pelo Sindicato, apenas autorizou a negociação tão somente entre patrão e empregado limitando-se apenas à comunicação.

Ocorre que certos elementos do contrato de trabalho contidos na Legislação somente podem ser alterados mediante convenção coletiva de trabalho com a participação dos sindicatos, levantando-se assim questionamentos sobre a constitucionalidade da Medida Provisória 936/2020, especificamente sobre a negociação através do acordo individual sobre a redução da jornada de trabalho e do salário.

 Esta discussão foi concretizada através da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 6363 DF), que foi ajuizada pelo Partido Rede Sustentabilidade no Supremo Tribunal Federal - STF, onde alegou que os dispositivos da MP 936/2020, quais sejam inciso II do art. 7º, §1º e inciso II do §3º do art. 8º, inciso I do §1º do art. 9º, §4º do art.11 e parágrafo único e caput do art. 12, violam os arts. 7º, VI, XIII e XXVI, e 8º, III e VI, da Constituição Federal.

Nesta ação pleiteou-se a concessão de medida cautelar com fim de suspender o uso do instrumento “acordo individual” para tratar da suspensão e redução da jornada de trabalho, e ao final ser declarada a inconstitucionalidade dos dispositivos citados para afastar o uso do “acordo individual” pela alegada afronta à Constituição.

Os dispositivos da Constituição citados na ADI 6363 possuem a seguinte redação:

“Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

 [...]

 VI - irredutibilidade do salário, salvo o disposto em convenção ou acordo coletivo;

[...]

 XIII - duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho;

[...]

 XXVI - reconhecimento das convenções e acordos coletivos de trabalho;

 [....]

 Art. 8º É livre a associação profissional ou sindical, observado o seguinte:

[...]

 III - ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas; [...]

VI - é obrigatória a participação dos sindicatos nas negociações coletivas de trabalho;

 [...]” (grifo nosso).

Embora a Constituição impõe uma obrigatoriedade de negociação coletiva juntamente com o sindicato sobre alteração da jornada de trabalho, importante lembrar que a MP 936/2020 foi criada diante do estado de calamidade pública instaurada em razão da pandemia do Covid-19, ou seja, foi uma exceção em momento de exceção.

Não obstante concluiu assim o Ministro Relator Ricardo Lewandowski:

“Pois bem. Tudo indica que a celebração de acordos individuais “de redução da jornada de trabalho e redução de salário ou de suspensão temporária de trabalho”, cogitados na Medida Provisória em comento, sem a participação dos sindicatos de trabalhadores na negociação, parece ir de encontro ao disposto nos arts. 7, VI, XII e XVI, e 8, III e VI, da Constituição.”

E ao final proferiu a seguinte decisão:

“Isso posto, com fundamento nas razões acima expendidas, defiro em parte a cautelar, ad referendum do Plenário do Supremo Tribunal Federal, para dar interpretação conforme à Constituição ao § 4º do art. 11 da Medida Provisória 936/2020, de maneira a assentar que “[os] acordos individuais de redução de jornada de trabalho e de salário ou de suspensão temporária de contrato de trabalho [...] deverão ser comunicados pelos empregadores ao respectivo sindicato laboral, no prazo de até dez dias corridos, contado da data de sua celebração”, para que este, querendo, deflagre a negociação coletiva, importando sua inércia em anuência com o acordado pelas partes.” (Grifo nosso)

Desta forma, todos os acordos individuais realizados segundo as diretrizes da Medida Provisória nº 936/2020, somente terá validade com a chancela dos sindicatos dos trabalhadores, seja de forma ativa ou omissa.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Como visto, não só os atos do Executivo e Legislativo alterarão o cotidiano dos brasileiros durante a pandemia do Covid-19, mas também o do Judiciário através da decisão proferida na ADI 6363.

Difícil avaliar se a decisão inviabilizou as medidas da MP em comento, vez que não sabemos como cada sindicato se portará a cada negociação individual realizada, porém é de notório conhecimento que dificilmente abrem mão dos direitos dos trabalhadores. Fato é que o Judiciário, certo ou não, criou uma burocracia a mais nos procedimentos colocando em risco o sucesso das medidas emergenciais e provisórias.

Não devemos agir de forma contrária à Constituição, porém é necessário que os Poderes (Executivos, Legislativo e Judiciário) sejam harmônicos entre si, a fim de se evitar situações como o da ADI 6363, a qual abre intermináveis discussões que adiam a aplicação efetiva das medidas emergenciais que visam a manutenção dos empregos.

A decisão tomada pelo Ministro Ricardo Lewandowski tem caráter provisório até a análise e julgamento pelo Plenário do STF, porém pode ter barrado inúmeros acordos individuais que estavam em andamento, agora é analisar o comportamento dos sindicados diante desta situação, se cooperarão com a flexibilidade das negociações entre empregador e empregado ou se resolverão abrir discussões para atrasar os trabalhos das empresas em tentar manter os empregos e suas atividades no mercado.   

Fontes:

http://stf.jus.br/arquivo/cms/noticiaNoticiaStf/anexo/ADI6363.pdf

https://rogerioalvesblog.wordpress.com/2020/04/03/sobre-o-decreto-legislativo-no-936-de-2020-covid-19/

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Rogério Alves

Advogado Graduado no Centro Universitário Nove de Julho. Especialista em Direito Público pela Escola Paulista de Direito. Advogado parceiro da Buratto Sociedade de Advogados e Shilinkert Sociedade de Advogados. Palestrante do Departamento de Cultura e Eventos da OAB Seção São Paulo. Assessor do 2º Tribunal de Ética e Disciplina da OAB Seção São Paulo. Membro do Instituto de Desenvolvimento Educacional e Assistência Social - IDEAS. Articulista dos Sites Jus Brasil, Jus Navigandi, Conewsnity e Blog do Werneck. Administrador do Blog "Discussões por rogerioalvesadvblog"

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos