Capa da publicação Pretende se aposentar em 2021? Veja como conseguir um benefício vantajoso

Pretende se aposentar em 2021?

Novas regras deixaram os cálculos das aposentadorias mais difíceis, mas ainda é possível conseguir um benefício vantajoso

Leia nesta página:

A aposentadoria está batendo à porta de muitos ou bem próxima de chegar, mas existem situações que as pessoas precisam saber para encaminhar a aposentadoria que seja mais vantajosa.

Neste momento, a aposentadoria está batendo à porta de muitos ou bem próxima de chegar. Há aqueles que pretendem se aposentar e continuar trabalhando, depositando o dinheiro do benefício no banco para usar no futuro ou, então, apenas agregar o valor para aumentar a renda mensal. Outros, pensam em viajar, ajudar a família, abrir seu próprio negócio. Seja qual for o destino da aposentadoria, ela é um sinônimo de tempo para realizar sonhos de quem reúne condições para se aposentar cedo, mas existem situações que as pessoas precisam saber para encaminhar a aposentadoria.

As novas regras da previdência vigoram desde 13 de novembro de 2019 trazendo uma infinidade de dúvidas que passaram a fazer parte da rotina dos trabalhadores e contribuintes que pretendem encaminhar suas aposentadorias. “Muitos são os que se surpreendem quando tem o benefício negado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Outros ficam desolados quando recebem a notícia que o valor veio abaixo do esperado. Isso se dá por vários fatores, entre eles podemos destacar a falta do pedido certo para o benefício mais vantajoso, inobservância dos requisitos de concessão, descumprimento das exigências do INSS e o não descarte dos menores salários a partir de julho de 1994, o que acontecia na regra anterior e que ainda pode ser usado”, diz o advogado especialista em direito previdenciário, Carlos Alberto Calgaro.

Conforme Calgaro, na prática, o INSS digital e a reforma da previdência deixaram o encaminhamento dos benefícios mais complicados, confundindo o segurado em identificar a melhor data para pedir a aposentadoria, escolher o benefício de maior valor, encontrar os documentos das atividades em que trabalhou, cumprir as exigências da previdência no prazo de análise do pedido, entre outros. “O INSS tem procurado melhorar os seus serviços, mas, o que se vê, é que tudo o que foi feito ainda está longe do ideal”, comenta.

É por isso que hoje, mais que nunca, uma orientação especializada se faz necessária neste momento, pois o encaminhamento correto da aposentadoria irá definir o seu êxito e o salário que a pessoa irá receber até o fim da vida e, assim sendo, é importante que ele seja o melhor, o maior, o mais vantajoso.

Assuntos relacionados
Sobre os autores
Calgaro Advogados Associados

Calgaro Advogados Associados é um escritório de advocacia especializado em direito previdenciário que atua em todo o território nacional realizando encaminhamentos de aposentadorias e revisões de benefícios. Também atua nas áreas trabalhista, tributária, indenizatória e securitária. Dispondo de conhecimento do direito, aliado à tecnologia e gestão, com mais de duas décadas de experiência, o escritório promove ações administrativas e judiciais para auferir e elevar renda para clientes residentes no Brasil e brasileiros no exterior.

Andrieli Trindade

Jornalista profissional, atuante em marketing de conteúdo.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos