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Entenda a importância do marketing na advocacia

17/11/2021 às 15:10
Leia nesta página:

O marketing digital abriu portas para que as empresas pudessem se tornar acessíveis para o público ideal e oferecer um serviço dedicado e direcionado, focado na qualidade e não na quantidade.

Ainda há aquele velho preconceito quanto a se fazer marketing na área da advocacia. O termo “marketeiros” pode ser utilizado para sujar o nome da marca, e por isso muitos escritórios se afastam das estratégias de divulgação.

No entanto, a época em que entendemos marketing como mera propaganda já foi. A atuação tradicional, que anteriormente tinha como foco atingir o maior número de pessoas possível, morreu.

Assim, o surgimento do marketing digital abriu portas para que as empresas pudessem se tornar acessíveis para o público ideal e oferecer um serviço dedicado e direcionado, focado na qualidade e não na quantidade.

O marketing digital é a maior estratégia de crescimento na internet, mesmo na advocacia.

Aprenda como fazer a seguir.

Marketing na advocacia está dentro do Código de Ética da OAB

Existem sim práticas consideradas inadequadas pelo Código de Ética, mas isso não quer dizer que todas as técnicas são. Vou deixar abaixo alguns exemplos de práticas ruins:

  • Não é permitida a publicidade através de rádio ou televisão; (xx)
  • Não é permitido utilizar cores extravagantes na placa de identificação do escritório. As cores devem ser “discretas e moderadas”; (xxi)
  • Não é permitido oferecer serviços via fax ou via e-mail; (xxii)
  • Não é permitida a publicidade em locais de utilização pública, como em clubes esportivos, nem em uniformes esportivos; (xxvi)
  • Não é permitido mencionar o resultado de uma possível contratação, como a “desoneração de encargos trabalhistas”; (xxvii)
  • Não é permitida a publicidade ao lado de ofertas de serviços e produtos de consumo; (xxviii)

Repare que estas condições estão relacionadas a práticas de marketing sem foco, que busca apenas atingir pessoas em massa. Basicamente, você não deve investir em estratégias de “SPAM”, que focam números.

Nada consta, porém, sobre fazer marketing na internet, educar um público-alvo por meio de conteúdo de qualidade, ajudar a população a falar o “juridiquês” (como muitos dizem por aí), de maneira mais simples, etc.

O marketing digital, inclusive, também rechaça o “marketeirismo” e prega por relevância, transparência e bom estabelecimento de relações entre empreendedor (aquele que oferece produto ou serviço) e consumidor.

Como fazer marketing jurídico?

Deixando claro: existem inúmeras formas de se fazer marketing por meios não digitais, mas este não é o foco do artigo. Vou abordar aqui maneiras para que os escritórios de advocacia e os advogados cresçam por meio da internet.

Vamos abordar cada tópico em um diferente título.

Marketing de conteúdo

Esta é a grande técnica de marketing da internet, pois atrai, nutre, conquista e fideliza os clientes por si. Ela consiste em educar o público por meio de artigos para blogs, materiais para plataformas de vídeo e redes sociais e a criação de páginas de redes para compartilhar os seus artigos, conteúdo de parceiros e outros assuntos pertinentes ao seu público-alvo.

Para fazer sucesso com conteúdo na internet, o primeiro passo é estabelecer o seu público-alvo. Se você é um advogado do consumidor, precisa apresentar seu produto de maneira diferente daquele que cuida de questões da família, por exemplo. Assim, seus esforços chegarão naqueles que mais têm chances de lhe contratar de fato.

Definido seu público-alvo e nicho, você pode partir para o design da sua identidade visual: logo, naming, bordão, cores, etc. Crie tudo de maneira autêntica e criativa, mas sem ser chamativo demais para não desviar do seu foco como advogado(a).

Então, crie seu site e blog para começar a investir na criação de artigos, que é a maneira mais simples de materializar conteúdo. Se for possível (ter o costume de falar perante as câmeras, ter boa dicção e estar bem familiarizado(a) com um editor de vídeos), você pode também investir em um canal de YouTube.

Lembre-se: seja sempre relevante para seu público! Crie conteúdo que sane dúvidas ou que chame a atenção de pessoas interessadas no tópico.

Aprenda também sobre SEO para complementar seu conhecimento sobre o marketing de conteúdo e aplicá-lo na advocacia.

Invista em local SEO

Muitos escritórios querem se destacar presencialmente. Apesar de envolver os processos digitais, a internet também pode ajudar nisso.

Muitas vezes, as pessoas procuram por serviços no Google e os resultados aparecem baseados na geolocalização do usuário. Por isso, é crucial que seu negócio esteja presente no Google Maps e seja indicado pelo maior buscador do mundo.

  • Cadastre-se no Google Meu Negócio e atualize e otimize seu perfil;
  • Trabalhe na construção de links que indiquem seu local em suas estratégias de conteúdo;
  • Utilize palavras-chave inteligentes sobre o seu negócio, como “escritório de advocacia” (busca geral) e advogado da “...” (sua área de atuação), para que você tenha chances de atrair todo o tipo de cliente interessado em seus serviços;
  • Tenha perfis em inúmeras redes sociais, todos com seu endereço comercial disponível;
  • Solicite que seus clientes deixem uma avaliação no Google e envie o link para facilitar o processo.

Dessa maneira, o Google entenderá que você é relevante, e então terá a preferência nas indicações, aparecendo em primeiro nas pesquisas pelo seu serviço.

Por que investir em marketing para seu escritório

A internet é o meio de captação de clientes que mais cresce e, cada vez mais, as próximas gerações serão dependentes deste recurso. Por isso, se você não quer ficar para trás e sonha em se tornar uma grande referência da sua área, o marketing digital é uma das soluções para ambas as questões.

Dedique bastante tempo à criação de um site formal, usual e rápido, aplique SEO On Page e dedique-se ainda mais ao marketing de conteúdo, pois ele será o maior chamariz para seu negócio.

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Sobre o autor
Mayk Souza

Colaborador e editor em seolovers.com.br , risw.com.br e oirio.com.br

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

SOUZA, Mayk. Entenda a importância do marketing na advocacia. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 26, n. 6713, 17 nov. 2021. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/91424. Acesso em: 21 nov. 2024.

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