Artigo Destaque dos editores

O que fazer diante de uma negativa de plano de saúde?

16/08/2021 às 15:55

Resumo:


  • Aumento de processos judiciais de beneficiários contra operadoras de plano de saúde devido a negativas de cobertura.

  • Negativas frequentes incluem cirurgias, exames de alto custo, próteses, órteses e home care.

  • Para contestar negativas, é recomendado contatar a ouvidoria do plano, solicitar negativa por escrito, recorrer à ANS e, se necessário, buscar auxílio judicial.

Resumo criado por JUSTICIA, o assistente de inteligência artificial do Jus.

Saiba como as operadoras de planos de saúde costumam negar pedidos de coberturas feitos por seus beneficiários, quando essa ação é considerada ilegal e, ainda, como recorrer e ter seu direito à saúde garantido.

Beneficiários de planos de saúde têm cada vez mais procurado a Justiça em processos contra as operadoras, pelos mais variados motivos.

Nesse cenário, a negativa de plano de saúde é uma das contestações que mais causa dores de cabeça aos pacientes que se veem negligenciados no momento em que precisam da cobertura do convênio médico.  

Descubra como se dá a negativa, quais são as ocorrências mais comuns e que instruções o titular do plano deve seguir para reivindicar seus direitos.


Como ocorre a negativa

Após a contratação do serviço, todo beneficiário de plano precisa cumprir um período de carência para utilização de determinados itens. Geralmente a carência  é de:

  • 300 dias para parto a termo;

  • 180 dias para casos como internações de alta complexidade ou exames;

  • 24 horas para urgência e emergência.

Salvo tal exceção e mediante as informações previstas no contrato assinado pelo titular do plano, a negativa não deve ocorrer. Perceba que citei o contrato pois em alguns casos, há condições que devem ser levadas em conta. 

Por exemplo, pacientes que já tinham câncer antes de contratar o plano, possuem a descrição da doença pré-existente em seu contrato, por isso devem cumprir uma carência de 2 anos para ter acesso a procedimentos de alta complexidade relacionados ao câncer. 

Fora dessas situações, qualquer negativa de medicamento, tratamento e procedimento que tenha sido prescrito pelo médico assistente do paciente, não deve ser negado. 

As operadoras costumam usar o argumento de que a negativa ocorreu em razão de não haver  previsão no Rol da ANS — Agência Nacional de Saúde Suplementar. 

Após a recusa, alguns pacientes costumam arcar com os custos médicos e dão andamento em seus tratamentos através de outras vias, porém, a Justiça entende que essa conduta fere os princípios razoáveis de direito à saúde e desacata as peculiaridades de cada paciente. Ou seja, você está sendo lesado e pode reverter isso.


Principais recusas de cobertura 

  • cirurgias de todos os tipos, como a de redução de estômago (bariátrica);

  • exames de alto custo;

  • próteses e órteses;

  • medicamentos de alto custo;

  • home care (atendimento domiciliar).


O plano de saúde negou um pedido de cobertura? saiba o que fazer

Quando uma operadora nega um procedimento, medicamento ou tratamento, o que está sendo descumprido é o direito de atendimento ao cliente

Ao se deparar com essa situação, existem alguns passos a serem cumpridos para recorrer contra a negativa. São eles:

contatar a ouvidoria do plano para tentar reverter a negativa;

não havendo sucesso, solicitar a negativa por escrito;

contatar a ANS (órgão que regula os planos de saúde) para verificar a possibilidade de uma resolução;

por fim, esgotadas todas as possibilidades, é possível buscar ajuda especializada de um advogado para entrar na via judicial. 


Justiça determina que bebê receba tratamento em home care custeado pelo plano

Para exemplificar, eu trouxe o caso de uma mãe que solicitou home care para seu bebê recém-nascido que foi diagnosticado com a Síndrome de Noonan. 

Após acompanhamento e procedimentos cirúrgicos, o médico neonatologista prescreveu a internação domiciliar com assistência multidisciplinar para o bebê. O plano de saúde (Unimed) negou o procedimento.

A família buscou ajuda especializada e teve uma ação judicial protocolada em caráter de urgência, onde foi determinado que a criança não recebesse alta hospitalar até a autorização da internação em home care. 

Alex Alves Lessa, juiz do caso, concedeu liminar para cobertura do tratamento, sob pena de multa de R$2.000,00 ao dia para a operadora 

(Processo: 5597326-59.2020.8.09.0139 junto ao TJ-GO).

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Gutemberg do Monte Amorim

Graduação em direito pela PUC- Goiás, pós-graduação em Direito Médico pelo instituto Legale Educacional, pós-graduação em Direito Empresarial – LLM pela FGV e Curso de Extensão em Direito Previdenciário - Damásio.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

AMORIM, Gutemberg Monte. O que fazer diante de uma negativa de plano de saúde?. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 26, n. 6620, 16 ago. 2021. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/92299. Acesso em: 22 dez. 2024.

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos