Seria a vacina considerada de caráter obrigatório em casos de pandemia?

03/10/2021 às 22:39
Leia nesta página:

A lei 13.979/2020 define que a vacina pode ser de caráter obrigatório, já a Constituição Federal ampara o direito a liberdade. O que prevalece o direito individual ou o bem coletivo?

Vivemos num momento de pandemia, onde, segundo o Ministério da Saúde, mais de 597 mil pessoas perderam a vida para a COVID-19 e, mesmo já existindo pesquisas que comprovem a grande eficácia, um grande número de pessoas se recusam a tomar a vacina seja por medo ou desinformação.

A vacinação é vital para que a sociedade consiga enfrentar essa pandemia, mas, infelizmente, nem todos reconhecem a responsabilidade individual que carregam como membros de uma sociedade e apelam para o direito de liberdade.

É certo que isso direito é garantido pelo Art. 5º, II, da Constituição Federal:

Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes (...)

Ainda no Art. 5º, é disposto que:

II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;

Já no Art. 14 do Código Civil dispõe que:

Ninguém pode ser constrangido a submeter-se, com risco de vida, a tratamento médico ou a intervenção cirúrgica.

Porém já foi provado que a vacina é segura e eficaz, o que torna o uso do Art. 14, que foi inclusive utilizado em uma postagem viral nas redes sociais para justificar o direito de escolha ao não se vacinar, totalmente equivocado e errôneo.

Analisando essas leis de forma isoladas, sem todas as informações, é possível concordar com quem se recusa a tomar vacina por alegar ter esse direito, mas, neste caso é imprescindível que se analise e, acima de tudo, se entenda o quadro geral.

Como podemos ver no Art. 196 da Constituição Federal, temos direito à saúde e o Estado tem o dever de nos garantir isso, reduzindo risco de doenças:

 A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

É sabido que o corpo humano faz parte do direito da personalidade e esses direitos são intransmissíveis e irrenunciáveis, não podendo o seu exercício sofrer limitação voluntária, exceto em casos previstos por lei, como garantido no Art. 11 do Código Civil, porém, o bem coletivo se sobressai a vontade individual.

A questão de combater uma pandemia tem como base a saúde pública e o bem-estar coletivo, devido a isso, foi criada a lei 13.979/2020 que dispões as medidas adotadas na pandemia, entre elas a vacinação com caráter obrigatório que pode ser adotada por decisão do Ministério da Saúde.

Essa obrigatoriedade, apesar de possível, ainda não foi adotada, entretanto, tendo em vista que é dever do Estado garantir a saúde aos cidadãos e extirpar a pandemia, muitos estados estão aderindo a medidas restritivas para pessoas que não se vacinaram como exigir a carteirinha de vacinação para poder entrar em estabelecimentos fechados. Essa é uma forma, ainda que não totalmente eficiente, de incentivar as pessoas a se vacinarem para que possam ter a liberdade da vida em sociedade pois para isso é importante prezar pelo todo.

Em resumo, como dever do Estado em promover a saúde pública a obrigatoriedade da vacina da COVID-19 poderia, e deveria ser imposta e isso de forma alguma feriria os direitos da personalidade, colocaria a pessoa em risco de vida ou violaria a o Art. 5º da Constituição Federal, uma vez que estaria positivado em lei. Como cidadãos é de extrema importância pensar no plural e cada um fazer a sua parte.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos