Artigo Destaque dos editores

Estabilidade pré-aposentadoria: Posso dispensar meu empregado?

Michelle Ferreira
Michelle Ferreira
14/08/2022 às 21:35
Leia nesta página:

A lei evita dispensas arbitrárias perto do período de aposentadoria, o que poderia acarretar dificuldades em realocação do empregado no mercado de trabalho.

A estabilidade pré-aposentadoria se refere a uma garantia ao empregado de não ser dispensado em período próximo a preencher os requisitos essenciais para obtenção da aposentadoria.

A referida garantia surgiu justamente para evitar dispensas arbitrárias perto do período de aposentadoria, o que poderia acarretar dificuldades em realocação do empregado no mercado de trabalho.

REGRA GERAL

A regra, de modo geral, proíbe a dispensa do empregado até atingir o prazo para requerimento de aposentadoria ao INSS.

Insta consignar que a estabilidade pré-aposentadoria não decorre de lei, tratando-se de um direito previsto nas normas coletivas de cada categoria. Assim, nem todos os empregados podem ter este direito assegurado na convenção ou acordo coletivo que sua categoria for signatária.

Isso porque, a depender da categoria, a norma coletiva poderá prever ou não a estabilidade mencionada, podendo, inclusive, o prazo para tanto ser diverso.

Há exemplos de convenções coletivas que estipulam prazo de 24 (vinte e quatro) meses de estabilidade pré-aposentadoria, bem como demais categorias que preveem a estabilidade de 12 (doze) meses.

Por outro lado, há convenções que não possuem tal previsão, devendo os empregadores se atentarem a este fato, fazendo um estudo minucioso de sua convenção ou acordo coletivo antes de decidir pela dispensa de empregado que está prestes a se aposentar.

ATENÇÃO, EMPREGADOR

Assim, para evitar demandas judiciais futuras é importante que o empregador, antes de dispensar seu empregado, faça uma pesquisa para verificar quanto tempo falta para que o empregado tenha direito à aposentadoria, caso a convenção coletiva da categoria possua previsão acerca da referida estabilidade.

A consulta pode inclusive ser efetuada no próprio site da previdência social, que trará o histórico de contribuições do empregado ao longo de sua vida.

Além disso, é importante que sejam verificadas as novas regras da legislação para que a aposentadoria seja concedida para evitar qualquer cálculo errôneo e discussão futura.

A análise minuciosa e cautelosa é de extrema importância vez que a dispensa efetuada no período pré-estabilitário poderá acarretar em reintegração do empregado ao quadro de empregados da empresa, bem como poderá haver condenação por danos morais e materiais ao empregador pelo desrespeito a regra da convenção coletiva da categoria.

JURISPRUDÊNCIA DO TST

De acordo com a jurisprudência do TST, presume-se que a dispensa imotivada do empregado ocorrida até 12 meses antes da aquisição da estabilidade pré-aposentadoria prevista em norma coletiva é obstativa ao direito, havendo diversos precedentes a respeito.

Vale ressaltar que na hipótese de dispensa por justa causa, há a possibilidade de a referida estabilidade não ser considerada, podendo o empregado ser dispensado.

Contudo, é importante que a justa causa seja caracterizada de forma coerente para evitar demandas judiciais futuras neste sentido.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Imagem do autor Michelle Ferreira
Michelle Ferreira

Autora da coluna “Direito do Trabalho” , advogada do Battaglia & Pedrosa Advogados – Atuante na Área do Trabalho Empresarial – Pós-graduada em Direito Empresarial – INSPER e membro da Comissão de Defesa e Proteção Animal – OABSP.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

FERREIRA, Michelle. Estabilidade pré-aposentadoria: Posso dispensar meu empregado?. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 27, n. 6983, 14 ago. 2022. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/99697. Acesso em: 23 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos