Roberto_1 Quinta, 22 de janeiro de 2009, 20h23min

    Aí pessoal,

    Acertei 46 e preciso de 04 questões.

    As fundamentações das questões 11,42,53,63,78 e 95 , no site do Damásio, estão mto boas, porém qto mais recurso melhor, portanto, se tiverem mais recurso de outras questões, com às devidas fundamentações, por favor, passem p o meu email ([email protected]).

    Grato,

    Roberto

    R

    Rodrigo Otávio Quinta, 22 de janeiro de 2009, 20h30min

    Olá Viviane de Itumbiara/GO e demais colegas, segue as razões de recurso da questão 95.

    Questão 95 GABARITO PRELIMINAR: D ( PROVA GAMA )

    Não tem resposta.
    É possível que o gabarito aponte a letra D baseado no artigo 672 do CPP
    Art. 672. Computar-se-á na pena privativa da liberdade o tempo:
    I - de prisão preventiva no Brasil ou no estrangeiro;
    II - de prisão provisória no Brasil ou no estrangeiro;
    III - de internação em hospital ou manicômio.
    ENTRETANTO o CPP é de 1941, bem antes da previsão de prisão temporária, que é de 1989.

    Observe estes artigos do Código Penal e a doutrina correlata.
    Art. 8º - A pena cumprida no estrangeiro atenua a pena imposta no Brasil pelo mesmo crime, quando diversas, ou nela é computada, quando idênticas.
    Art. 41 - O condenado a quem sobrevém doença mental deve ser recolhido a hospital de custódia e tratamento psiquiátrico ou, à falta, a outro estabelecimento adequado.
    Detração
    Art. 42 - Computam-se, na pena privativa de liberdade e na medida de segurança, o tempo de prisão provisória, no Brasil ou no estrangeiro, o de prisão administrativa e o de internação em qualquer dos estabelecimentos referidos no artigo anterior.
    De prisão provisória, também chamada de prisão processual, sem-pena ou cautelar, podemos retirar o seguinte significado, conforme ensina Fernando CAPEZ :
    "Trata-se de prisão de natureza puramente processual, imposta com finalidade cautelar, destinada a assegurar o bom desempenho da investigação criminal, do processo penal ou da execução da pena, ou ainda a impedir que, solto, o sujeito continue praticando delitos. Depende do preenchimento dos pressupostos do periculum in mora e do fumus boni iuris. É a chamada prisão provisória, compreendendo as seguintes espécies: prisão em flagrante, prisão preventiva, prisão decorrente da pronúncia, prisão em virtude de sentença condenatória recorrível e prisão temporária".
    Nesta mesma linha de raciocínio, Luiz Regis PRADO (14), interpreta a expressão "prisão provisória" de modo extensivo, abrangendo todas as modalidades de privação de liberdade antes da sentença transitada em julgado que podem ou não ter caráter cautelar:
    "É preciso esclarecer, por oportuno, que a prisão provisória mencionada pela lei é prisão processual, ou seja, a prisão que pode ocorrer previamente à sentença condenatória irrecorrível. Esse termo – "prisão provisória" – deve ser interpretado de modo amplo, abarcando todas as medidas cautelares de restrição da liberdade. Engloba, pois, a prisão em flagrante, a prisão temporária, a prisão preventiva e também a prisão decorrente de sentença de pronúncia e de decisão condenatória recorrível".

    R

    Rodrigo Otávio Quinta, 22 de janeiro de 2009, 20h32min

    Como faço um Ctrl dos recursos do Damásio, não estou conseguindo parece estar bloqueado????

    R

    Rodrigo Otávio Quinta, 22 de janeiro de 2009, 20h32min

    Quero dizer Ctrl-c, Ctrl-v

    A

    Alexandre Rocha_1 Quinta, 22 de janeiro de 2009, 20h35min

    Galera, no site do Damasio, já estão disponíveis alguma questões passíveis de anulação já fundamentadas.

    Abç

    A

    Alexandre Rocha_1 Quinta, 22 de janeiro de 2009, 20h40min

    Pessoal, no site do Damasio, já estão disponíveis algumas questões passíveis de anulação, a 11, 42, 53, 63, 78 e 95.

    Abçs

    E

    Edvalson Vicente Quinta, 22 de janeiro de 2009, 21h09min

    Colegas do último Exame da OAB, quais as questões que poderão ser anuladas da Prova Beta?

    E

    Edvalson Vicente Quinta, 22 de janeiro de 2009, 21h11min

    Penso que a questão 25 a resposta certa é a letra "c", nos termos do Art. 1.147 do Código Civil.

    R

    Rodrigo Otávio Quinta, 22 de janeiro de 2009, 21h18min

    Galera, segue as razões de recurso para a questão 16
    BOA SORTE A TODOS...

    Recurso – Exame da Ordem 2008.3

    Questão 16 - (PROVA GAMA)
    Gabarito preliminar - D
    Trata o presente recurso de impugnação ao gabarito preliminar da questão 16.

    Questão – Acerca do Poder Executivo, assinale a opção correta.
    a) O presidente da República só pode ser preso em flagrante de crime inafiançável. Falso, parágrafo § 3º do art. 86 da CF/88.
    b) Nos crime de responsabilidade, o presidente da República ficará suspenso das suas atribuições desde o momento em que a acusação for recebida pela Câmara dos Deputados. Falso, inciso
    II do § 1º do art. 86 da CF/88.
    c) O presidente é julgado pelo STF pelos crimes de responsabilidade. Falso, caput do art. 86.
    d) Se o presidente da República deixar de cumprir uma decisão judicial, mesmo que a considere inconstitucional, deverá ser julgado por crime de responsabilidade. Questão controvertida.

    Com a extensão do rol dos legitimados para a propositura da ADI, o descumprimento de lei ou ato normativo tidos por inconstitucionais pelo Poder Executivo tornou-se uma questão controvertida.
    O inciso VII do art. 85 prevê como uma das hipóteses de crime de responsabilidade os atos do presidente da República que atentem contra o cumprimento das leis e das decisões judiciais.
    Contudo, o STF (ADI 221/DF) entende que o Poder Executivo pode descumprir lei ou ato normativo que considere inconstitucionais.
    Não obstante, há entendimento doutrinário no sentido de que o chefe do Poder Executivo pode deixar de cumprir os atos que considere inconstitucionais, devendo propor, imediatamente, Ação Direta de Inconstitucionalidade. (Elival da Silva Ramos)

    Assim, considerando a divergência que reside sobre a matéria requer a ANULAÇÃO da questão em face da isonomia e transparência que regem esse certame.

    A

    Alelia Macedo Sexta, 23 de janeiro de 2009, 3h41min

    Oi, gostaria de saber como eh que vc vai redigir as peças para o recurso das questoes, estou precisando de 2 questoes, mas gostaria de fazer o meu recurso com no minimo 4 questoes. Aguardo auxilio no e-mail: [email protected].
    Grata.

    P

    Pedro_1 Sexta, 23 de janeiro de 2009, 9h33min

    Alguem poderia me informar se tem que pagar p recorrer????

    R

    Rodrigo Otávio Sexta, 23 de janeiro de 2009, 10h50min

    cada recurso custa R$ 20,00

    A

    Alelia Macedo Sexta, 23 de janeiro de 2009, 13h33min

    o valor do recurso eh cobrado por questao ou o recurso por pessoa?
    Grta.

    C

    Cassia_1 Sexta, 23 de janeiro de 2009, 15h35min

    Roberto_1, fiz 47 vc acha q vale a pena pagar preparatório?

    R

    Rita Silva Sexta, 23 de janeiro de 2009, 16h16min

    Gostaria de saber quais questoes sao passiveis de recurso da prova Alfa c fundamentaçao, ate que data posso interpor o recurso na seccional?

    Vi que tem que pagar, e isso mesmo? Alguem sabe qdo sai a resposta?

    E, no dia 29 sai o Gabarito Oficial, c os nomes, ja com as qstoes anuladas?
    Obrigada e desculpa por tantas perguntas.

    F

    fernando_1 Sexta, 23 de janeiro de 2009, 16h58min

    J

    johnny_1 Sexta, 23 de janeiro de 2009, 17h35min

    Vamos fazer a CESPE mudar de atitude ou até mesmo forçar a OAB Nacional a mudar de entidade para elaboração das provas, chega de reclamações e provas dúbias , espalhe essa idéia,....

    Vá ao link abaixo e participe do abaixo assinado que será enviado ao Ministério Público Federal.

    Http://www.Petitiononline.Com/oabcespe/petition.Html

    R

    Roberto_1 Sexta, 23 de janeiro de 2009, 17h43min

    Cassia_1,

    Acertei 46 questoes e vou interpor recurso. Acredito que nao perdeirei nada, al'em de R$ 20,00.

    Boa sorte

    C

    Carlos Wagner Gobati de Matos Sexta, 23 de janeiro de 2009, 17h51min

    BOA TARDE COLEGAS. Bom, considerando que já vivi essas angústias no exame de ordem anterior, tendo, graças a Deus, obtido aprovação, quero me colocar a disposição de vocês para qualquer questionamento. Na prova prática anterior, mesmo não precisando, elaborei recurso para ajudar meus companheiros, tendo alguns deles conseguido aprovação. É isso ae. Força.

    H

    helio souto neves Sexta, 23 de janeiro de 2009, 18h19min

    ai amigão bota teu mail aqui pois acho que vou precisar de uma ajuda mais adiante.

    um abraço !!!!