OLÁ AMIGOS GOSTARIA MUITO DE SABER EM QUAIS SITUAÇÕES E MOTIVOS A MÃE PERDE A GUARDA DE UM FILHO?? ESTOU PASSANDO POR PROBLEMAS NO CASAMENTO E PRECISO TOMAR UMA ATITUDE MAS TENHO MEDO DELE( MARIDO) ENTRAR COM ADVOGADO PRA QUERER TOMAR MEU FILHO DE MIM... JÁ PENSEI EM ABANDONAR TUDO E PROCURAR A CASA DE MEUS PAIS DE VOLTA , MAS TENHO MEDO SÓ DISSO. ME AJUDEM POR FAVOR!!! OBRIGADA!

Respostas

    Cristian Sampaio

    Cristian Sampaio Quinta, 14 de abril de 2016, 1h11min

    dificilmente uma mae perder a guarda,se vc nao tem problemas com o seu filho,ele nao sera tirado de vc,nem quando a mae agride os filhos e maltrata e quando o filho tenta suicidio pq nao aguenta as loucuras da mae a justiça faz algo,estor brigando pelo meus filhos,e acredite tudo esta contra mim,enquanto minha ex esta acabando com a vida do meu filho,quero te dizer que nem em casos graves como o meu a justiça faz algo,imagine com uma mae que zela pelo filho ama e cuida com tanto amor.eu ja fiz denuncias no disque 100,meu filho foi pra rede de proteçao,agora nao sei como ele esta pq a mae dele distorceu a historia,se fazendo de vitima e me colocou na lei maria da penha e nao posso ver e nem ligar pros meus filhos.muitas injustiças nesse pais,mas fique o pai sem pagar a pensao pra ver como e punido rapidinho.

    Mirtes Maria

    Mirtes Maria Sexta, 29 de abril de 2016, 7h11min

    Ola bom dia tenho minha filha que mora com minha mae e desde 4 anos e minha filha nao mim tem mais como mae a minha me manda ela mim esculhaba de tudo eu nao posso ver minha filha pq ela nao deixa nem o pai pode ver tbm minha filha ta com suspeita de estrupo ja fui pro coselho tutelar e mim mandarao ir pra defensoria publica ela nao tem estrutura alguma de fica com minha filha esto com medo de perde minha filha de vez mim responda por favor

    G

    GLC Sexta, 29 de abril de 2016, 10h36min

    Mirtes, como você é mãe tenho direito de requerer a guarda da filha. O Conselho agiu correto em mandar que procurasse a a Defensoria. No entanto, você tem culpa nisso tudo por que deixou a filha sob a guarda da avó?

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    L

    Larissa Segunda, 09 de maio de 2016, 19h15min

    oi tenho um filho de 6 anos minha ex sogra sempre olhou p eu trabalhar me mudei nao tem como mais como continuar assim fui falar co ela q iria levar meu filho ela nao deixxou eu pegar meu filho e fez o filho ir p forun tentar pegar a gurada minha ja faz um mes q nao consigo ver o meu filho pois ela n deixa diss q so com ordem do juiz estou esprando sera q tem perigo d perder agurada p pai ou p vo estou desesperada por favor alguemm pod e me da um aoorientacao sobre isso????????????

    R

    Rafael F Solano Segunda, 09 de maio de 2016, 20h14min

    Larissa, de nada adianta ficar repetindo a mesma questão, as respostas serão as mesmas, como as que vc recebeu nas discussões abaixo

    jus.com.br/duvidas/572499/vo-tem-direito-sobre-os-netos

    jus.com.br/duvidas/18665/o-q-fazer-pro-pai-ter-a-guarda-do-filho-de-menor?page=11#answer_1217631

    M

    Manoela Domingo, 22 de maio de 2016, 14h24min

    Olá estou muito preocupada e gostaria de saber, no meu caso tenho tres filhos dois do primeiro casamento e um de fora,depois de três anos conheci outro cara onde estou casada hoje é amo ele mas aconteceu de um dia esse meu atual perdeu a cabeça e me bateu mas não foi na frente dos meus filhos em momento algum mas como eles são bem espertos disseram para o pai deles que eu apanho do meu atual, e ai vem as ameaças do meu ex de tirar as crianças de mim, isso pode acontecer?se ele lutar na justiça e as crianças forem chamadas pra falar eu perco a Guarda deles.? Por favor me ajude

    R

    Rafael F Solano Segunda, 23 de maio de 2016, 15h56min

    Para vc ver como o ambiente é essencial para a formação de uma criança. Vc acha que não foi nada demais apanhar de seu atual companheiro, a quem vc ama, e a quem vc desculpa dizendo que ele "apenas" perdeu a cabeça ao lhe agredir (tudo bem, é normal, perder a cabeça de vez em quando!!!), mas mesmo não tendo sido NA FRENTE das crianças, estas tomaram conhecimento do fato sem precisar alguém dizer o descrever a elas, como se o simples fato de tomar conhecimento que mamãe ama o homem que a despreza porque ele a agride, não fosse o bastante para colaborar na mal formação destas crianças, ferindo sensivelmente o psicologico delas, pois quando se ama, se cuida, não se agride, e nem se dá em agressão porque todo cidadão deve antes de tudo se amar e se respeitar, exigindo respeito do proximo, não admitindo que lhe falte ao respeito, seja em agressão verbal ou fisica.

    Se vc quer manter o convívio saudável com seus filhos demonstre a eles que vc merece o respeito e o afeto deles, se amando e se respeitando, mandando para longe de vc o ser desprezível que "por perder a cabeça" se dá o direito de agredir a quem diz amar.

    Escolha qual o convivio que vc prefere, nem digo que seja o afeto de quem vc prefere, pois quem ama não agride, nem com palavras.

    M

    maria costa Sexta, 24 de junho de 2016, 9h08min

    Oiie gente eu tenho 14 anos vim mora com meos avós pouco tempo é eles querem proibir eu de ver minha mãe, é eu quero ir mora com ela só que Como eu engravidei aos 12 anos sem minha mãe sabe mais tive um aborto quando estavam aos 3 meses e acionou ao conselho e ainda disse q teve denúncias falando q minha mãe me levava pra bar so que e tudo mentira nunca acontecel isso , ai pois é isso atrapalha q o promotor de minha guarda pra ela? e eu quero mora muito com ela . me diz ae por favo
    Ou posso ir para em um abrigo ?

    R

    Rafael F Solano Sexta, 24 de junho de 2016, 16h37min

    Os pais devem zelar, orientar, educar os filhos, uma adolescente recém saida da infância não deve engravidar, isso é prova, SIM, de que sua mãe foi irresponsavel e negligente.

    Sua mãe poderá tentar as visitas, que tendem a ser assistidas.

    Busque ajuda psicoterapeuta para entender o que se passou com vc.

    Um filho não se cria com restos de comida, com um trapo velho para vestir, morar pelas ruas exposto a toda sorte de maldades, pervesidades. Vc com 12, 14 ou mesmo 16 anos, sequer alimenta, veste a abriga a si mesma, como então teria condição de alimentar, vestir, abrigar uma criança?????? Ter filho requerer condições minimas de tudo isso!!!

    Então, explique a sí mesma COMO VC ENGRAVIDOU se nem sobrevive sozinha?? Que futuro teria a infeliz criatura que nasceria malformada, deficiente, doente, medonha, e enferma??? Onde estava a droga da sua mãe que não impediu de vc destruiu outro ser humano, trazendo uma criança que viveria cheia de dor pela mal formação?? Onde estava sua mãe que deixou vc solta pelo mundo transando e engravidando, se nem se sustentar vc podia? ONDE? Que mãe é essa??

    F

    Fabia Domingo, 26 de junho de 2016, 13h29min

    OLA,GOSTARIA DE SABER SE QUANDO O PAI AGREDIR A MÃE,ELA TA QUERENDO SEPARAR,POIS NAO AGUENTA MAS, E TEM MEDO DE PERDER A GUARDA DO FILHO (DETALHE) ELA MORA EM OUTRO ESTADO COMO FICA A SITUAÇÃO DELA.,

    R

    Rafael F Solano Domingo, 26 de junho de 2016, 19h06min

    Ela mora na mesma cidade em que vivem o marido e o filho que tem com ele?? Se afirmativo, ela mora na mesma cidade, e não em outra. O fato dela ter se mudado de um lugar para o outro, ou ter parentes em outra cidade que não aquele em que vive, não muda nada.

    Se ela ir-se embora levando o filho, sem duvida ela perde a guarda. Ela deve buscar a casa de amigos e parentes na mesma cidade em que vive hoje, ou pode, se decidir registrar BO pela agressões, pedir ajuda junto ao serviço social da prefeitura ou do estado, pode tmb buscar ajuda junto a defensoria publica, talvez consiga um lugar (temporario) para ele ter abrigo por uns meses, ao menos até que consiga autorização do juiz para que a criança mude de cidade com ela.

    F

    Fabia Segunda, 27 de junho de 2016, 12h56min

    Obrigado pelo esclarecimento Rafael,agora tenho mais dúvidas ela mora com ele em uma cidade e sua família em outra.ela quer separar e ir emborapra pertode sua famíliae ele ameaça de morte, se ela registrar um bo pelas agressões como ficao caso da guarda?

    Joyce Kelly

    Joyce Kelly Terça, 02 de agosto de 2016, 13h52min

    Olá, gostaria de saber se os pais ( mãe e pai) se mentem em coisa erradas, duma maconha, e leva a criança p esses tipos de lugares. Eles podem perder a guarda da criança p algum parente da família ?

    R

    Rafael F Solano Terça, 02 de agosto de 2016, 14h04min

    A guarda pode ficar até para o governo, se não tiver parente que assuma, sem a menor duvida, a criança precisa ser preservada de tais coisas!! Denuncie!!!!

    F1978

    F1978 Sexta, 12 de agosto de 2016, 9h45min

    Olá Rafael , bom dia
    Estou vivendo uma situação muito complicada com relação a minha ex-mulher e envolvendo minha filha de 8 anos. Vivi 10 anos com essa pessoa , relacionamento complicado por ela ter depressão e transtorno de humor, tivemos uma filha que sempre cuidei mais por a mãe estar em depressão e abdicar indo dormir sem se importar com a criança , não éramos casados no papel apenas morávamos juntos... E após uma traição por parte dela o relacionamento acabou, e ela me mandou embora de casa, sai de lá e procurei ficar perto pois minha filha sempre foi mais apega a mim. Fui morar de aluguel e após algum tempo comecei um novo relacionamento, o que foi motivo para ira e ciúmes dela. Mesmo assim ficou combinado entre ela e eu que minha filha ficaria meio a meio com os dois para ela não sentir a separação. E mesmo com altos e baixos levamos isso por 2 anos , sempre com ela dando shows com suas mudanças de humor e não dando paz por conta do meu novo relacionamento. Não paguei pensão , pois quando minha filha fica comigo , compro alimentos roupas , pago escola particular para o período da tarde , convênio médico e odontológico por meu emprego, e a mãe dela fazia a parte dela do jeito dela...vamos ao fato de eu pagar a escola da tarde...pago pq trabalho a tarde e a mãe pela manhã, então haveria um período que a minha filha não teria com quem ficar, pois morava com ela na casa da mãe dela , mas a mesma é imcapaz de olhar a criança por te sofrer de depressão, e ter uma perna amputada. Para agravar a situação, mora com mae da minha ex o neto da outra filha dela que tem esquizofrenia e o menino veio ao mundo com esquizofrenia e autismo, com traços psicóticos, (parece mentira mas não é tudo que estou falando) o pai dela falecido tinha esquizofrenia tb...ou seja não é ao meu ver um ambiente adequado para uma criança crescer, tanto que esse mesmo garoto hm com quase 17 anos , já um homem, já me esperou uma vez com uma faca na mão, e hoje está temporariamente internado, pois a médica disse que em um surto ele pode matar alguém , pois é agressivo.
    Entao a minha rotina diária era quando estava com minha filha levá-la a escola, buscá-la e levar para a outra escola antes de ir para o serviço, pois a mãe não conseguia , então dependia de mim nesse sentido.
    Agora vamos ao que vem ocorrendo atualmente, após 2 anos e meio de separação, ela inventou de ciúmes da minha atual mulher , pois alega que eu quero dar outra mãe a minha filha, justamente por não aceitar as duas se darem tão bem e as vezes minha filha não querer nem ir para casa da mãe dela. Então a mesma sem nenhum aviso prévio foi a escola da manhã e falou com a direção , mesmo sem nenhum documento que eu não poderia mais buscar minha filha e isso após 3 anos e meio fazendo isso diariamente, mandando após esse incidente msg me ameaçando , dizendo que se eu pegar a minha filha na escola, vai me acusar de sequstro (???) ou seja fiquei sem chão tentando entender...estou 8 dias sem notícias da minha filha , e fala que minha filha está triste porque eu estou trocando ela pela minha atual mulher??? E está fazendo a cabeça da minha filha com isso...tanto que mandou msg para minha mulher deixando isso explícito, que o problema somos nós dois..
    Desculpe a Bíblia escrita, mas o caso é complicado...
    Então ela tirou a minha filha da escola da tarde e deixa com a mãe dela que não tem condições nem de cuidar dela mesma, nem do neto que várias vezes ficava sem comer, a tia dela já tentou subir na parte de cima onde minha filha mora com minha ex para agredi-las , tendo as duas que se trancar em casa...minha filha já relatou que ficou sozinha em casa com a prima de 5 anos, enquanto a mãe foi trabalhar, e no andar de baixo à vó e neto com problemas...entende a gravidade...ela não me deixa ver a menina, não me dá notícias de como será fazendo na parte da tarde , pq hora deixa com a mãe dela, hora leva para o serviço dela...que se trata de um ambiente periculoso pois ela trabalha com área de habitação e pessoas de comunidades, e constantemente vem traficantes e bandidos reivindicar moradia e fazer ameaças, colocando a criança neste ambiente.
    O que quero saber, é o que posso fazer para provar que o ambiente que minha filha está vivendo não é saudável para ela...e quero vê-la, pois estou morrendo aos poucos por ficar afastado...a mãe dela já fez uso de certralina para depressão, e não sei se continua usando...a minha filha está com muitas faltas na escola, pois as vezes que fica com a mãe falta por as duas perderem a hora ou outros motivos...sempre fui presente na vida da minha filha, fazendo as vezes de mãe em muitas situações, e ela está alienando a menina e me privando de vela por ciúmes...me ajude com alguma luz...minha ex teve a capacidade de falar para minha mãe que sentia ciúmes de mim com minha própria mãe por pensar que ela gostava de mim como homem(????) por nós falarmos demais...me ajude...como devo proceder e quem procurar para provar que esse não é o ambiente para minha filha?
    Obrigado , desculpe a história e Deus abençoe

    S

    Suzana Sexta, 12 de agosto de 2016, 18h11min

    Lá no conselho tutelar a mulher não quis me dá ouvido por que só ele queria falar ela disse que eu estaria fazendo era violação do direito da criança.Será que alguém podera me ajudar?

    R

    Rafael F Solano Sexta, 12 de agosto de 2016, 19h51min

    Que motivo uma mãe perde a guarda de im filho?
    Gostou?
    SSuzana
    perguntou há 2 horas

    Estou separada de meu marido quero voltar pra minha terra Natal BA mais ele não quer deixar eu levar a nossa filha que tem um ano e cinco meses por que eu vou pra casa de uma tia ,ele acha que eu não vou ter emprego e não vou conseguir manter e cuidar dela,ele me denunciou pra o conselho tutelar e lá ele falou até de um BO que a filha dele fez contra mim por ter tido problemas com ela.e também falou que eu não sou fe facil convivência. Eu çosso çerder a guarda da minha filha nesse caso?por qual motivo eu poderia ficar sem minha filha?

    R

    Rafael F Solano Sexta, 12 de agosto de 2016, 19h53min

    Sem duvida que as escolhas de sua vida não podem impactar a vida de outro cidadão, outra pessoa que tem direitos que vc é obrigada a priorizar diante dos seus, no caso, de seu filho.

    Levar a criança para morar em outra cidade sem autorização do pai ou da justiça é alienação parental, o juiz nem sequer vai se dar ao trabalho de ouvi-la, vai dar a guarda unilateral ao pai e mandará a policia buscar a criança (mesmo no arrasto) e entrega-la ao pai, enquanto vc ficará uns 6 meses sem mesmo falar com seu filho, e as visitas, em respeito ao direito da criança em conviver com vc, serão assistidas até que ele alcance 14 ou 16 anos.

    F1978

    F1978 Sábado, 13 de agosto de 2016, 6h33min

    Olá Rafael , bom dia
    Estou vivendo uma situação muito complicada com relação a minha ex-mulher e envolvendo minha filha de 8 anos. Vivi 10 anos com essa pessoa , relacionamento complicado por ela ter depressão e transtorno de humor, tivemos uma filha que sempre cuidei mais por a mãe estar em depressão e abdicar indo dormir sem se importar com a criança , não éramos casados no papel apenas morávamos juntos... E após uma traição por parte dela o relacionamento acabou, e ela me mandou embora de casa, sai de lá e procurei ficar perto pois minha filha sempre foi mais apega a mim. Fui morar de aluguel e após algum tempo comecei um novo relacionamento, o que foi motivo para ira e ciúmes dela. Mesmo assim ficou combinado entre ela e eu que minha filha ficaria meio a meio com os dois para ela não sentir a separação. E mesmo com altos e baixos levamos isso por 2 anos , sempre com ela dando shows com suas mudanças de humor e não dando paz por conta do meu novo relacionamento. Não paguei pensão , pois quando minha filha fica comigo , compro alimentos roupas , pago escola particular para o período da tarde , convênio médico e odontológico por meu emprego, e a mãe dela fazia a parte dela do jeito dela...vamos ao fato de eu pagar a escola da tarde...pago pq trabalho a tarde e a mãe pela manhã, então haveria um período que a minha filha não teria com quem ficar, pois morava com ela na casa da mãe dela , mas a mesma é imcapaz de olhar a criança por te sofrer de depressão, e ter uma perna amputada. Para agravar a situação, mora com mae da minha ex o neto da outra filha dela que tem esquizofrenia e o menino veio ao mundo com esquizofrenia e autismo, com traços psicóticos, (parece mentira mas não é tudo que estou falando) o pai dela falecido tinha esquizofrenia tb...ou seja não é ao meu ver um ambiente adequado para uma criança crescer, tanto que esse mesmo garoto hm com quase 17 anos , já um homem, já me esperou uma vez com uma faca na mão, e hoje está temporariamente internado, pois a médica disse que em um surto ele pode matar alguém , pois é agressivo.
    Entao a minha rotina diária era quando estava com minha filha levá-la a escola, buscá-la e levar para a outra escola antes de ir para o serviço, pois a mãe não conseguia , então dependia de mim nesse sentido.
    Agora vamos ao que vem ocorrendo atualmente, após 2 anos e meio de separação, ela inventou de ciúmes da minha atual mulher , pois alega que eu quero dar outra mãe a minha filha, justamente por não aceitar as duas se darem tão bem e as vezes minha filha não querer nem ir para casa da mãe dela. Então a mesma sem nenhum aviso prévio foi a escola da manhã e falou com a direção , mesmo sem nenhum documento que eu não poderia mais buscar minha filha e isso após 3 anos e meio fazendo isso diariamente, mandando após esse incidente msg me ameaçando , dizendo que se eu pegar a minha filha na escola, vai me acusar de sequstro (???) ou seja fiquei sem chão tentando entender...estou 8 dias sem notícias da minha filha , e fala que minha filha está triste porque eu estou trocando ela pela minha atual mulher??? E está fazendo a cabeça da minha filha com isso...tanto que mandou msg para minha mulher deixando isso explícito, que o problema somos nós dois..
    Desculpe a Bíblia escrita, mas o caso é complicado...
    Então ela tirou a minha filha da escola da tarde e deixa com a mãe dela que não tem condições nem de cuidar dela mesma, nem do neto que várias vezes ficava sem comer, a tia dela já tentou subir na parte de cima onde minha filha mora com minha ex para agredi-las , tendo as duas que se trancar em casa...minha filha já relatou que ficou sozinha em casa com a prima de 5 anos, enquanto a mãe foi trabalhar, e no andar de baixo à vó e neto com problemas...entende a gravidade...ela não me deixa ver a menina, não me dá notícias de como será fazendo na parte da tarde , pq hora deixa com a mãe dela, hora leva para o serviço dela...que se trata de um ambiente periculoso pois ela trabalha com área de habitação e pessoas de comunidades, e constantemente vem traficantes e bandidos reivindicar moradia e fazer ameaças, colocando a criança neste ambiente.
    O que quero saber, é o que posso fazer para provar que o ambiente que minha filha está vivendo não é saudável para ela...e quero vê-la, pois estou morrendo aos poucos por ficar afastado...a mãe dela já fez uso de certralina para depressão, e não sei se continua usando...a minha filha está com muitas faltas na escola, pois as vezes que fica com a mãe falta por as duas perderem a hora ou outros motivos...sempre fui presente na vida da minha filha, fazendo as vezes de mãe em muitas situações, e ela está alienando a menina e me privando de vela por ciúmes...me ajude com alguma luz...minha ex teve a capacidade de falar para minha mãe que sentia ciúmes de mim com minha própria mãe por pensar que ela gostava de mim como homem(????) por nós falarmos demais...me ajude...como devo proceder e quem procurar para provar que esse não é o ambiente para minha filha?
    Obrigado , desculpe a história e Deus abençoe