Dr. Herbert - Inclusão de sobrenome
Dr. Herbert, boa noite!
Uma colega me procurou e expôs o seguinte problema:
Ela quer incluir o sobrenome do avô paterno em seu nome, até aí tudo bem. Ocorre que o pai dela só foi registrado quando tinha 18 anos e não consta o nome do genitor. Aí é que mora o problema, pois o pai dela não quer o reconhecimento do pai, muito menos a inclusão de seu nome nos documentos.
A grande dúvida é: Há alguma possibilidade de se incluir o sobrenome do avô no sobrenome da neta?
Desde já, agradeço.
Dr Herbert, Estou meio em dúvida no seguinte caso: Uma pessoa foi adotada com meses de vida em 1976- Devido a conflitos com os pais adotivos, esses rasgaram sua certidão de nascimento, alegando que a menina não pertencia mais àquela família. Ela cresceu com essa ideia equivocada e manteve seu registro com os nomes dos pais biológicos, inclusive seu prenome e patronímico diferente dos adotivos. Com essa certidão ela obteve todos seus documentos, teve dois filhos, com os respectivos registros com seu nome e dos avós maternos biológicos. Somente esse ano 2013, precisou retirar a 2ª via da certidão de nascimento, que soube dos dados inválidos nos docs, RG, CPF, Título de Eleitor e certidão de nascimento de seus dois filhos. Pergunta-se :necessário quantas ações? seria uma para cada filho, a dela separada? Os filhos são menores, nascidos em 2000 e 2012, ela solteira. Obrigada
ADVMC
O registro civil de nascimento feito pelos pais adotivos anulou o registro civil de nascimento feito pelos pais biológicos. Portanto, os documentos feitos com base na certidão extraída deste último registro são nulos. Bastará uma única AÇÃO DE RESTAURAÇÃO C/C RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL para todos os prejudicados pelo erro original.
HERBERT C. TURBUK www.mudarnome.blogspot.com
Dr. Hebert, boa noite!
Bem, tenho uma dúvida. Chamo-me RAFAEL OLIVEIRA DE MENTZINGEN. Primeira pergunta: eu queria incluir 3 sobrenomes ao meu nome no qual pertenciam aos meus avós, sendo 1 da parte materna e 2 da parte paterna. Seriam MATTOS(VÔ PATERNO), GUIMARÃES (VÓ PATERNA), E FRANÇA(VÓ MATERNA). Segunda pergunta: Nesse mesmo processo de inclusão de sobrenome, eu queira aproveitar, e resolver essa questão: O meu sobrenome MENTZINGEN na verdade é antecedido da particula VON, e não "de", e o meu primo conseguiu colocar o VON, ao invés do "de". Então mostrando as documentações da origem desse sobrenome, que é com VON, é possível também trocar a particula DE para VON ? Quanto ficaria os custos desse processo e do honorário do advogado? É um processo complicado e demorado?
Obrigado Rafael
RAFAEL
Sim, é possível incluir quantos sobrenomes de ascendentes em linha reta quiser (cheguei a incluir 3 sobrenomes - avô, bisavô, trisavô). Quanto a substituição da partícula de conjunção DE pela VON também é possível, desde que algum ascendente em linha reta tenha a partícula alemâ VON em algum registro civil (nascimento, casamento, óbito).
HERBERT C. TURBUK www.hcturbuk.blogspot.com
- E o processo de inclusão de sobrenomes custa quanto ? Seja custas judiciais e de honorários.
- Quanto ao VON, eu não tenho certidão do meu ascedente que tem a particula, mas tenho documentos que provam que o sobrenome sucede da particula VON. Posso usar esses documentos ?
- Sendo o processo deferido, tenho que trocar os documentos, inclusive escolares, e como faço isso, na própria escola que estudei ?
- O processo demora muito tempo ?
Obirgado, Rafael
WILL
A futura esposa (ou futuro marido) poderá incluir qualquer sobrenome que o futuro cônjuge possua. Ou seja, poderá incluir o sobrenome da linha paterna ou materna dele. E poderá incluir em qualquer ordem. E também poderá excluir algum sobrenome de solteira(o).
HERBERT C. TURBUK www.mudarnome.blogspot.com
Olá, boa tarde, queria saber se posso incluir o sobrenome do marido da minha avó, que já morreu. Tenho muita vontade de incluir o sobrenome dele, já que ele foi um pai para meu pai, e um grande avô para mim. Ele morreu há alguns anos, mas sempre tive vontade de incluir o nome dele no meu, lembrando que meu pai não possui o sobrenome dele. Não conheço o meu avô paterno biológico, então, como fazer isso? Obrigada.