Prezados,

Gostaria de saber se o curso de Direito, quando cursado em IES brasileira, é válido como "undergraduate degree" para estudar Direito nos Estados Unidos (que é um curso de pós-graduação). Em caso positivo, é possível, então, que um bacharel em Direito por IES brasileira, que tenha cursado Mestrado em Direito nos EUA, adquira vínculo com a American Bar Association (OAB americana) e possa exercer advocacia nos EUA?

Agradeço desde já.

Respostas

    ?

    Ítalo S. Alves Quarta, 22 de fevereiro de 2012, 4h03min

    Continuo no aguardo. Agradeço se alguém puder responder.

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 22 de fevereiro de 2012, 5h26min

    ÍTALO

    Respondo exemplificando com meu caso: Mesmo tendo US Dual Citizenship (dupla cidadania americana por ter filho americano), eu somente poderia ser advogado nos Estados Unidos se eu cursasse graduação em Direito naquele país (mensalidade acima de $ 3.000,00), além de posterior aprovação em equivalente ao Exame da Ordem local (B.A.R.), para atuação em 1a. Instancia de um único Estado.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Quarta, 22 de fevereiro de 2012, 10h23min

    Herbert, a pergunta é, se o estudo de direito no Brasil pode ser visto como "undergraduate degree" nos EUA, justamente para poder engressar em law school.

    A sua afirmação que "somente poderia ser advogado nos Estados Unidos se eu cursasse graduação em Direito naquele país", está incompleta, pois poderá exercer a advocacia nos EUA quem estudou direito em pais de "common law", ou seja, quem estudou direto em paises como Canada, Inglaterra, Australia, India, Tanzania, India e Nova Guinea (entre outros), se passam no Bar Exam, pode exercer a advocacia nos EUA.

    Assim, quem fiz mestrado no EUA, mas direito no Basil não pode exercer advocacia nos EUA. É necessário fazer um JD nos EUA.

    Se for devidamente revalidado, o diploma brasileiro de direito é suficiente para ingressar em law school para estudar por um JD, mas com o herbert mencionou, é a partir de uns 3000 U$ por mes e é curso de 3 anos.

    ?

    Ítalo S. Alves Quinta, 01 de março de 2012, 19h39min

    Sven,

    Muito obrigado pela esclarecedora resposta.

    Att,
    Ítalo Alves

    A

    André A. R. Terça, 10 de abril de 2012, 12h28min

    Caro Ítalo,

    Tenho que discordar da resposta do colega Sven.
    Um bacharel graduado em direito no Brasil poderá cursar, nos EUA, um LLM - Legum Legis Magister, que seria equivalente a uma pós-graduação em direito, e dura cerca de um ano.
    Caso ele curse determinados créditos, cada estado tem exigências distintas, estará apto a prestar o Bar Exam, o equivalente americano do Exame da OAB, em alguns estados, como por exemplo, Nova York. Se aprovado, o bacharel poderá, então, exercer a Advocacia, mas somente naquele estado.
    Sobre o assunto: http://law.ubalt.edu/template.cfm?page=1264
    Sobre os cursos de LLM disponíves nos EUA e ao redor do mundo: www.llm-guide.com

    Att.

    André

    E

    Elimara Brunetto Terça, 23 de outubro de 2012, 11h36min

    Olá Italo,

    Na Califórnia você não precisa, necessariamente, ter cursado Direito para fazer o BAR exam e exercer a advocacia, para advogados estrangeiros basta ser licenciado na ordem de advogados no país de origem e prestar o exame do BAR na Califórnia, considerado um dos mais difíceis dos EUA. Eu tenho vários amigos de diversos países que não fizeram o LLM nem nada, apenas estudaram para a prova e conseguiram passar.

    O tempo para estudar para a prova é de 3 a 6 meses de dedicação exclusiva. Os amigos que tenho passaram na segunda prova, um é Israelense e outra Argentina.

    Depende muito de estado pra estado. Mas caso você queira ir para Califórnia é possível sim, sendo um advogado licenciado e em situação regular, ser advogado sem ir pra faculdade de Direito lá.

    Caso queira maiores informações e ajuda nesse processo entre em contato, ficarei feliz em auxilia-lo.

    S

    Sven 181752/RJ Suspenso Terça, 23 de outubro de 2012, 11h51min

    Quem tem diploma de pais estrangeiro, de acordo com capitulo 2 dos "Admission Rules" da California Bar Association, precisa estudar no minimo 1 ano em universidade acreditada pela ABA.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    S

    Sylvia Segunda, 20 de outubro de 2014, 23h28min

    Elimara, estou interessada em me preparar para o exame. Em dezembro me mudarei p a Califórnia. Como devo proceder?

    Priscilla Viana Cordeiro

    Priscilla Viana Cordeiro Quarta, 12 de novembro de 2014, 15h10min

    http://www.conjur.com.br/2013-out-07/california-porta-entrada-advogados-estrangeiros-atuarem-eua

    Dá uma olhadinha nesse link que postei acima, apesar não estar tão atualizado pode esclarecer algumas dúvidas.

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 12 de novembro de 2014, 16h47min Editado

    PRISCILA

    Vi a notícia. Na prática, nenhum advogado formado em país estrangeiro será advogado nos USA (no máximo paralegal ou correspondente). Isto porque, a graduação deve ser sobre leis americanas. Não é possível ser advogado nos USA tendo se graduado no BRA. Mesmo tendo cidadania americana, filho americano, residência própria lá e domínio do idioma. Nem assim poderia ser advogado lá, somente paralegal ou correspondente..

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    Mariana Ferreira

    Mariana Ferreira Segunda, 01 de dezembro de 2014, 22h08min

    Boa noite a todos do Fórum.

    Vou postar aqui as informações que colhi para minha atual situação. Sou formada em Jornalismo no Brasil (que, nos EUA, corresponde ao meu undergrad - ou bachelor's degree, que nada mais é do que o curso de 4 anos em instituição aprovada pelo MEC). Com esse diploma, posso aplicar para o JD Degree, depois de passar na prova de admissão, o LSAT. Essa prova é diferente dos SATs, que são prestados quando você sai do Ensino Médio (ou Highschool) e se prepara o College (para obter seu undergrad).

    Ao mesmo tempo, sou atualmente estudante de Direito no Brasil. Não é possível a transferência entre Universidade Brasileira e Americana, logo, se você pretende ser advogado nos EUA, o caminho mais "fácil", que te abre mais portas, é prestar o LSAT e aplicar para o JD, que é um programa de 3 anos equivalente ao "gradschool" (a nossa pós graduação).

    Se você já é formado em Direito no Brasil, existe outra saída. Você pode utilizar o seu diploma de 5 anos em Direito adquirido no Brasil basicamente como um undergrad+grad, ou seja, é um compacto de college e do que para eles é o JD. Assim, você pode aplicar para o LLM (que é algo como nosso Mestrado) e cursar o mestrado sem a necessidade de passar pela temida prova do LSAT. E para atuar como advogado nos EUA nesses casos? É possível? Depende. Com o LLM há estados americanos que autorizam que você realize a prova do BAR (o equivalente a nossa prova da OAB). São 4 estados: NY, Alabama, New Hempshire e Califórnia (sendo que na Califórnia, como alguém já mencionou acima, não existe nem a exigência de prestar o LLM). Quais são os problemas disso? Se você deseja atuar como advogado em qualquer outro estado que não seja um destes quatro, você precisa de um JD (ou você pode atuar como Parallegal, que é como nosso 'bacharel' aqui no Brasil). Além disso, é necessário preencher alguns requisitos até mesmo para estes 4 estados (algumas matérias obrigatórias, reputação, idade, etc.)

    Sendo assim, para resumir, você tem as seguintes opções, munido do seu diploma de Direito no Brasil, se a sua ideia é morar e atuar como advogado nos EUA:

    - Fazer apenas o LLM (que dura 1 ano) em um dos 4 estados mencionados acima e entrar com um pedido para prestar o BAR.
    - Prestar o exame LSAT, aplicar para um JD (que dura 3 anos - full time, ou 4 anos - part time). Com o JD você tem a vantagem de poder aplicar para o BAR de outros estados, inclusive diferentes do local da sua universidade. Deve-se, contudo, prestar atençao se a sua Universidade cumpre as exigências do BAR do estado onde você pretende trabalhar.

    Em ambos os casos, o seu diploma de Direito conta sim como undergrad, e também como gradschool.

    Espero ter ajudado :)

    Juliana Ferraz

    Juliana Ferraz Quarta, 03 de dezembro de 2014, 0h17min

    Ola! Eu sou advogada no Brasil e na California! Eu fiz LLM mas nao e requerimento pra prestar o BAR da California. Visite meu website: www.ferrazlaw.com
    Boa Sorte!
    Juliana

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    Maiara Albergoni

    Maiara Albergoni Sábado, 20 de dezembro de 2014, 17h37min

    E para ser paralegal? Alguém sabe como é o procedimento?

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 20 de dezembro de 2014, 18h38min Editado

    MAIARA

    O paralegal formal nos USA necessitam cursar graduação específica equivalente e a tecnólogo Jurídico (e não equivalente a bacharel em Direito). O paralegal informal não necessita desta graduação. Porém, tem menos atribuições e não pode utilizar este título. Estes paralegais informais normalmente trabalham junto a advogados de imigração. Normalmente são imigrantes que utilizam o idioma nativo para intermediar o diálogo entre cliente e advogado. Ótimo para bacharéis e advogados brasileiros que imigram para a Florida, Califórnia, Boston (onde ficas as maiores comunidades de brazucas). Remuneração de 3 mil dolares semanais.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    Edgard Will

    Edgard Will Terça, 27 de janeiro de 2015, 8h45min

    Realmente muito interessante esse assunto! Os colegas que estão mais familiarizados com o tema, saberia dizer como funciona para quem deseja trabalhar em Portugal ou Austrália?

    Em ambos os casos o moeda forte parece um atrativo ao exercício profissional, sem dúvida, mas e quanto aos requisitos?

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Terça, 27 de janeiro de 2015, 12h57min Editado

    EDGARD

    Certamente que Portugal é mais simples devido inúmeros convênios, acordos de cooperação e o idioma. Mas meu conhecimento é em relação aos USA. Continue pesquisando na net.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    Edgard Will

    Edgard Will Terça, 27 de janeiro de 2015, 15h04min

    Ok amigo, obrigado !

    L

    Letícia de Souza Rodrigues Quarta, 28 de janeiro de 2015, 7h16min

    Olá, seria possível então um advogado formado no Brasil, fazer um curso para se tornar paralegal nos EUA?